Page 25 - Revista EAA - Edição 74
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ESPECIAL
gicas de participar da transformação da matriz
energética para a mobilidade.
Na introdução da indústria de mobilidade
no Brasil, é fato que pouco desenvolvimento
foi realizado. Entretanto, o país tem total con-
dição e elemento humano capaz de participar
efetivamente dos desenvolvimentos da tração
híbrida e elétrica para a mobilidade. “Insanida-
de é continuar fazendo sempre a mesma coisa e
esperar resultado diferente” citação atribuída a E-Bus UFSC –
Albert Einstein. transformando energia solar
A WEG valoriza e acredita nas parcerias em mobilidade elétrica
entre as instituições de pesquisa e as indústrias.
Pode-se citar, dentre várias, a parceria com a em- Outro marco da inovação é o ônibus inaugurado em dezembro de
presa Eletra, responsável pelo desenvolvimento 2016, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia
de ônibus trólebus, híbridos, elétricos (E-Bus) Solar da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com as em-
e Dual Bus. O Dual Bus é um veículo com um presas WEG, Eletra, Marcopolo e Mercedes-Benz.
elevado grau de inovação, altamente flexível e Este veículo traz dois conceitos inovadores. Além de ser elétrico, o con-
que pode operar como um trólebus, híbrido ou ceito de deslocamento produtivo que, com sua conectividade, permite que
utilizando apenas energia de suas baterias como o trajeto entre o campus da UFSC Trindade e Sapiens Park seja em am-
genuíno elétrico. É importante enfatizar que biente de trabalho, com recursos de wi-fi, alimentação 220-V e mesas de
este desenvolvimento é nacional onde o sistema reuniões. Outro conceito com alto grau de inovação é a energia consumi-
elétrico de tração e sistemas auxiliares foram de- da pelo ônibus gerada por painéis solares instalados no teto dos veículos.
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senvolvidos pela própria empresa. * Alex S. Barbosa Passos é da WEG n
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