Page 29 - Revista EAA - Edição 74
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Muito da pesquisa do GDCI da Delphi está          Sistema de Combustão GDCI de 3ª Geração
           sendo conduzida sob os auspícios de um pro-  • Conceito “Seco” para pouca fumaça
           grama de quatro anos e 9,8 milhões de dólares   • Injeção em qualquer modo sem “molhar”
           custeados pelo Departamento de Energia dos   • Curso longo C/D = 1,28 aumenta espaço no
                                                      PMS para mais injeções (Cilindr. = 2,2 litros)
           EUA; parceiros da Delphi no projeto incluem o
                                                     • Zero turbilhonamento e esmagamento
           Oak Ridge National Laboratory, a Umicore e a
                                                      para perdas mín. de calor
           Universidade de Wisconsin-Madison.        • Taxa de compressão 16:1         • Coletor de escapamento com
                                                     • Aquecimento rápido do ar de admissão  folga de ar integral isolada
           Gasolina premium                          • Sensoriamento de pressão no cilindro  • Catalisador pré-turbo
           sem chumbo, desnecessária?                                                        O GDCI de 3ª
           Sellnau disse também que o novo sistema GDCI  à tecnologia. Arne Andersson, da Volvo Global  geração da
           requererá várias medidas de redução de emis-  Truck, descreveu um estudo que está sendo fei-  Delphi encerra
           sões que, além do recém-formulado catalisador  to de sete combustíveis para serem usados pelos  numerosos

           de baixa temperatura, incluem aquecedor do ar  motores LTC. O biodiesel, o metano e o etanol   avanços para
                                                                                             aproximar o
           de admissão, filtro de particulados de gasolina e  são os preferidos, disse.      sistema do início
           injeção de ureia. Mas ele estava confiante de que   Sellnau, da Delphi, comentou que a com-  de produção
           essas medidas, juntamente com os avanços de  bustão fria reduz o consumo e as emissões,   de motores
           projeto associados à combustão do sistema de  embora tenha ressalvado que nesses motores,
           terceira geração, permitirão que o motor atenda  quando com ignição por centelha, os ganhos
           à Tier 3, bin 30 — um passo vital para deixar o  podem ser inferiores a 10%. Ele sugeriu que
           sistema pronto para produção.            pesquisadores se concentrem nos combustí-
             Além disso, ele garantiu que o último GDCI  veis que estão prontamente disponíveis, uma
           funcionará com gasolina de octanagem disponí-  vez que há muitos outros desafios a superar.
           vel hoje. “Precisamos realmente chegar ao mer-  “A LTC leva à baixa temperatura de escapamento, o que é problemá-
           cado com gasolina de posto”, disse.      tico para o pós-tratamento”, disse Sellnau. “Também, não há tanta ener-
             Sellnau disse que o time de projeto começou  gia para acionar uma turbina de turbocompressor. Motores de ignição
           a reunir resultados de testes do sistema GDCI  por compressão são candidatos mais fortes.”
           de terceira geração em fevereiro de 2017 e acres-  Achar o combustível certo permanece um grande problema para os
           centou, “Acho que vamos ver um motor muito  pesquisadores. Magnus Sjöberg, da Sandia National Laboratories, ob-
           eficiente evoluir e chegar ao nosso programa de  servou que muitos combustíveis não têm a energia “para fazer as coisas
           veículos”. Contudo, ele não forneceu uma pro-  acontecerem” a baixas temperaturas. Panelistas disseram que a pesquisa
           jeção de quando o sistema poderia ser instalado  e desenvolvimento poderiam ser acelerados se as ferramentas de desen-
           num veículo de produção.                 volvimento fossem melhores.
                                                      “Uma coisa que realmente poderíamos usar é fluidodinâmica com-
           Outros veem prospectos mais frios        putacional e modelos químicos que são preditivos hoje, de modo que
           Mesmo que a Delphi esteja mergulhada no  poderíamos testar virtualmente em vez de efetuar testes físicos apenas”,
           desenvolvimento da LTC, esta permanece na  disse Per Tunestal da sueca Lund University. “As ferramentas não são
           área de alto interesse, com intensa pesquisa,  preditivas, rápidas e acuradas o suficiente.”
           por parte de vários contendores. Ainda que   Enquanto panelistas mostraram empolgação com as pesquisas em
           alguns participantes do Simpósio de Moto-  curso, foram também francos sobre predições para aplicações comer-
           res de Combustão Interna de Alta Eficiência  ciais. Um participante da plateia pediu aos panelistas que predissessem o
           e muitas fontes durante o Congresso Mundial  porcentual de motores vendidos em dez anos que usariam a tecnologia
           Experiência WCX17 da SAE que se seguiu es-  LTC, assumindo preços dos combustíveis razoavelmente estáveis.
           tivessem declaradamente pessimistas sobre os   “Zero,” foi a resposta de Stephen Ciatti, do Argonne National Labo-
           prospectos para motores de produção, eles se  ratory. Outros dois panelistas concordaram com a predição. Ciatti disse
           mostraram crédulos no potencial da tecnologia  que diversidade é grande desafio para a LTC.
           para a redução de emissões.                “Não há uma solução que seja melhor. Depende da longevidade que
             Há muita pesquisa em andamento. A Inter-  se objetiva, do tipo de combustível disponível, do menor custo”, disse
           national Energy Association, que representa  Ciatti. “As respostas são diferentes para a Volvo Trucks na Suécia e car-

           29 países membros, dedicou uma força-tarefa  ros de passageiros nos EUA.”                          n
           abril/maio/junho                                                                                 29
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