Page 29 - Revista EAA - Edição 74
P. 29
Muito da pesquisa do GDCI da Delphi está Sistema de Combustão GDCI de 3ª Geração
sendo conduzida sob os auspícios de um pro- • Conceito “Seco” para pouca fumaça
grama de quatro anos e 9,8 milhões de dólares • Injeção em qualquer modo sem “molhar”
custeados pelo Departamento de Energia dos • Curso longo C/D = 1,28 aumenta espaço no
PMS para mais injeções (Cilindr. = 2,2 litros)
EUA; parceiros da Delphi no projeto incluem o
• Zero turbilhonamento e esmagamento
Oak Ridge National Laboratory, a Umicore e a
para perdas mín. de calor
Universidade de Wisconsin-Madison. • Taxa de compressão 16:1 • Coletor de escapamento com
• Aquecimento rápido do ar de admissão folga de ar integral isolada
Gasolina premium • Sensoriamento de pressão no cilindro • Catalisador pré-turbo
sem chumbo, desnecessária? O GDCI de 3ª
Sellnau disse também que o novo sistema GDCI à tecnologia. Arne Andersson, da Volvo Global geração da
requererá várias medidas de redução de emis- Truck, descreveu um estudo que está sendo fei- Delphi encerra
sões que, além do recém-formulado catalisador to de sete combustíveis para serem usados pelos numerosos
de baixa temperatura, incluem aquecedor do ar motores LTC. O biodiesel, o metano e o etanol avanços para
aproximar o
de admissão, filtro de particulados de gasolina e são os preferidos, disse. sistema do início
injeção de ureia. Mas ele estava confiante de que Sellnau, da Delphi, comentou que a com- de produção
essas medidas, juntamente com os avanços de bustão fria reduz o consumo e as emissões, de motores
projeto associados à combustão do sistema de embora tenha ressalvado que nesses motores,
terceira geração, permitirão que o motor atenda quando com ignição por centelha, os ganhos
à Tier 3, bin 30 — um passo vital para deixar o podem ser inferiores a 10%. Ele sugeriu que
sistema pronto para produção. pesquisadores se concentrem nos combustí-
Além disso, ele garantiu que o último GDCI veis que estão prontamente disponíveis, uma
funcionará com gasolina de octanagem disponí- vez que há muitos outros desafios a superar.
vel hoje. “Precisamos realmente chegar ao mer- “A LTC leva à baixa temperatura de escapamento, o que é problemá-
cado com gasolina de posto”, disse. tico para o pós-tratamento”, disse Sellnau. “Também, não há tanta ener-
Sellnau disse que o time de projeto começou gia para acionar uma turbina de turbocompressor. Motores de ignição
a reunir resultados de testes do sistema GDCI por compressão são candidatos mais fortes.”
de terceira geração em fevereiro de 2017 e acres- Achar o combustível certo permanece um grande problema para os
centou, “Acho que vamos ver um motor muito pesquisadores. Magnus Sjöberg, da Sandia National Laboratories, ob-
eficiente evoluir e chegar ao nosso programa de servou que muitos combustíveis não têm a energia “para fazer as coisas
veículos”. Contudo, ele não forneceu uma pro- acontecerem” a baixas temperaturas. Panelistas disseram que a pesquisa
jeção de quando o sistema poderia ser instalado e desenvolvimento poderiam ser acelerados se as ferramentas de desen-
num veículo de produção. volvimento fossem melhores.
“Uma coisa que realmente poderíamos usar é fluidodinâmica com-
Outros veem prospectos mais frios putacional e modelos químicos que são preditivos hoje, de modo que
Mesmo que a Delphi esteja mergulhada no poderíamos testar virtualmente em vez de efetuar testes físicos apenas”,
desenvolvimento da LTC, esta permanece na disse Per Tunestal da sueca Lund University. “As ferramentas não são
área de alto interesse, com intensa pesquisa, preditivas, rápidas e acuradas o suficiente.”
por parte de vários contendores. Ainda que Enquanto panelistas mostraram empolgação com as pesquisas em
alguns participantes do Simpósio de Moto- curso, foram também francos sobre predições para aplicações comer-
res de Combustão Interna de Alta Eficiência ciais. Um participante da plateia pediu aos panelistas que predissessem o
e muitas fontes durante o Congresso Mundial porcentual de motores vendidos em dez anos que usariam a tecnologia
Experiência WCX17 da SAE que se seguiu es- LTC, assumindo preços dos combustíveis razoavelmente estáveis.
tivessem declaradamente pessimistas sobre os “Zero,” foi a resposta de Stephen Ciatti, do Argonne National Labo-
prospectos para motores de produção, eles se ratory. Outros dois panelistas concordaram com a predição. Ciatti disse
mostraram crédulos no potencial da tecnologia que diversidade é grande desafio para a LTC.
para a redução de emissões. “Não há uma solução que seja melhor. Depende da longevidade que
Há muita pesquisa em andamento. A Inter- se objetiva, do tipo de combustível disponível, do menor custo”, disse
national Energy Association, que representa Ciatti. “As respostas são diferentes para a Volvo Trucks na Suécia e car-
29 países membros, dedicou uma força-tarefa ros de passageiros nos EUA.” n
abril/maio/junho 29