Page 28 - Revista EAA - Edição 74
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TECNOLOGIA
Estará a combustão de baixa
temperatura pronta para estrear?
No simpósio Motores de Combustão Interna de plo, começou, recentemente, a testar a terceira
Alta Eficiência, da SAE, a Delphi disse que seu geração de seu motor a gasolina de injeção dire-
novo motor a gasolina de injeção direta e ignição ta e ignição por compressão (GDCI, a sigla em
por compressão, de terceira geração, é promissor, inglês) e prevê que seu motor GDCI de quatro
mas mesmo os que propõem combustão de baixa cilindros atinja uma eficiência térmica de 42%.
temperatura disseram que alguns desafios persistem Esta seria superior a qualquer motor de veículo
de produção atual, o mais eficiente deles hoje
Terry Costlow e Bill Visnic
tido como apresentando pico de eficiência tér-
mica de cerca de 40%.
Tradução e adaptação autorizada de “Low-temperature combustion ready
Mark Sellnau, gerente de engenharia da Del-
for prime time?” • revista Automotive Engineering International online,
phi Advanced Powertrain, disse que um motor
vol. 4, n° 5, maio de 2017 • Tradução Bob Sharp
a gasolina que use o sistema GDCI de terceira
geração deve ter uma eficiência térmica apro-
A Delphi começo, ximadamente 22% maior que a de um motor
recentemente, a convencional de ignição por centelha de injeção
testar seu sistema direta e 11% superior à de um Diesel 2-L. Ele
de combustão de
baixa temperatura disse que muitos dos desafios de engenharia ini-
GDCI de terceira ciais do GDCI foram superados e que a empre-
geração que foi sa acredita que o sistema LTC atenda à severa
projetado para norma de emissões EPA Tier 3, nível bin 30.
render eficiência Os principais avanços do GDCI de segunda
térmica de aproxi- geração da Delphi incluem combustão “seca”,
madamente 42% operação de partida a frio mais rápida e um
otimizado pós-tratamento de baixa tempera-
Especialistas de motores e fontes da indústria de combustíveis, falando tura que alcança cerca de 90% da conversão de
no recente simpósio da SAE de Motores a Combustão Interna de Alta monóxido de carbono em torno de 4 segundos.
Eficiência, em Detroit, mutuamente apoiaram a assertiva de que os com- “Temperatura de combustão baixa significa es-
bustíveis líquidos serão a fonte de energia dominante para veículos leves capamento de baixa temperatura”, disse Sellnau
até a metade deste século. Assim, engulam essa, baterias. a respeito de um dos desafios do desenvolvi-
Mas se a realidade não bater com a última notícia de tirar o fôlego, a mento do GDCI em andamento.
de um carro elétrico a bateria com motor de 1.000 hp (1.013,9 cv), como Sellnau disse que o sistema GDCI de ter-
ficam a pesquisa e o desenvolvimento de motores? O movimento global ceira geração aumentou a taxa de compressão
para reduzir emissões e consumo de combustível não se abateu – inde- para 16:1 (15:1 antes) e seu novo e maior cur-
pendente de se os EUA não precisar mais participar dessa corrida – de so dos pistões e maior distância do pistão para
modo que parece claro que o contínuo avanço dos motores de combustão a câmara de combustão, no ponto morto su-
interna segue inabalado. perior, permite a operação seca que resulta em
Desse modo, houve muita discussão – nas apresentações e nas áreas es- completa vaporização do combustível antes
palhadas pelo simpósio – sobre a combustão de baixa temperatura (LTC). que ele possa entrar em contato com as super-
fícies do cilindro ou da câmara de combustão.
Eficiência térmica recorde? Avançados injetores de combustível operam a
Hardwares mais sofisticados e de custo mais baixo, e novos níveis de ca- 350 bar com três eventos de injeção. A terceira
pacidade de processamento de dados, estão levando a ignição de gasolina injeção, explicou Sellnau, “é o que diferencia o
por compressão e a ignição por compressão de carga homogênea para GDCI da HCCI (ignição por compressão da FOTOS DELPHI
bem perto do momento de entrarem em produção. A Delphi, por exem- carga homogênea)”.
28 abril/maio/junho