Page 28 - Revista EAA - Edição 74
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TECNOLOGIA



          Estará a combustão de baixa

          temperatura pronta para estrear?





          No simpósio Motores de Combustão Interna de                  plo, começou, recentemente,  a testar a terceira
          Alta Eficiência, da SAE, a Delphi disse que seu              geração de seu motor a gasolina de injeção dire-
          novo motor a gasolina de injeção direta e ignição            ta e ignição por compressão (GDCI, a sigla em
          por compressão, de terceira geração, é promissor,            inglês) e prevê que seu motor GDCI de quatro
          mas mesmo os que propõem combustão de baixa                  cilindros atinja uma eficiência térmica de 42%.
          temperatura disseram que alguns desafios persistem           Esta seria superior a qualquer motor de veículo
                                                                       de produção atual, o mais eficiente deles hoje
          Terry Costlow e Bill Visnic
                                                                       tido como apresentando pico de eficiência tér-
                                                                       mica de cerca de 40%.
          Tradução e adaptação autorizada de “Low-temperature combustion ready
                                                                          Mark Sellnau, gerente de engenharia da Del-
          for prime time?” • revista Automotive Engineering International online,
                                                                       phi Advanced Powertrain, disse que um motor
          vol. 4, n° 5, maio de 2017 • Tradução Bob Sharp
                                                                       a gasolina que use o sistema GDCI de terceira
                                                                       geração deve ter uma eficiência térmica apro-
            A Delphi começo,                                           ximadamente 22% maior que a de um motor
             recentemente, a                                           convencional de ignição por centelha de injeção
            testar seu sistema                                         direta e 11% superior à de um Diesel 2-L. Ele
            de combustão de
           baixa temperatura                                           disse que muitos dos desafios de engenharia ini-
             GDCI de terceira                                          ciais do GDCI foram superados e que a empre-
              geração que foi                                          sa acredita que o sistema LTC atenda à severa
               projetado para                                          norma de emissões EPA Tier 3, nível bin 30.
             render eficiência                                            Os principais avanços do GDCI de segunda
           térmica de aproxi-                                          geração da Delphi incluem combustão “seca”,
            madamente 42%                                              operação de partida a frio mais rápida e um
                                                                       otimizado pós-tratamento de baixa tempera-
          Especialistas de motores e fontes da indústria de combustíveis, falando   tura que alcança cerca de 90% da conversão de
          no recente simpósio da SAE de Motores a Combustão Interna de Alta   monóxido de carbono em torno de 4 segundos.
          Eficiência, em Detroit, mutuamente apoiaram a assertiva de que os com-  “Temperatura de combustão baixa significa es-
          bustíveis líquidos serão a fonte de energia dominante para veículos leves   capamento de baixa temperatura”, disse Sellnau
          até a metade deste século. Assim, engulam essa, baterias.    a respeito de um dos desafios do desenvolvi-
            Mas se a realidade não bater com a última notícia de tirar o fôlego, a   mento do GDCI em andamento.
          de um carro elétrico a bateria com motor de 1.000 hp (1.013,9 cv), como   Sellnau disse que o sistema GDCI de ter-
          ficam a pesquisa e o desenvolvimento de motores? O movimento global   ceira geração aumentou a taxa de compressão
          para reduzir emissões e consumo de combustível não se abateu – inde-  para 16:1 (15:1 antes) e seu novo e maior cur-
          pendente de se os EUA não precisar mais participar dessa corrida – de   so dos pistões e maior distância do pistão para
          modo que parece claro que o contínuo avanço dos motores de combustão   a câmara de combustão, no ponto morto su-
          interna segue inabalado.                                     perior, permite a operação seca que resulta em
            Desse modo, houve muita discussão – nas apresentações e nas áreas es-  completa  vaporização  do  combustível  antes
          palhadas pelo simpósio – sobre a combustão de baixa temperatura (LTC).  que ele possa entrar em contato com as super-
                                                                       fícies do cilindro ou da câmara de combustão.
          Eficiência térmica recorde?                                  Avançados injetores de combustível operam a
          Hardwares mais sofisticados e de custo mais baixo, e novos níveis de ca-  350 bar com três eventos de injeção. A terceira
          pacidade de processamento de dados, estão levando a ignição de gasolina   injeção, explicou Sellnau, “é o que diferencia o
          por compressão e a ignição por compressão de carga homogênea para   GDCI da HCCI (ignição por compressão da  FOTOS DELPHI
          bem perto do momento de entrarem em produção. A Delphi, por exem-  carga homogênea)”.
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