Page 27 - Revista EAA - Edição 74
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CONECTIVIDADE CAPA CONCLUSÃO ESPECIAL
Veículos autônomos:
ficção ou realidade? conectividade
A complexidade começa pela própria formação e novos conhecimentos,
que vão além dos conhecimentos clássicos da mecânica e eletrônica
veicular. Mas apesar da tecnologia de veículos autônomos ainda não ser
prioridade no Brasil, não podemos ignorar as mudanças que se aproximam
Prof. Dr. Edson C. Kitani, Fatec Santo André
Todas as grandes fabricantes têm um projeto voltado para humana. Grande parte das fabricantes está percebendo que o
o desenvolvimento de veículos autônomos (VA), e a corrida desenvolvimento está mais complicado do que o previsto ini-
tem sido para saber quem terá o primeiro modelo comple- cialmente. Algumas delas, inclusive, decidiram não desenvol-
tamente funcional. Contudo, além das barreiras tecnológicas ver suas próprias soluções, preferindo parcerias ou até mesmo
existem as legais, nenhum país fez liberação total para uso a compra de empresas especializadas na área.
da tecnologia. O que existe na realidade são licenças para Para ser operacional e seguro os VA também requerem
testes ou uso limitados em estradas, sempre sob supervisão uma grande infraestrutura urbana e de comunicações, o que
inviabiliza o uso em várias regiões do mundo. Assim, a pri-
Blindagem inteligente meira grande barreira que as fabricantes estão encontrando
em veículos autônomos é como desenvolver um sistema totalmente autônomo e se-
guro que seja independente de qualquer suporte externo ao
A proposta dos VAs é que o motorista atual se torne veículo.
apenas mais um passageiro, e assim aproveite o tempo No final de 2012, uma consultoria americana previa 100%
de percurso para trabalhar, participar de reuniões ou de penetração dos VA em 2025, mas especialistas não acre-
simplesmente ler e descansar. Algumas tecnologias
relacionadas aos VAs já estão sendo utilizadas ditam que isso ocorrerá, porém nota-se que há uma acelera-
atualmente em carros convencionais, como o sistema ção do processo de testes em protótipos para atingir o nível
de frenagem automática, detecção de mudança de máximo de automação dos veículos. Apesar da tecnologia de
faixa não intencional, assistente de estacionamento, que VA ainda não ser uma prioridade em um país em desen-
manobra o veículo sem auxílio do motorista, dentre volvimento como o Brasil, não podemos fechar os olhos às
outros. Um item importante a ser considerado nos VAs mudanças que estão vindo. Pode-se imaginar que o VA seria
é a segurança urbana. Como se sabe, em muitos países, também uma maneira de democratizar o transporte urbano,
inclusive o Brasil, a violência nas ruas é uma realidade. reduzindo o custo geral, principalmente pela redução de aci-
Então, um ponto a ser analisado é a possível não dentes e congestionamentos.
percepção de ameaças laterais externas pelo controle de
monitoramento do automóvel. A segurança é um dos fatores-chaves para os VAs, mas o
Exemplo: indivíduo armado com intenção de abordagem custo dos sensores cria outro obstáculo, e que será repassado
Assim, faz-se necessária uma blindagem como um para o consumidor. Talvez seja por isso que a Google, que
componente de segurança, que vai proteger contra tem o VA mais avançado do mercado, não tenha intenção de
possíveis ameaças externas descritas anteriormente. comercializar seus modelos.
A Blindagem Automotiva é uma proteção destinada a Recentemente, conversamos com Igor Lucena da EWL
oferecer segurança aos seus usuários contra agressões Engenharia e ele nos expôs um ponto de vista sobre seguran-
externas oriundas, principalmente, de armas de fogo. ça que não é discutido nos países onde os VA são desenvol-
A Empresa EWL Engenharia, uma Startup do Centro vidos. Ele questiona como um ocupante de um VA deveria
de Inovação e Empreendedorismo de São Paulo
incubada no campus do Ipen/USP, possui um Projeto de se comportar em uma cidade como São Paulo ou Rio de Ja-
Blindagem Inteligente que estabelece a mesma proteção neiro, que tem grandes problemas de violência urbana? Veja
e performance da Blindagem Convencional, porém com mais no texto do box. Devemos ser otimistas e ver oportuni-
custo e peso reduzidos. Podemos e estamos interessados dades no lugar de ameaças e refletir que as revoluções sempre
em discutir e estudar aplicações de blindagem em VAs. permearam a evolução humana. Portanto, os VAs estão che- FOTOS DIVULGAÇÃO
Igor Lucena gando e devemos nos preparar, pois não será um modismo,
igor.lucena@ewlengenharia.com mas uma transformação. n
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