Page 27 - Revista EAA - Edição 74
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CONECTIVIDADE        CAPA CONCLUSÃO                                               ESPECIAL



           Veículos autônomos:

           ficção ou realidade?                                                                        conectividade




           A complexidade começa pela própria formação e novos conhecimentos,
           que vão além dos conhecimentos clássicos da mecânica e eletrônica
           veicular. Mas apesar da tecnologia de veículos autônomos ainda não ser
           prioridade no Brasil, não podemos ignorar as mudanças que se aproximam

           Prof. Dr. Edson C. Kitani, Fatec Santo André
           Todas as grandes fabricantes têm um projeto voltado para  humana. Grande parte das fabricantes está percebendo que o
           o desenvolvimento de veículos autônomos (VA), e a corrida  desenvolvimento está mais complicado do que o previsto ini-
           tem sido para saber quem terá o primeiro modelo comple-  cialmente. Algumas delas, inclusive, decidiram não desenvol-
           tamente funcional. Contudo, além das barreiras tecnológicas  ver suas próprias soluções, preferindo parcerias ou até mesmo
           existem as legais, nenhum país fez liberação total para uso  a compra de empresas especializadas na área.
           da tecnologia. O que existe na realidade são licenças para   Para ser operacional e seguro os VA também requerem
           testes ou uso limitados em estradas, sempre sob supervisão  uma grande infraestrutura urbana e de comunicações, o que
                                                              inviabiliza o uso em várias regiões do mundo. Assim, a pri-
             Blindagem inteligente                            meira grande barreira que as fabricantes estão encontrando
             em veículos autônomos                            é como desenvolver um sistema totalmente autônomo e se-
                                                              guro que seja independente de qualquer suporte externo ao
            A proposta dos VAs é que o motorista atual se torne   veículo.
            apenas mais um passageiro, e assim aproveite o tempo   No final de 2012, uma consultoria americana previa 100%
            de percurso para trabalhar, participar de reuniões ou   de penetração dos VA em 2025, mas especialistas não acre-
            simplesmente ler e descansar. Algumas tecnologias
            relacionadas aos VAs já estão sendo utilizadas    ditam que isso ocorrerá, porém nota-se que há uma acelera-
            atualmente em carros convencionais, como o sistema   ção do processo de testes em protótipos para atingir o nível
            de frenagem automática, detecção de mudança de    máximo de automação dos veículos. Apesar da tecnologia de
            faixa não intencional, assistente de estacionamento, que   VA ainda não ser uma prioridade em um país em desen-
            manobra o veículo sem auxílio do motorista, dentre   volvimento como o Brasil, não podemos fechar os olhos às
            outros. Um item importante a ser considerado nos VAs   mudanças que estão vindo. Pode-se imaginar que o VA seria
            é a segurança urbana. Como se sabe, em muitos países,   também uma maneira de democratizar o transporte urbano,
            inclusive o Brasil, a violência nas ruas é uma realidade.   reduzindo o custo geral, principalmente pela redução de aci-
            Então, um ponto a ser analisado é a possível não   dentes e congestionamentos.
            percepção de ameaças laterais externas pelo controle de
            monitoramento do automóvel.                         A segurança é um dos fatores-chaves para os VAs, mas o
            Exemplo: indivíduo armado com intenção de abordagem  custo dos sensores cria outro obstáculo, e que será repassado
            Assim, faz-se necessária uma blindagem como um    para o consumidor. Talvez seja por isso que a Google, que
            componente de segurança, que vai proteger contra   tem o VA mais avançado do mercado, não tenha intenção de
            possíveis ameaças externas descritas anteriormente.   comercializar seus modelos.
            A Blindagem Automotiva é uma proteção destinada a   Recentemente, conversamos com Igor Lucena da EWL
            oferecer segurança aos seus usuários contra agressões   Engenharia e ele nos expôs um ponto de vista sobre seguran-
            externas oriundas, principalmente, de armas de fogo.   ça que não é discutido nos países onde os VA são desenvol-
            A Empresa EWL Engenharia, uma Startup do Centro   vidos. Ele questiona como um ocupante de um VA deveria
            de Inovação e Empreendedorismo de São Paulo
            incubada no campus do Ipen/USP, possui um Projeto de   se comportar em uma cidade como São Paulo ou Rio de Ja-
            Blindagem Inteligente que estabelece a mesma proteção   neiro, que tem grandes problemas de violência urbana? Veja
            e performance da Blindagem Convencional, porém com   mais no texto do box. Devemos ser otimistas e ver oportuni-
            custo e peso reduzidos. Podemos e estamos interessados   dades no lugar de ameaças e refletir que as revoluções sempre
            em discutir e estudar aplicações de blindagem em VAs.  permearam a evolução humana. Portanto, os VAs estão che- FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                 Igor Lucena  gando e devemos nos preparar, pois não será um modismo,
                               igor.lucena@ewlengenharia.com  mas uma transformação.                          n


           abril/maio/junho                                                                                 27
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