Page 26 - Revista EAA - Edição 74
P. 26
CONECTIVIDADE CAPA VEÍCULO AGRÍCOLA AUTÔNOMO ESPECIAL
Agricultura autônoma e
veículos comerciais inteligentes conectividade
Soluções de mobilidade sustentável para são processados para definir as entradas no terre-
a agricultura e o transporte de carga no Brasil no a ser trabalhado”, disse o diretor.
Jorge Görgen O campo é um ambiente altamente tecno-
lógico e a agricultura é um dos segmentos que
As tecnologias de ponta estão saindo da Nasa, dos laboratórios de ciência mais recebem investimentos por parte da em-
e dos centros de pesquisa e desenvolvimento das empresas para facilitar presa, devido ao bom desempenho e o potencial
a comunicação e a mobilidade urbana, aumentar a produtividade, simpli- do setor. O trator autônomo foi desenvolvido
ficar a logística, contribuir com a infraestrutura e aumentar a segurança. na mesma plataforma do modelo convencio-
Essas novas tecnologias têm foco na criação de produtos, processos e ser- nal, o Magnum 380, e é equipado com motor
viços inovadores que ofereçam, além de eficiência, sustentabilidade. da FPT Industrial, que também faz parte da
Veículos que trafegam sem motorista já podem ser vistos em feiras e CNH Industrial. Segundo Soares, as vantagens
salões, mas ainda não são comercializados. Essa tecnologia também vai são maior controle da operação, monitoramento
chegar, num futuro próximo, ao campo. Tratores que funcionarão sem e redução de custos.
operador, controlados via computadores ou tablets, já estão saindo das Em paralelo, a CNH Industrial, por meio da
pranchetas de projetos. O primeiro trator autônomo do mundo foi apre- IVECO, testa na Europa dois caminhões autô-
sentado na Agrishow 2017, em Ribeirão Preto (SP), pela CNH Indus- nomos, modelo Hi-way, visando um novo for-
trial, por meio da marca Case IH. Caracterizado pela conectividade entre mato de transporte mais seguro, mais limpo e
máquinas, o protótipo representa uma visão do futuro da agricultura. mais eficiente. O projeto é baseado no conceito
Esse conceito faz parte das iniciativas globais da empresa em Inovação de pelotão, fazendo a conexão de dois ou mais
Tecnológica Sustentável, desenvolvido com a participação do time brasi- caminhões em um comboio.
leiro, que contribui para soluções aplicadas ao mercado nacional. “O trator De acordo com o diretor de Desenvolvi-
foi projetado para ter maior aplicação aqui, devido ao perfil das lavouras mento de Produto e Engenharia de Veículos
de grande extensão e às características do setor agrícola tropicalizado. O Comerciais da CNH Industrial para a América
projeto é um marco no avanço da chamada Agricultura 4.0”, explica o Latina, Darwin Viegas, os caminhões seguem
diretor de Desenvolvimento de Produto e Engenharia Agrícola da CNH um ao outro de perto em conjunto, com uma
Industrial para a América Latina, Sergio Soares. distância pequena, usando tecnologia de co-
Muitas funcionalidades presentes na tecnologia autônoma já são realida- nectividade e sistemas automáticos de suporte
de nas lavouras, como os sistemas de piloto automático e as técnicas de Agri- à direção. “O veículo na ponta age como o lí-
cultura de Precisão, como a telemetria. No caso do trator autônomo, além der, com os de trás reagindo e se adaptando às
de ser pré-programado para operar em áreas mapeadas e remotamente su- mudanças em seu movimento. Por exemplo, se
pervisionado pelo operador, é possível ainda perceber obstáculos estáticos ou o líder frear, todos os outros caminhões também
em movimento, parando o veículo até que o operador, notificado por alertas freiam. O conceito, além de reduzir o consumo
visuais e sonoros, especifique o novo trajeto. “Se o sinal do GPS for perdido, de combustível com práticas de direção melho-
por exemplo, o veículo para de forma imediata. Até os dados meteorológicos radas tem o potencial de reduzir as emissões de
CO 2 em até 10%”, ressaltou Viegas.
Trator autônomo O foco em inovação na CNH Industrial
oferecerá aos é contínuo. Em 2016 a empresa investiu mais
agricultores ainda de US$ 860 milhões em pesquisa e desenvolvi-
mais eficiência mento em todas as regiões do mundo. As inova-
operacional ções são o presente e o futuro, mas para que tudo
para tarefas isso caminhe junto, é preciso evoluir em alguns
como preparo obstáculos, como a falta de sinal de internet nas
do solo, plantio regiões mais remotas, assim como a evolução de
e pulverização FOTOS DIVULGAÇÃO
– Modelo uma série de detalhes, como transmissão via sa-
Magnum 380 télite, internet das coisas e big data. n
26 abril/maio/junho