Page 26 - Revista EAA - Edição 74
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CONECTIVIDADE        CAPA VEÍCULO AGRÍCOLA AUTÔNOMO                               ESPECIAL



          Agricultura autônoma e

          veículos comerciais inteligentes                                                              conectividade




          Soluções de mobilidade sustentável para                      são processados para definir as entradas no terre-
          a agricultura e o transporte de carga no Brasil              no a ser trabalhado”, disse o diretor.

          Jorge Görgen                                                    O campo é um ambiente altamente tecno-
                                                                       lógico e a agricultura é um dos segmentos que
          As tecnologias de ponta estão saindo da Nasa, dos laboratórios de ciência  mais recebem investimentos por parte da em-
          e dos centros de pesquisa e desenvolvimento das empresas para facilitar  presa, devido ao bom desempenho e o potencial
          a comunicação e a mobilidade urbana, aumentar a produtividade, simpli-  do setor. O trator autônomo foi desenvolvido
          ficar a logística, contribuir com a infraestrutura e aumentar a segurança.  na mesma plataforma do modelo convencio-
          Essas novas tecnologias têm foco na criação de produtos, processos e ser-  nal, o Magnum 380, e é equipado com motor
          viços inovadores que ofereçam, além de eficiência, sustentabilidade.   da FPT Industrial, que também faz parte da
            Veículos que trafegam sem motorista já podem ser vistos em feiras e  CNH Industrial. Segundo Soares, as vantagens
          salões, mas ainda não são comercializados. Essa tecnologia também vai  são maior controle da operação, monitoramento
          chegar, num futuro próximo, ao campo. Tratores que funcionarão sem  e redução de custos.
          operador, controlados via computadores ou tablets, já estão saindo das   Em paralelo, a CNH Industrial, por meio da
          pranchetas de projetos. O primeiro trator autônomo do mundo foi apre-  IVECO, testa na Europa dois caminhões autô-
          sentado na Agrishow 2017, em Ribeirão Preto (SP), pela CNH Indus-  nomos, modelo Hi-way, visando um novo for-
          trial, por meio da marca Case IH. Caracterizado pela conectividade entre  mato de transporte mais seguro, mais limpo e
          máquinas, o protótipo representa uma visão do futuro da agricultura.   mais eficiente. O projeto é baseado no conceito
            Esse conceito faz parte das iniciativas globais da empresa em Inovação  de pelotão, fazendo a conexão de dois ou mais
          Tecnológica Sustentável, desenvolvido com a participação do time brasi-  caminhões em um comboio.
          leiro, que contribui para soluções aplicadas ao mercado nacional. “O trator   De acordo com o diretor de Desenvolvi-
          foi projetado para ter maior aplicação aqui, devido ao perfil das lavouras  mento de Produto e Engenharia de  Veículos
          de grande extensão e às características do setor agrícola tropicalizado. O  Comerciais da CNH Industrial para a América
          projeto é um marco no avanço da chamada Agricultura 4.0”, explica o  Latina, Darwin Viegas, os caminhões seguem
          diretor de Desenvolvimento de Produto e Engenharia Agrícola da CNH  um ao outro de perto em conjunto, com uma
          Industrial para a América Latina, Sergio Soares.             distância pequena, usando tecnologia de co-
            Muitas funcionalidades presentes na tecnologia autônoma já são realida-  nectividade e sistemas automáticos de suporte
          de nas lavouras, como os sistemas de piloto automático e as técnicas de Agri-  à direção. “O veículo na ponta age como o lí-
          cultura de Precisão, como a telemetria. No caso do trator autônomo, além  der, com os de trás reagindo e se adaptando às
          de ser pré-programado para operar em áreas mapeadas e remotamente su-  mudanças em seu movimento. Por exemplo, se
          pervisionado pelo operador, é possível ainda perceber obstáculos estáticos ou  o líder frear, todos os outros caminhões também
          em movimento, parando o veículo até que o operador, notificado por alertas  freiam. O conceito, além de reduzir o consumo
          visuais e sonoros, especifique o novo trajeto. “Se o sinal do GPS for perdido,  de combustível com práticas de direção melho-
          por exemplo, o veículo para de forma imediata. Até os dados meteorológicos  radas tem o potencial de reduzir as emissões de
                                                                       CO 2 em até 10%”, ressaltou Viegas.
             Trator autônomo                                              O foco em inovação na CNH Industrial
                oferecerá aos                                          é contínuo. Em 2016 a empresa investiu mais
            agricultores ainda                                         de US$ 860 milhões em pesquisa e desenvolvi-
               mais eficiência                                         mento em todas as regiões do mundo. As inova-
                 operacional                                           ções são o presente e o futuro, mas para que tudo
                 para tarefas                                          isso caminhe junto, é preciso evoluir em alguns
               como preparo                                            obstáculos, como a falta de sinal de internet nas
              do solo, plantio                                         regiões mais remotas, assim como a evolução de
               e pulverização                                                                                   FOTOS DIVULGAÇÃO
                   – Modelo                                            uma série de detalhes, como transmissão via sa-

                Magnum 380                                             télite, internet das coisas e big data.  n
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