Page 20 - Revista EAA 79
P. 20
EDUCAÇÃO ESPECIAL
para um problema proposto pela organização.
Os mentores atuam fortemente nesta fase,
onde a transferência de conhecimento se dá pela
interação aluno-mentor. Mentores Embraer e
ITA, funcionários ou ex-funcionários, orientam
e transmitem seus conhecimentos sobre as di-
versas disciplinas, através de estratégia de apren-
dizagem ativa.
O mestrado profissional
Iniciando a fase três, temos também o início
do processo de desenvolvimento das disserta-
ções. Os alunos começam a entender melhor
o universo e iniciam a busca pelo aperfeiçoa-
Figura 3. Esquema O Programa foi estruturado em três fases dis- mento e especialização dentro de temas pré-
da sustentação tintas com duração de 5 a 6 meses cada (Funda- selecionados em um banco de dissertações
do PEE mentos de Aeronáutica, Especialização e Projeto montado pela empresa.
do Avião, processos e serviços relacionados). O
conteúdo programático, elaborado a quatro mãos, Lições aprendidas
permitia atender às necessidades de ambas as or- Ao longo dos anos, o programa evoluiu; novas
ganizações. A parte referente às dissertações foi disciplinas foram introduzidas. Disciplinas liga-
cuidadosamente pensada e executada em conjun- das à manufatura, à manutenção de aeronaves,
to, ITA e Embraer disponibilizaram orientadores ao suporte de produtos e a serviços entraram
e mentores para exercerem papel fundamental, na grade, dando a visão de produto expandida.
possibilitando a evolução natural do aluno. Atualmente estamos introduzindo disciplinas
relacionadas a big data e machine learning.
Operação Outro aprendizado vem do relacionamento
O processo seletivo do PEE, ainda hoje, é exe- entre as partes: alunos, mentores e professores
cutado em conjunto; ambas as organizações di- muito cedo perceberam que esse programa ge-
vulgam ao mercado os momentos em que estão rava benefícios além do aprendizado tradicional.
abertas as inscrições e de forma conjunta cap- A necessidade inicial de integração entre disci-
tam os interessados. plinas possibilitou um foco maior na evolução
O processo seletivo é formado por fases com do engenheiro.
livre inscrição, testes de idiomas e lógica, testes
presenciais, entrevistas, aprovação e chamada Comentários
dos selecionados. Mais uma vez, crise e oportunidade juntas. Or-
Como ilustração, em 2017 estas etapas estive- ganizar a casa, proatividade aliada a planeja-
ram assim distribuídas: 6.000 candidatos inscri- mento, inspiração e transpiração, tudo isso como
tos, 1.200 candidatos fizeram teste presencial, 200 fatores críticos de sucesso.
candidatos foram entrevistados, 70 foram apro- Olhar para o universo e agir, ter novos de-
vados e 30 efetivamente chamados para o curso. senvolvimentos como base, garantir sinergia
com parceiros permite gerar um ciclo virtuoso.
O desafio Por exemplo: em 2018, dos 60 novos doutores
Na fase 3 do Programa, os alunos atuam em formados pelo ITA, seis são da Embraer e três
conjunto, fazendo uso da integração de todos são egressos do Programa de Especialização em
os conhecimentos adquiridos ao longo das fa- Engenharia. n
ses anteriores. Trata-se do exercício de estabe-
lecer requisitos, conceber e projetar um ciclo de * José Luís da Cruz e Paulo Tadeu de Mello
vida de uma nova aeronave. Neste momento, Lourenção pertencem ao departamento de
o desafio passa por desenvolver uma solução Estratégia, Planejamento e Processos da Embraer
20 julho/agosto/setembro