Page 20 - Revista EAA 79
P. 20

EDUCAÇÃO                                                                        ESPECIAL



                                                                       para um problema proposto pela organização.
                                                                          Os mentores atuam fortemente nesta fase,
                                                                       onde a transferência de conhecimento se dá pela
                                                                       interação  aluno-mentor.  Mentores  Embraer  e
                                                                       ITA, funcionários ou ex-funcionários, orientam
                                                                       e transmitem seus conhecimentos sobre as di-
                                                                       versas disciplinas, através de estratégia de apren-
                                                                       dizagem ativa.
                                                                       O mestrado profissional

                                                                       Iniciando a fase três, temos também o início
                                                                       do processo de desenvolvimento das disserta-
                                                                       ções. Os alunos começam a entender melhor
                                                                       o universo e iniciam a busca pelo aperfeiçoa-
          Figura 3. Esquema     O Programa foi estruturado em três fases dis-  mento e especialização dentro de temas pré-
          da sustentação      tintas com duração de 5 a 6 meses cada (Funda-  selecionados em um banco de dissertações
          do PEE              mentos de Aeronáutica, Especialização e Projeto  montado pela empresa.
                              do Avião, processos e serviços relacionados). O
                              conteúdo programático, elaborado a quatro mãos,  Lições aprendidas

                              permitia atender às necessidades de ambas as or-  Ao longo dos anos, o programa evoluiu; novas
                              ganizações. A parte referente às dissertações foi  disciplinas foram introduzidas. Disciplinas liga-
                              cuidadosamente pensada e executada em conjun-  das à manufatura, à manutenção de aeronaves,
                              to, ITA e Embraer disponibilizaram orientadores  ao suporte de produtos e a serviços entraram
                              e mentores para exercerem papel fundamental,  na grade, dando a visão de produto expandida.
                              possibilitando a evolução natural do aluno.   Atualmente estamos introduzindo disciplinas
                                                                       relacionadas a big data e machine learning.
                              Operação                                    Outro aprendizado vem do relacionamento
                              O processo seletivo do PEE, ainda hoje, é exe-  entre as partes: alunos, mentores e professores
                              cutado em conjunto; ambas as organizações di-  muito cedo perceberam que esse programa ge-
                              vulgam ao mercado os momentos em que estão  rava benefícios além do aprendizado tradicional.
                              abertas as inscrições e de forma conjunta cap-  A necessidade inicial de integração entre disci-
                              tam os interessados.                     plinas possibilitou um foco maior na evolução
                                O processo seletivo é formado por fases com  do engenheiro.
                              livre inscrição, testes de idiomas e lógica, testes
                              presenciais, entrevistas, aprovação e chamada  Comentários
                              dos selecionados.                        Mais uma vez, crise e oportunidade juntas. Or-
                                Como ilustração, em 2017 estas etapas estive-  ganizar a casa, proatividade aliada a planeja-
                              ram assim distribuídas: 6.000 candidatos inscri-  mento, inspiração e transpiração, tudo isso como
                              tos, 1.200 candidatos fizeram teste presencial, 200  fatores críticos de sucesso.
                              candidatos foram entrevistados, 70 foram apro-  Olhar para o universo e agir, ter novos de-
                              vados e 30 efetivamente chamados para o curso.  senvolvimentos como base, garantir sinergia
                                                                       com parceiros permite gerar um ciclo virtuoso.
                              O desafio                                Por exemplo: em 2018, dos 60 novos doutores

                              Na  fase  3  do  Programa,  os  alunos  atuam  em  formados pelo ITA, seis são da Embraer e três
                              conjunto, fazendo uso da integração de todos  são egressos do Programa de Especialização em

                              os conhecimentos adquiridos ao longo das fa-  Engenharia.                      n
                              ses anteriores. Trata-se do exercício de estabe-
                              lecer requisitos, conceber e projetar um ciclo de   * José Luís da Cruz e Paulo Tadeu de Mello
                              vida de uma nova aeronave. Neste momento,   Lourenção pertencem ao departamento de
                              o desafio passa por desenvolver uma solução   Estratégia, Planejamento e Processos da Embraer
          20                                                                                julho/agosto/setembro
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25