Page 24 - Revista EAA 79
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EDUCAÇÃO


                              O aprendizado de

                              uma startup à brasileira




                              Ainda não chegamos a montar uma metodologia com
                              as boas práticas que adotamos das escolas de software,
                              mas já encurtamos a distância para métodos clássicos
                              de desenvolvimento de produto

                              Mahatma Marostica*


                              Há cerca de quatro anos, fundamos a Mobilis,  mas mecânicos. Lean Startup, Scrum e Design
                              uma startup de veículos elétricos. Já no nosso  Thinking são exemplos que mudaram nossa
                              primeiro produto, batizado de Li, um carro ci-  maneira de pensar e nós bebemos nessas fontes
                              tadino 100% elétrico e totalmente conectado  desde a ideação do produto.
                              à nuvem, ficou claro que os sistemas mecâni-  Criar um mínimo produto viável para testar
                              cos (chassi, suspensão, carroceria, motor etc.)  o quanto antes as hipóteses de valor, usar mais
                              deveriam ser encarados como uma commodi-  tentativa e erro (errar bastante, mas errar barato),
                              ty e que as grandes oportunidades de negócio  atirar primeiro e depois ir corrigindo a trajetória
                              viriam da exploração de IoT, big data, inteli-  (porque o alvo está em constante movimento).
                              gência artificial e machine learning aplicáveis  Essas técnicas requerem quebras de paradigmas
                              no nosso produto.                        enormes para quem está acostumado com me-
                                O primeiro grande desafio foi na área de ge-  todologias clássicas e a indústria automobilística
                              renciamento do projeto. Queríamos aproximar  tradicionalmente tende ao conservadorismo.
                              a velocidade de desenvolvimento desses siste-  Ainda não chegamos a montar uma meto-
                              mas mecânicos clássicos à velocidade de de-  dologia nossa com as boas práticas que adota-
                              senvolvimento de hardwares e, principalmente,  mos das escolas de software, há bastante espaço
                              de softwares e aplicativos, cada vez mais ágeis  para melhorar. Mas certamente já encurtamos
                              e acertados.                             bastante a distância para métodos clássicos de
                                Fundamos a empresa entre engenheiros  desenvolvimento de produto, cada vez menos
                              acostumados com metodologias clássicas de  eficazes quando se trata de mercados novos e
                              desenvolvimento de produto e já sabíamos que  cheios de incerteza.
                              usá-las seria letal para os nossos objetivos. Par-  Os resultados vieram: em dois anos e meio,
                              timos, então, para trazer métodos nascidos na  com pouco mais de 10 colaboradores, proje-
                              indústria de software para o mundo dos siste-  tamos,  fizemos  protótipos,  testes,  desenvol-
                                                                       vemos fornecedores e lançamos um modelo
                                                                       de veículo de vizinhança (para condomínios,
                                                                       resorts, indústrias) que ainda não pode ser
                                                                       emplacado para as ruas, mas está sendo fun-
                                                                       damental para aprendermos sobre o mercado
                                                                       dos elétricos, validarmos as propostas de va-
                                                                       lor do produto e ousarmos tecnicamente sem
                                                                       abrir mão da segurança.
                                                                          “Mas como lançar uma versão beta do nosso
                                                                       carro, igual o pessoal de software faz? ”  FOTO FÁBIO KOERICH; DESIGNER IVOR BRAGA
                                                                          Um veículo de vizinhança, com time to market
                                                                       bem mais rápido que um veículo de passeio, foi
                                                                       a nossa resposta para esta pergunta inspirada na
                                                                       indústria do software.
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