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EDUCAÇÃO                 ESPECIAL


























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                                                                                             Aditiva (cortesia
                                                                                             OmniTek, Highbond,
                                                                                             Virtual CAE)


           quado de um componente. Este aspecto é fun-  conjunto de massas oscilantes do motor e que
           damental, pois, mesmo com muitas vantagens,  as mesmas definem a magnitude da força lateral
           definitivamente a MA  não poderá  substituir  que atua nas paredes do cilindro. Esta força tem
           “literalmente” todos os processos correntes. Isto  papel relevante no perfil de atrito pistão/cilindro
           quer dizer que componentes atualmente fundi-  e, por sua vez, reduzi-la é um requisito funda-
           dos ou usinados não poderão ser substituídos  mental de projeto.
           diretamente por MA. Para os casos em que há   Adicionalmente, há esforços mecânicos e
           restrições de aplicação, tem-se o próximo pas-  térmicos que devem ser considerados e devem
           so da evolução da MA, que é chamado de HM  ser tratados adequadamente durante a redução
           (Hybrid Manufacturing).                  de  massa  via  otimização  estrutural.  Com  es-
             Nessa abordagem, somam-se os benefícios  tas prerrogativas, aplicou-se a metodologia do
           da MA (que permite designs com complexida-  DfAM e obteve-se redução de massa em 15%
           de geométrica) com os processos convencionais  para o novo design. Selecionou-se a matéria-
           de usinagem (que promovem o acabamento das  -prima e o pistão foi impresso, tendo sido testa-
           regiões funcionais). Para o HM, normalmente  do em motor e cumprido ciclo de durabilidade
           conta-se com equipamentos com múltiplos ei-  de 500 horas. Da análise pós-teste, não foram
           xos tendo o laser integrado na mesma máquina.  encontradas falhas estruturais ou níveis de des-
           Desta forma, tem-se a impressão em várias dire-  gaste incomuns, fato que permitiu mensurar a
           ções, sempre com direção normal à superfície de  extensão de aplicação do processo de MA, mes-
           deposição, reduzindo o tempo total de processo  mo em casos de grande exigência funcional.
           e com possibilidade de integrar etapas, como   Em suma, a tecnologia da MA tem se difun-
           tratamentos térmicos que podem ser feitos com  dido no Brasil através de metodologia eficaz de
           o uso do laser.                          desenvolvimento  de produto que considera o
             De forma concreta, seguindo o ciclo de de-  processo de manufatura, com extensão de apli-
           senvolvimento apresentado na figura 1, um  cação ainda a ser explorado. A geração de massa
           exemplo de aplicação de DfAM e MA foi obti-  crítica no assunto, seja no meio acadêmico ou  * Leandro Garbin e
           do. Selecionou-se um pistão de aço de um mo-  fora dele, tem criado um círculo virtuoso em que   Valmir Fleischmann
           tor Diesel monocilindro, 4 tempos, injeção dire-  startups e empresas fomentam novos negócios,   são da VirtualCAE;
           ta, com cilindrada de 0,7 litro, com o objetivo de  viabilizando de forma concreta a chegada de in-  Sabrina Marques é da
           ser mais leve que o pistão atual.        venções ao mercado, de ponta a ponta, da ideia   SOCIESC Joinville/
             É sabido que a massa do pistão compõe o  à nota fiscal.                     n    SC; e Robson Cruz

           julho/agosto/setembro                                                                            23
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