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EDUCAÇÃO ESPECIAL
Ciclo de Manufatura
Aditiva (cortesia
OmniTek, Highbond,
Virtual CAE)
quado de um componente. Este aspecto é fun- conjunto de massas oscilantes do motor e que
damental, pois, mesmo com muitas vantagens, as mesmas definem a magnitude da força lateral
definitivamente a MA não poderá substituir que atua nas paredes do cilindro. Esta força tem
“literalmente” todos os processos correntes. Isto papel relevante no perfil de atrito pistão/cilindro
quer dizer que componentes atualmente fundi- e, por sua vez, reduzi-la é um requisito funda-
dos ou usinados não poderão ser substituídos mental de projeto.
diretamente por MA. Para os casos em que há Adicionalmente, há esforços mecânicos e
restrições de aplicação, tem-se o próximo pas- térmicos que devem ser considerados e devem
so da evolução da MA, que é chamado de HM ser tratados adequadamente durante a redução
(Hybrid Manufacturing). de massa via otimização estrutural. Com es-
Nessa abordagem, somam-se os benefícios tas prerrogativas, aplicou-se a metodologia do
da MA (que permite designs com complexida- DfAM e obteve-se redução de massa em 15%
de geométrica) com os processos convencionais para o novo design. Selecionou-se a matéria-
de usinagem (que promovem o acabamento das -prima e o pistão foi impresso, tendo sido testa-
regiões funcionais). Para o HM, normalmente do em motor e cumprido ciclo de durabilidade
conta-se com equipamentos com múltiplos ei- de 500 horas. Da análise pós-teste, não foram
xos tendo o laser integrado na mesma máquina. encontradas falhas estruturais ou níveis de des-
Desta forma, tem-se a impressão em várias dire- gaste incomuns, fato que permitiu mensurar a
ções, sempre com direção normal à superfície de extensão de aplicação do processo de MA, mes-
deposição, reduzindo o tempo total de processo mo em casos de grande exigência funcional.
e com possibilidade de integrar etapas, como Em suma, a tecnologia da MA tem se difun-
tratamentos térmicos que podem ser feitos com dido no Brasil através de metodologia eficaz de
o uso do laser. desenvolvimento de produto que considera o
De forma concreta, seguindo o ciclo de de- processo de manufatura, com extensão de apli-
senvolvimento apresentado na figura 1, um cação ainda a ser explorado. A geração de massa
exemplo de aplicação de DfAM e MA foi obti- crítica no assunto, seja no meio acadêmico ou * Leandro Garbin e
do. Selecionou-se um pistão de aço de um mo- fora dele, tem criado um círculo virtuoso em que Valmir Fleischmann
tor Diesel monocilindro, 4 tempos, injeção dire- startups e empresas fomentam novos negócios, são da VirtualCAE;
ta, com cilindrada de 0,7 litro, com o objetivo de viabilizando de forma concreta a chegada de in- Sabrina Marques é da
ser mais leve que o pistão atual. venções ao mercado, de ponta a ponta, da ideia SOCIESC Joinville/
É sabido que a massa do pistão compõe o à nota fiscal. n SC; e Robson Cruz
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