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EDUCAÇÃO                 ESPECIAL



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             Temos tido a oportunidade de fazer mento-  ram para quatro instituições de ensino (SATC,
           rias em alguns startup weekends. Uma das pri-  UFPB, Avantis e UFSCar), que se interessaram
           meiras barreiras que os mentores têm que des-  por uma versão que estávamos ainda formulan-
           construir entre os universitários – reunidos em  do no nosso portfólio. Trata-se de um veículo
           grupos e imersos durante um final de semana  que na verdade é uma plataforma de arquitetura
           para criar startups com modelos inovadores de  aberta para pesquisa, desenvolvimento e ensino,
           negócio – é fazê-los investigar melhor o pro-  onde os alunos e professores recebem o produto
           blema antes de sair criando soluções. Consta-  com temas de interesse de mercado e são con-
           tei que isso é fruto direto do sistema de ensino  vidados a distribuí-los entre trabalhos de classe,
           contemporâneo.                           de conclusão de curso e teses de pós-graduação.
             Ao final de um curso de graduação, fomos   Não se trata de uma simples venda como os
           ensinados durante anos das nossas vidas a pri-  outros veículos que comercializamos. É uma
           meiro aprender usar ferramentas e depois pro-  parceria  na  qual  o  nosso  acompanhamento  e
           curar problemas para resolver com elas. Isso é o  transferência de conhecimento são sementes
           oposto da lógica natural sob a qual a humanida-  para criação de tecnologias que podem, em um
           de adquiriu seu conhecimento.            futuro próximo, beneficiar ao mercado como
             O homo sapiens começou observando os fe-  um todo e a nós mesmos. Esperamos que, des-
           nômenos,  depois  investigava sua natureza  e  ses desafios propostos e do uso acadêmico deles,
           por fim criava ferramentas para interpretá-la, o  surjam startups de dentro das instituições, cul-
           que nos levou à matemática, física, biologia etc.  minando em um ecossistema de inovação.
           Atualmente, nós passamos um quinto da vida   Instituições como essas movem-se para um
           aprendendo resolver equações matemáticas,  modelo de ensino mais envolvido com a práti-
           enunciados de  física,  memorizando nomes de  ca, potencializando a assimilação da teoria. Mais
           organismos celulares, classificação de seres vivos  que isso, partem de problemas reais para investi-
           para, ao final, não saber ao certo para que serve  gar, entender o problema e então aprender ferra-
           tudo isso. Esse modelo é muito contraintuitivo  mentas que possam ajudar na busca de soluções.
           e, por isso, desestimulante.             Essa guinada na maneira como somos ensinados
             Felizmente, as instituições de ensino estão  a pensar é fundamental para a real inovação.   n
           atentas para esse problema e, aos poucos, conse-
           guindo mudar de formato. Tanto que, as nossas   * Mahatma Marostica é fundador da Mobilis
           primeiras vendas de veículos de vizinhança fo-  Veículos Elétricos

           julho/agosto/setembro                                                                            25
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