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EDUCAÇÃO ESPECIAL
FOTO CLÁUDIO BRANDÃO; DESIGNER IVOR BRAGA
Temos tido a oportunidade de fazer mento- ram para quatro instituições de ensino (SATC,
rias em alguns startup weekends. Uma das pri- UFPB, Avantis e UFSCar), que se interessaram
meiras barreiras que os mentores têm que des- por uma versão que estávamos ainda formulan-
construir entre os universitários – reunidos em do no nosso portfólio. Trata-se de um veículo
grupos e imersos durante um final de semana que na verdade é uma plataforma de arquitetura
para criar startups com modelos inovadores de aberta para pesquisa, desenvolvimento e ensino,
negócio – é fazê-los investigar melhor o pro- onde os alunos e professores recebem o produto
blema antes de sair criando soluções. Consta- com temas de interesse de mercado e são con-
tei que isso é fruto direto do sistema de ensino vidados a distribuí-los entre trabalhos de classe,
contemporâneo. de conclusão de curso e teses de pós-graduação.
Ao final de um curso de graduação, fomos Não se trata de uma simples venda como os
ensinados durante anos das nossas vidas a pri- outros veículos que comercializamos. É uma
meiro aprender usar ferramentas e depois pro- parceria na qual o nosso acompanhamento e
curar problemas para resolver com elas. Isso é o transferência de conhecimento são sementes
oposto da lógica natural sob a qual a humanida- para criação de tecnologias que podem, em um
de adquiriu seu conhecimento. futuro próximo, beneficiar ao mercado como
O homo sapiens começou observando os fe- um todo e a nós mesmos. Esperamos que, des-
nômenos, depois investigava sua natureza e ses desafios propostos e do uso acadêmico deles,
por fim criava ferramentas para interpretá-la, o surjam startups de dentro das instituições, cul-
que nos levou à matemática, física, biologia etc. minando em um ecossistema de inovação.
Atualmente, nós passamos um quinto da vida Instituições como essas movem-se para um
aprendendo resolver equações matemáticas, modelo de ensino mais envolvido com a práti-
enunciados de física, memorizando nomes de ca, potencializando a assimilação da teoria. Mais
organismos celulares, classificação de seres vivos que isso, partem de problemas reais para investi-
para, ao final, não saber ao certo para que serve gar, entender o problema e então aprender ferra-
tudo isso. Esse modelo é muito contraintuitivo mentas que possam ajudar na busca de soluções.
e, por isso, desestimulante. Essa guinada na maneira como somos ensinados
Felizmente, as instituições de ensino estão a pensar é fundamental para a real inovação. n
atentas para esse problema e, aos poucos, conse-
guindo mudar de formato. Tanto que, as nossas * Mahatma Marostica é fundador da Mobilis
primeiras vendas de veículos de vizinhança fo- Veículos Elétricos
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