Page 15 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA  EFICIÊNCIA ENERGÉTICA


















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                                                                                             global acumulada
                                                                                             de carros elétricos
                                                                                             (em milhões)


           mercado de carros elétricos, atualmente o inte-  cionais ótimas de temperatura (30°C-40°C),
           resse maior é para as células NMC. 3     avaliação do estado de carga (SoC), nível de
                                                    descarga (DoD), estado de saúde (SoH), balan-
           Vida útil da bateria                     ceamento das células para aumentar a vida útil e
           Há vários fatores que afetam a saúde e a vida útil  a eficiência da bateria, etc. Nos carros elétricos,
           da bateria de íons de lítio, e a degradação pode  os dados do BMS são enviados a um Módulo
           ser caracterizada pela diminuição de sua capaci-  Supervisório de Controle (SCM) para otimizar
           dade (energia) e potência. A perda de capacidade  a operação do veículo e aumentar o desempe-
           ocorre quando o material ativo é transformado  nho da bateria.
           em alguma fase inativa, resultado de uma reação   A faixa operacional de cada bateria desse tipo
           química parasita (reação paralela), porém esta  depende  do  material  usado  na  construção  do
           questão é complicada e não é fácil ter modelos  ânodo e do cátodo. A operação da bateria fora
           que reflitam todas essas degradações. A potência  de sua faixa ideal de temperatura afeta sua ca-
           também é reduzida quando a impedância inter-  pacidade máxima de carga e reduz a quantidade
           na das células aumenta, reduzindo a tensão de  total de número de ciclos de recarga e descarga
           operação em função do regime de descarga.  que ela pode disponibilizar. Para ajudar a redu-
                                                    zir a drástica mudança de temperatura durante
           BMS                                      a recarga e a descarga, os carros elétricos pos-
           A temperatura, principalmente durante a re-  suem um ou mais sistemas de gestão térmica
           carga e a descarga, é um dos fatores principais  que podem incluir resfriamento passivo ou ativo
           que afetam o desempenho e a vida útil dessas  e também sistemas para aquecimento da bateria
           baterias. Temperaturas elevadas podem provocar  em regiões frias. 4
           avalanche térmica nas baterias. A avalanche tér-
           mica de uma única célula pode levar a uma rea-  Baterias nos veículos elétricos
           ção em cadeia com outras células, causando per-  A recente busca por alternativas de transporte sus-
           da de vida útil e até mesmo incêndio da bateria.  tentáveis e de baixo impacto ambiental tem sido
             Para aumentar a vida útil e solucionar a  motivada principalmente pelas crescentes restri-
           maioria dos problemas de segurança, todas as  ções regulatórias europeias nos níveis de emissão
           baterias de íons de lítio possuem um sistema de  de gases poluentes dos veículos, decorrente do
           gestão (BMS) cuja função é controlar e regular  Acordo de Paris em 2015, durante a COP21.
           todos os aspectos da bateria, incluindo recarga,   Na figura 3 podemos observar a incipiente
           descarga, monitoração e equalização das células,  produção mundial de carros elétricos no início
           bem como controlar todo o sistema de tempera-  desta década, sendo necessários cerca de cinco
           tura. Em geral, o BMS deve possuir as seguintes  anos, até 2016, para atingir 1 milhão de unida-
           características: proteção de segurança (fogo e  des vendidas em todo o mundo. A partir daí co-
           impacto); manutenção das condições opera-  meça um crescimento exponencial, necessitando

           outubro/novembro/dezembro                                                                        15
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