Page 13 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA


           Tecnologias de baterias de íons

           de lítio para veículos elétricos





           Há uma corrida mundial para o desenvolvimento de materiais
           para aumentar a vida útil, a autonomia e a segurança e
           diminuir os custos das baterias. O que o futuro nos reserva?
           Maria de Fátima N.C. Rosolem e Raul F. Beck – CPQD



           Impulsionados por mercados como a China,
           Europa e EUA, o carro elétrico já é realidade
           e todas projeções apontam para um contínuo
           crescimento dessa tecnologia. Um ponto cru-
           cial do veículo elétrico é a fonte de energia
           elétrica, hoje suprida por meio de baterias. Há
           uma corrida mundial no aperfeiçoamento das
           baterias, bem como no desenvolvimento de no-
           vas tecnologias, buscando o aumento da den-
           sidade de energia (autonomia), da segurança,
           redução de custo e uso de materiais com bai-
           xo impacto ambiental. Dentre as tecnologias
           disponíveis comercialmente, a bateria de íons
           de lítio (lithium-ion battery) se destaca devido
           à sua elevada densidade de energia e de po-
           tência.1 Essas baterias apresentam vantagens
           fundamentais sobre outras químicas – o lítio é
           o terceiro elemento mais leve e apresenta ele-
           vada eletropositividade, permitindo que células  Eletrodo positivo                Figura 1.
           à base de lítio apresentem elevada tensão nos  O eletrodo positivo da célula de íons de lítio  Representação
           polos. Esses fatores permitem que tais baterias  é constituído por materiais com propriedades   da célula de íons
           apresentem elevada capacidade gravimétrica e  de intercalação, onde os íons de lítio podem se   de lítio
           volumétrica e, consequentemente, elevada den-  difundir para dentro da estrutura cristalina do
           sidade de energia.                       material, bem como sair dessa estrutura.
                                                      Os materiais mais utilizados e presentes nas
           Bateria de íons de lítio                 células comerciais são óxido de cobalto (LCO),
           Tipicamente uma célula básica de íons de lítio  fosfato de ferro (LFP), óxido de níquel-manga-
           consiste em um ânodo (eletrodo negativo) e um  nês e cobalto (NMC), óxido de níquel-cobalto e
           cátodo (eletrodo positivo) conectados por um  alumínio (NCA) e óxido de manganês (LMO).
           eletrólito que contém íons de lítio. Os eletrodos  Geralmente a seleção do material é baseada no
           são isolados eletricamente entre si por um sepa-  requisito de desempenho desejado da bateria,
           rador, tipicamente uma membrana polimérica,  tais como densidade de energia, densidade de
           que permite a troca dos íons de lítio entre os  potência, vida cíclica, segurança e custo.3
           dois eletrodos. Adicionalmente, eletrólitos líqui-
           dos, poliméricos, gel e cerâmicos vêm sendo ex-  Eletrodo negativo
           plorados para uso em células de íons de lítio. A  O carbono e o titanato de lítio são os principais
           figura 1 ilustra a operação básica de uma típica  tipos de eletrodos negativos utilizados nas célu-
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           célula de íons de lítio.                 las de íons de lítio. Novos tipos de ânodos estão

           outubro/novembro/dezembro                                                                        13
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