Page 14 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA



                              em desenvolvimento, incluindo lítio metálico e   A densidade específica caracteriza a energia
                              ligas metálicas com foco especial para ligas de  da bateria por unidade de peso (ou volume),
                              lítio-silício e materiais de conversão.  traduzida na autonomia do veículo. A potência
                                                                       específica é a capacidade da bateria em dispo-
                              Eletrólitos                              nibilizar elevada corrente numa determinada
                              O  eletrólito  é  parte  fundamental  da  bateria  demanda, refletindo na aceleração do veículo.
                              de íons de lítio, pois provê mobilidade iônica  Segurança é um dos mais importantes aspectos
                              para o transporte dos íons de lítio entre os ele-  para a bateria de carros elétricos, em que um
                              trodos. Há duas classes de eletrólitos: líquidos  acidente pode ser fatal. O desempenho reflete a
                              (aquosos e orgânicos) e sólidos (polímeros, ce-  condição da bateria quando o veículo é condu-
                              râmicos e vítreos).                      zido em condições extremas de temperatura. A
                                Para as células de íons de lítio, os eletrólitos  vida útil reflete o número de ciclos de recarga e
                              que apresentam uma janela eletroquímica está-  descarga e está relacionado com sua durabilida-
                              vel são usualmente baseados numa mistura de  de. O custo apresenta a viabilidade tecnológica,
                              solventes orgânicos (p. ex., carbonatos orgâni-  englobando os sistemas auxiliares para seguran-
                              cos) com dissolução de sais de lítio.    ça, sistema de gestão, monitoramento e controle
                                No entanto, as faixas de tensão e temperatura  das condições térmicas para garantir uma vida
                              de estabilidade desses eletrólitos são extrema-  útil da bateria em torno de oito a dez anos.
                              mente estreitas — assim, para garantir uma ope-  A vantagem principal da bateria de íons de
                              ração segura, é imprescindível que toda bateria  lítio para o uso em carros elétricos é a densidade
                              de íons de lítio possua um sistema de gestão e  de energia. Dentre as diferentes tecnologias de
                              controle – Battery Management System (BMS) –  baterias de íons de lítio apresentadas na figura 2,
                              confiável e parametrizado para a eletroquímica  as duas químicas que apresentam maiores den-
                              das células utilizadas.                  sidades de energia são NMC e NCA, que estão
                                                                       dominando esta aplicação, superando a LCO e
                              Comparativo de diferentes tipos de       deixando esta célula fora desse mercado.
                              baterias de íons de lítio                   Comparativamente, as células NCA têm

                              Atualmente a bateria de íons de lítio é a tecno-  menor vida cíclica, são menos seguras e têm
                              logia utilizada nos veículos elétricos. Na figura  maior quantidade de cobalto (mais raro e caro)
                              2, podemos observar um comparativo das prin-  que as NMC. As baterias LFP são mais segu-
                              cipais eletroquímicas de células de íons de lítio.  ras, possuem materiais mais abundantes e apre-
                              As  principais  características  consideradas  são:  sentam maior vida cíclica, no entanto apresen-
                              energia e potência específica, segurança, desem-  tam baixa densidade de energia. Embora tanto
                              penho, vida útil e custo.                as células NMC e NCA estejam presentes no
                   Figura 2.
                Comparação
                de diferentes
               tecnologias de
              baterias de íons
                      de lítio


















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