Page 14 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
em desenvolvimento, incluindo lítio metálico e A densidade específica caracteriza a energia
ligas metálicas com foco especial para ligas de da bateria por unidade de peso (ou volume),
lítio-silício e materiais de conversão. traduzida na autonomia do veículo. A potência
específica é a capacidade da bateria em dispo-
Eletrólitos nibilizar elevada corrente numa determinada
O eletrólito é parte fundamental da bateria demanda, refletindo na aceleração do veículo.
de íons de lítio, pois provê mobilidade iônica Segurança é um dos mais importantes aspectos
para o transporte dos íons de lítio entre os ele- para a bateria de carros elétricos, em que um
trodos. Há duas classes de eletrólitos: líquidos acidente pode ser fatal. O desempenho reflete a
(aquosos e orgânicos) e sólidos (polímeros, ce- condição da bateria quando o veículo é condu-
râmicos e vítreos). zido em condições extremas de temperatura. A
Para as células de íons de lítio, os eletrólitos vida útil reflete o número de ciclos de recarga e
que apresentam uma janela eletroquímica está- descarga e está relacionado com sua durabilida-
vel são usualmente baseados numa mistura de de. O custo apresenta a viabilidade tecnológica,
solventes orgânicos (p. ex., carbonatos orgâni- englobando os sistemas auxiliares para seguran-
cos) com dissolução de sais de lítio. ça, sistema de gestão, monitoramento e controle
No entanto, as faixas de tensão e temperatura das condições térmicas para garantir uma vida
de estabilidade desses eletrólitos são extrema- útil da bateria em torno de oito a dez anos.
mente estreitas — assim, para garantir uma ope- A vantagem principal da bateria de íons de
ração segura, é imprescindível que toda bateria lítio para o uso em carros elétricos é a densidade
de íons de lítio possua um sistema de gestão e de energia. Dentre as diferentes tecnologias de
controle – Battery Management System (BMS) – baterias de íons de lítio apresentadas na figura 2,
confiável e parametrizado para a eletroquímica as duas químicas que apresentam maiores den-
das células utilizadas. sidades de energia são NMC e NCA, que estão
dominando esta aplicação, superando a LCO e
Comparativo de diferentes tipos de deixando esta célula fora desse mercado.
baterias de íons de lítio Comparativamente, as células NCA têm
Atualmente a bateria de íons de lítio é a tecno- menor vida cíclica, são menos seguras e têm
logia utilizada nos veículos elétricos. Na figura maior quantidade de cobalto (mais raro e caro)
2, podemos observar um comparativo das prin- que as NMC. As baterias LFP são mais segu-
cipais eletroquímicas de células de íons de lítio. ras, possuem materiais mais abundantes e apre-
As principais características consideradas são: sentam maior vida cíclica, no entanto apresen-
energia e potência específica, segurança, desem- tam baixa densidade de energia. Embora tanto
penho, vida útil e custo. as células NMC e NCA estejam presentes no
Figura 2.
Comparação
de diferentes
tecnologias de
baterias de íons
de lítio
14 outubro/novembro/dezembro