Page 16 - Revista EAA - Edição 86
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CAPA SEGURANÇA E ROBUSTEZ DO POWERTRAIN ELÉTRICO DOS VES
Segurança e robustez dos
conjuntos motrizes utilizados
nos veículos elétricos
Toda nova tecnologia
gera expectativa
e desconfiança, mas
o risco de incêndio
num carro movido
a combustível fóssil
é muito maior do que
num carro elétrico
Dr. Wanderlei Marinho,
Dr. Gustavo Gioria,
MSc. Maria de Fátima Rosolem,
Eng. Raul Beck
Figura 1: Os quatro principais
conceitos relacionados à
mobilidade elétrica [1]
A área automobilística vive uma grande transformação global. ário de um veículo testado, validado, confiável, funcional e seguro,
Estamos saindo da propulsão com motores a combustão para a ou seja, estamos falando em confiabilidade e qualidade.
propulsão elétrica. O processo passa pela mudança em toda a ca- Esse padrão de confiabilidade e qualidade envolve os elemen-
deia de valor. Fabricantes de veículos, fornecedores e, no final da tos estruturais básicos dos veículos a combustão, já bem conheci-
linha, os clientes, estão atentos a toda essa mudança. A expectativa dos e dominados pela engenharia automobilística, incorporando
é grande para todos, e muita ação é necessária. os elementos constituintes do conjunto motriz eletrificado, cujos
Todas as áreas de conhecimento da pesquisa e desenvolvimen- principais componentes dependem da sua arquitetura. A Figura 2
to, engenharias, gestão, negócios e outras mais estão empenhadas apresenta a arquitetura típica de um veículo elétrico.
no estabelecimento dessa transformação. A Figura 1 ilustra as qua- Conforme pode ser observado, os principais componentes uti-
tro áreas de desenvolvimento tecnológico relacionadas ao futuro lizados nos veículos elétricos são:
da mobilidade, em que a mobilidade elétrica tem papel essencial.
• Motores elétricos, nas suas mais diversas configurações e
Os requisitos funcionais desejados para os veículos elétricos requisitos de eficiência e robustez;
dependem dos resultados de pesquisas e desenvolvimentos (P&D)
• Conversores e inversores eletrônicos, com diversas to-
realizados, em grande parte, pelos fabricantes de veículos e seus for-
pologias e tecnologias, responsáveis pela conversão de
necedores (sistemistas). Envolve o chamado ciclo de vida do veícu- energia (AC/DC, DC/DC, DC/AC);
lo elétrico, que considera a fase de projeto, testes, validação, fabrica-
• Bateria de lítio-íon, de diversos tipos de eletroquímica e
ção e operação, até alcançar o momento do seu descarte ou baixa.
elevada densidade de energia e de potência.
Um dos aspectos importantes dessa transformação está volta-
do para a segurança operacional desses sistemas de propulsão. Em Além desses componentes, vários outros elementos
princípio, essa abordagem leva em consideração a entrega ao usu- são imprescindíveis – sistemas de controle, de recarga, de
16 abril/maio/junho