Page 29 - Revista EAA - Edição 86
P. 29

HackaTrouble – organizadores














      Antonio Celso Duarte  Débora M. V. Moura  Francisco Felinto Jr.  Hayram Nicacio  Heitor Bucker  José Augusto    José Carlos Gushi  Maurício Grandi  Moshiko Moshe
       Senior Technology   Associação SAE BRASIL  Chief Learning Officer   Embedded Electronic   How Who Reach HWR   Christianini Filho  Engenheiro e Professor  Creativity | Purpose |   Frenkel
       Innovation Advisor      and Innovation na NFE.io  Systems  Tecnologia e Mercado  Coordenador INOVA   Communication  Israel Innovation
                                                                       CPS e Innovation &                    Manager for Latin
                                                                      Technology Consultant                 America at INNA ImC™








      Ricardo Altmann  Robson de Souza   Rogério Rodrigues  Sergio Savane  Simoni M. Gheno  Thiago Barão Negretti  Tulio Colleto  Wellington Silva
       Director at Lunica  Conceição  ITS Digital Business Analyst   Consulting of Industry 4.0   Gestora INOVA CPS  R&D Engineer at    Manager of Product   Agente de Inovação
                   Consultor ERP na Sinergy   | Community Coordinator |   Digital Transformation and   Mercedes-Benz |Digital   Development Engineering   e Professor
                      Tecnologia     Speaker    Manufacturing Solution       Transformation Chairman    and Project Management
                                                                              & Innovation Mentor
                                                                               at SAE BRASIL






                                                               Mãos à obra!
             Em meio a tantas informações que recebemos, o interes-
           sante título nos leva a um texto no qual a seguinte frase chama   No dia seguinte ao debate, o gru-
                                                                                                   Vale a
           a atenção:                                          po que se formava para essa causa
                                                                                                   leitura
                                                               reuniu-se  on-line. Normalmente, o
                                                               período  de planejamento  para tal
                                                               evento é de no mínimo três meses,
               “A organização de hackathons                    mas a estimativa dos especialistas de um pico da pandemia
              virtuais relâmpagos, com foco                    que se iniciava nos dava apenas cerca de dois meses, não para
           na busca de soluções em diferentes                  planejar, mas para entregar soluções prontas e gratuitas para a
               frentes, pode ser um caminho                    sociedade. Fazendo um cronograma reverso, tínhamos apenas
                       para gerar ideias.”                     três semanas para lançar o evento.
                                                                 Um desafio sem precedentes para a organização em ter-
                                                               mos de cronograma, finanças e execução. Foi necessária muita
                                                               coragem, pois todo o trabalho teve que ser voluntário e o even-
             O sonho de realizar um hackathon voltado para a mo-  to, totalmente gratuito e conectado. Rapidamente percebemos
           bilidade cresceu nos últimos anos em nossa associação. A   que precisaríamos de ajuda institucional para a organização,
           faísca necessária para nos organizarmos novamente estava   de apoiadores máster que propiciassem a infraestrutura ade-
           diante de nossos olhos. Dessa vez, com uma causa maior,   quada para que o projeto se tornasse viável e de alto nível, além
           de cooperarmos com a sociedade.  Para entregarmos solu-  de apoiadores de premiações que tornassem a competição ain-
           ções inovadoras para os desafios propostos, com implan-  da mais atraente para os participantes.
           tação de curtíssimo prazo através da tecnologia, na luta   Ligações telefônicas, mensagens de texto, mensagens de
           contra o coronavírus, nos impusemos a missão de realizar   voz, videoconferências em aplicativos diversos... Usamos vas-
           este hackathon.                                     tos recursos disponíveis no mercado para que a comunicação

           abril/maio/junho                                                                                 29
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34