Page 24 - Revista EAA - Edição 86
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CAPA           INFRAESTRUTURA















          Desafios de


          infraestrutura

          logística

          para o agro

          brasileiro




          É importante citar os esforços
          que vêm sendo realizados
          no sentido de aliviar o escoamento
          da safra de um agronegócio
          em expansão, mas ainda existem
          gargalos relevantes de infraestrutura


          Edson Zacarias*






            O agronegócio é um dos setores da economia brasileira   diferença de competitividade logística. Ou seja, os grãos pro-
         que mais se destacam globalmente, com um dos códigos flo-  duzidos acima dessa faixa, preferencialmente, deveriam seguir
         restais mais rigorosos do mundo, e tecnologia empregada por   para os portos do Arco Norte que receberam investimentos no
         produtores que atingem recordes de produtividade e produção   crescimento de capacidade de elevação.
         a cada ano. A soja desponta nesse contexto como a principal   Apesar dessa lógica, a realidade é que grande parte da
         commodity agrícola produzida por aqui e figura como produ-  produção acima desse paralelo disputa espaço nos portos
         to líder, somando 26 bilhões de dólares na pauta exportadora.   do Sudeste e Sul do país. Certamente com impacto em
         Boa parcela dessa produção é processada localmente e atende a   fretes maiores, redução do preço do produto, menos re-
         cadeia produtora de proteína animal.                sultado na mão daquele produtor altamente eficiente da
            A parcela mais significativa da produção de soja, com apro-  porteira para dentro, e no fim do dia se traduz no que
         ximadamente 64%, no entanto, segue das lavouras para os por-  conhecemos como custo Brasil.
         tos de acordo com o anuário estatístico da Agência Nacional   Já bem escalonada, a capacidade portuária tem deixado de
         de Transportes Aquaviários (Antaq) e vai garantir a segurança   ser entrave para se aumentar os embarques pelo Arco Norte.
         alimentar de inúmeros parceiros comerciais do Brasil.  Inclusive em 2020 a conclusão da segunda fase do Terminal
            Muito dependente dos portos do Sul e Sudeste para escoar   de Grãos do Maranhão (Tegram) dobrará, com acréscimo de
         suas safras, neste ano agrícola 2019/20 o agro brasileiro perce-  mais 5 milhões de toneladas à sua capacidade de elevação.
         berá com mais intensidade, apesar de muitos problemas ainda   Apesar disso, os problemas recorrentes com as rodovias conti-
         presentes, o sinal de uma inflexão que não deve mais ter volta.   nuam a dificultar o avanço dos portos do Arco Norte de forma
         Conhecida linha divisória, o paralelo 16 delimita a faixa de in-  mais consistente.
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