Page 24 - Revista EAA - Edição 86
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CAPA INFRAESTRUTURA
Desafios de
infraestrutura
logística
para o agro
brasileiro
É importante citar os esforços
que vêm sendo realizados
no sentido de aliviar o escoamento
da safra de um agronegócio
em expansão, mas ainda existem
gargalos relevantes de infraestrutura
Edson Zacarias*
O agronegócio é um dos setores da economia brasileira diferença de competitividade logística. Ou seja, os grãos pro-
que mais se destacam globalmente, com um dos códigos flo- duzidos acima dessa faixa, preferencialmente, deveriam seguir
restais mais rigorosos do mundo, e tecnologia empregada por para os portos do Arco Norte que receberam investimentos no
produtores que atingem recordes de produtividade e produção crescimento de capacidade de elevação.
a cada ano. A soja desponta nesse contexto como a principal Apesar dessa lógica, a realidade é que grande parte da
commodity agrícola produzida por aqui e figura como produ- produção acima desse paralelo disputa espaço nos portos
to líder, somando 26 bilhões de dólares na pauta exportadora. do Sudeste e Sul do país. Certamente com impacto em
Boa parcela dessa produção é processada localmente e atende a fretes maiores, redução do preço do produto, menos re-
cadeia produtora de proteína animal. sultado na mão daquele produtor altamente eficiente da
A parcela mais significativa da produção de soja, com apro- porteira para dentro, e no fim do dia se traduz no que
ximadamente 64%, no entanto, segue das lavouras para os por- conhecemos como custo Brasil.
tos de acordo com o anuário estatístico da Agência Nacional Já bem escalonada, a capacidade portuária tem deixado de
de Transportes Aquaviários (Antaq) e vai garantir a segurança ser entrave para se aumentar os embarques pelo Arco Norte.
alimentar de inúmeros parceiros comerciais do Brasil. Inclusive em 2020 a conclusão da segunda fase do Terminal
Muito dependente dos portos do Sul e Sudeste para escoar de Grãos do Maranhão (Tegram) dobrará, com acréscimo de
suas safras, neste ano agrícola 2019/20 o agro brasileiro perce- mais 5 milhões de toneladas à sua capacidade de elevação.
berá com mais intensidade, apesar de muitos problemas ainda Apesar disso, os problemas recorrentes com as rodovias conti-
presentes, o sinal de uma inflexão que não deve mais ter volta. nuam a dificultar o avanço dos portos do Arco Norte de forma
Conhecida linha divisória, o paralelo 16 delimita a faixa de in- mais consistente.
24 abril/maio/junho