Page 25 - Revista EAA - Edição 86
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Evolução em milhões de toneladas
ao ano da produção de grãos no
Brasil e a destacada posição da soja
Fonte: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/serie-historica-das-safras
Não se pode, porém, desconsiderar alguns avanços que através de conexão com a Ferrovia Norte-Sul em Palmeirante,
ocorreram, com destaque para a conclusão da pavimentação TO, ou para o porto de Vila do Conde, no Pará.
da BR-163 em 2019. O traçado é fundamental para trafegar No Mato Grosso, a BR-158 possui 130 quilômetros de
do Médio-norte, maior região produtora de soja do Mato percurso não pavimentado, várias pontes de madeira que ame-
Grosso, com 26,1 milhões de toneladas de soja e milho, até açam severamente a segurança dos usuários e a vida útil dos
as estações de transbordo rodo-hidroviário em Miritituba, no equipamentos rodoviários. Os impasses existentes deverão ser
Pará. Agora pavimentada, suporta a manutenção da inflexão ultrapassados para permitir que o percurso seja pavimentado ou
citada, ou seja, cargas que deveriam seguir para o Arco Norte, reorientado na passagem pela reserva indígena Marãiwatsédé
indo para o destino. Em um futuro próximo, a EF-170 ou o nas proximidades de Alto Boa Vista, MT.
Ferrogrão deverá seguir paralelamente à BR-163 de Sinop até No sudeste do Pará, entre Santana do Araguaia e Reden-
Miritituba, garantindo ambiente competitivo e de fomento ção, a BR-158 tem sido palco, como presenciado por muito
para o Médio-norte mato-grossense. anos na BR-163, de acidentes, rompimentos frequentes de
Como dito, é importante ressaltar os esforços realizados e pontes de madeira e perda de competitividade. A licitação
que trazem alívio para um agronegócio pujante, porém garga- para capacitar a rodovia no Pará com aproximadamente 110
los de infraestrutura persistem. É relevante abordar o eixo de quilômetros está pronta desde 2016. Ordens de serviço foram
escoamento representado pela BR-158, sobretudo no leste do recentemente expedidas, e os recursos necessários para a subs-
Mato Grosso com produção de 8,5 milhões de toneladas de tituição de pontes de madeira foram provisionados pela União.
soja e milho. Com investimentos adequados, as exportações Após anos à espera de recursos, o Departamento Nacional de
agrícolas convergirão com mais vigor para portos como Itaqui, Infraestrutura de Transporte (DNIT) anunciou a mobilização
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