Page 25 - Revista EAA - Edição 86
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             Evolução em milhões de toneladas
             ao ano da produção de grãos no
             Brasil e a destacada posição da soja




























               Fonte: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/serie-historica-das-safras









             Não se pode, porém, desconsiderar alguns avanços que   através de conexão com a Ferrovia Norte-Sul em Palmeirante,
           ocorreram, com destaque para a conclusão da pavimentação   TO, ou para o porto de Vila do Conde, no Pará.
           da BR-163 em 2019. O traçado é fundamental para trafegar   No  Mato  Grosso,  a  BR-158  possui  130  quilômetros  de
           do Médio-norte, maior região produtora de soja do Mato   percurso não pavimentado, várias pontes de madeira que ame-
           Grosso, com 26,1 milhões de toneladas de soja e milho, até   açam severamente a segurança dos usuários e a vida útil dos
           as estações de transbordo rodo-hidroviário em Miritituba, no   equipamentos rodoviários. Os impasses existentes deverão ser
           Pará. Agora pavimentada, suporta a manutenção da inflexão   ultrapassados para permitir que o percurso seja pavimentado ou
           citada, ou seja, cargas que deveriam seguir para o Arco Norte,   reorientado na passagem pela reserva indígena Marãiwatsédé
           indo para o destino. Em um futuro próximo, a EF-170 ou o   nas proximidades de Alto Boa Vista, MT.
           Ferrogrão deverá seguir paralelamente à BR-163 de Sinop até   No sudeste do Pará, entre Santana do Araguaia e Reden-
           Miritituba, garantindo ambiente competitivo e de fomento   ção, a BR-158 tem sido palco, como presenciado por muito
           para o Médio-norte mato-grossense.                  anos na BR-163, de acidentes, rompimentos frequentes de
             Como dito, é importante ressaltar os esforços realizados e   pontes de madeira e perda de competitividade. A licitação
           que trazem alívio para um agronegócio pujante, porém garga-  para capacitar a rodovia no Pará com aproximadamente 110
           los de infraestrutura persistem. É relevante abordar o eixo de   quilômetros está pronta desde 2016. Ordens de serviço foram
           escoamento representado pela BR-158, sobretudo no leste do   recentemente expedidas, e os recursos necessários para a subs-
           Mato Grosso com produção de 8,5 milhões de toneladas de   tituição de pontes de madeira foram provisionados pela União.
           soja e milho. Com investimentos adequados, as exportações   Após anos à espera de recursos, o Departamento Nacional de
           agrícolas convergirão com mais vigor para portos como Itaqui,   Infraestrutura de Transporte (DNIT) anunciou a mobilização

           abril/maio/junho                                                                                 25
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