Page 27 - Revista EAA - Edição 86
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FOTO: ISTOCKPHOTO
Participação
percentual
dos
portos na
exportação
de soja
e milho,
divisão
Paralelo 16º
REFERÊNCIAS
Portanto, é fundamental o esforço de recuperação da (1) Fonte: SDP/ANTAQ + IBGE, http://portal.antaq.gov.br/wp-content/
uploads/2020/02/Anu%C3%A1rio-2019-vFinal-revisado.pdf
capacidade de refletir estrategicamente a infraestrutu-
(2) http://www.cggtrading.com/logistica/tegram
ra logística brasileira a partir da integração multimodal
(3) http://www.imea.com.br/imea-site/relatorios-mercado
e da mobilidade. Quais intervenções são necessárias na
(4) Fonte: Prof. Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura, Su-
infraestrutura de transporte e logística para cada tipo de pply Chain e Logística da Fundação Dom Cabral – FDC, Plataforma de In-
carga a partir de sua matriz origem-destino? fraestrutura em Logística de Transportes – PILT https://www.youtube.com/
watch?v=1kHQlz02DlM
Relevante nesta reflexão, ferrovias atuais e novas, como Fer-
(5) Nível A: fluxo livre, concentração bastante reduzida. Conforto e con-
rogrão, Fico e Fiol, conectadas a uma malha rodoviária capilar e veniência: ótimos. Nível B: fluxo estável, concentração reduzida. Conforto
robusta rede de armazenagem, têm potencial de alterar a lógica e conveniência: bons. Nível C: fluxo estável, concentração média: regular.
Nível D: próximo do fluxo instável, concentração alta. Conforto e conve-
de escoamento, a competitividade e a sustentabilidade do agro-
niência: ruins. Nível E: fluxo instável, concentração extremamente alta.
negócio brasileiro, sobretudo se pensadas pela ótica de redução Conforto e conveniência: péssimos. Nível F: fluxo forçado, concentração al-
tíssima. Conforto e conveniência: inaceitáveis.
do custo Brasil e da criação de valor para a sociedade brasileira.
(6) EF-170 ou Ferrogrão contará com uma extensão de 933 km, conectando
A SAE BRASIL e as atividades por ela desenvolvidas
a região produtora de grãos do Centro-Oeste (Sinop, MT) ao Estado do Pará,
são importantes fontes de conhecimento e atualização tec- desembocando no Porto de Miritituba. file:///C:/Users/4G537315/Down-
loads/cartilha-ferrograo-mai2020.pdf
nológica da indústria, focadas em inovações e tendências da
(7) EF-354 ou FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) com 383 km de
mobilidade brasileira e internacional. Esperamos aprimorar
extensão, o trecho da Ferrovia que começa na Ferrovia Norte-Sul em Mara
a compreensão de barreiras e oportunidades, a exemplo dessa Rosa, GO e vai até Água Boa, MT escoará a produção de grãos (soja e milho)
breve reflexão sobre os desafios de infraestrutura logística daquela região. https://www.ppi.gov.br/concessao-da-ef-354-ferrovia-de-
-integracao-centro-oeste
para o agro brasileiro de forma que o debate de alternati-
(8) EF-334 ou FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) terá extensão de
vas possa suportar o endereçamento de políticas públicas e o 1.527 quilômetros, entre Ilhéus, BA e Figueirópolis, TO.
progresso da mobilidade. n *Edson Zacarias: zacariase@hotmail.com
abril/maio/junho 27