Page 27 - Revista EAA - Edição 86
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              Participação
              percentual
              dos
              portos na
              exportação
              de soja
              e milho,
              divisão
              Paralelo 16º














                                                               REFERÊNCIAS

              Portanto, é fundamental o esforço de recuperação da   (1) Fonte: SDP/ANTAQ + IBGE, http://portal.antaq.gov.br/wp-content/
                                                               uploads/2020/02/Anu%C3%A1rio-2019-vFinal-revisado.pdf
           capacidade de refletir estrategicamente a infraestrutu-
                                                               (2) http://www.cggtrading.com/logistica/tegram
           ra logística brasileira a partir da integração multimodal
                                                               (3) http://www.imea.com.br/imea-site/relatorios-mercado
           e da mobilidade. Quais intervenções são necessárias na
                                                               (4) Fonte: Prof. Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura, Su-
           infraestrutura de transporte e logística para cada tipo de   pply Chain e Logística da Fundação Dom Cabral – FDC, Plataforma de In-
           carga a partir de sua matriz origem-destino?        fraestrutura em Logística de Transportes – PILT https://www.youtube.com/
                                                               watch?v=1kHQlz02DlM
              Relevante nesta reflexão, ferrovias atuais e novas, como Fer-
                                                               (5) Nível A: fluxo livre, concentração bastante reduzida. Conforto e con-
           rogrão, Fico e Fiol, conectadas a uma malha rodoviária capilar e   veniência: ótimos. Nível B: fluxo estável, concentração reduzida. Conforto
           robusta rede de armazenagem, têm potencial de alterar a lógica   e conveniência: bons. Nível C: fluxo estável, concentração média: regular.
                                                               Nível D: próximo do fluxo instável, concentração alta. Conforto e conve-
           de escoamento, a competitividade e  a sustentabilidade do agro-
                                                               niência: ruins. Nível E: fluxo instável, concentração extremamente alta.
           negócio brasileiro, sobretudo se pensadas pela ótica de redução   Conforto e conveniência: péssimos. Nível F: fluxo forçado, concentração al-
                                                               tíssima. Conforto e conveniência: inaceitáveis.
           do custo Brasil e da criação de valor para a sociedade brasileira.
                                                               (6) EF-170 ou Ferrogrão contará com uma extensão de 933 km, conectando
              A SAE BRASIL e as atividades por ela desenvolvidas
                                                               a região produtora de grãos do Centro-Oeste (Sinop, MT) ao Estado do Pará,
           são importantes fontes de conhecimento e atualização tec-  desembocando no Porto de Miritituba. file:///C:/Users/4G537315/Down-
                                                               loads/cartilha-ferrograo-mai2020.pdf
           nológica da indústria, focadas em inovações e tendências da
                                                               (7) EF-354 ou FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) com 383 km de
           mobilidade brasileira e internacional. Esperamos aprimorar
                                                               extensão, o trecho da Ferrovia que começa na Ferrovia Norte-Sul em Mara
           a compreensão de barreiras e oportunidades, a exemplo dessa   Rosa, GO e vai até Água Boa, MT escoará a produção de grãos (soja e milho)
           breve reflexão sobre os desafios de infraestrutura logística   daquela região.  https://www.ppi.gov.br/concessao-da-ef-354-ferrovia-de-
                                                               -integracao-centro-oeste
           para o agro brasileiro de forma que o debate de alternati-
                                                               (8) EF-334 ou FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) terá extensão de
           vas possa suportar o endereçamento de políticas públicas e o   1.527 quilômetros, entre Ilhéus, BA e Figueirópolis, TO.
           progresso da mobilidade. n                          *Edson Zacarias: zacariase@hotmail.com
           abril/maio/junho                                                                                 27
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