Page 26 - Revista EAA - Edição 86
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CAPA INFRAESTRUTURA
FOTO DIVULGAÇÃO BR-158 Ponte de madeira
entre Redenção, PA e
Santana do Araguaia, PA
Distribuição da extensão da rede rodoviária
brasileira por nível de serviço, 2017 e projeções,
100% da extensão da rede em quilômetros.
das obras na BR-158/PA e também a qualificação, através
do Decreto 10.353 no âmbito do Programa de Parcerias de
Investimento, dos estudos para a concessão do traçado entre
Fundação Dom Cabral – PILT, 22/05/2020
Ribeirão Cascalheira/MT e Marabá/PA.
Na atual condição e em períodos de pico de escoamento
de safra, trafegar com cargas por essa rodovia no sentido norte
Divisão modal da produção de transporte
pode representar frete rodoviário por volta de 15% a 20% mais
no Brasil (percentual da TKU total)
caro em relação à mesma distância no sentido sul. Priorizar
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as intervenções nessa infraestrutura é relevante para distribuir
mais adequadamente as cargas pelos corredores logísticos e
portos brasileiros.
De forma geral, o Brasil investiu pouco nos últimos 20 anos,
algo por volta de 0,8% do PIB na sua infraestrutura de trans-
portes, e criou um estoque de demandas. Em uma visão am-
pliada das condições rodoviárias brasileiras, os estudos da
Fundação Dom Cabral, através da Plataforma de Infraestru-
tura de Logística em Transportes, indica que aproximadamen-
te 20% da extensão rodoviária brasileira continuará operando
em condição de fluxo instável ou forçado em 2035, conside-
rando a matriz modal e os projetos previstos. Atualmente esse
Fundação Dom Cabral – PILT, 22 de maio de 2020
número está em 19%.
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