Page 42 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    DESAFIOS




            Para que o País possa consolidar posição entre os      Em 2020 o Brasil exportou                                                                                          Nos dias atuais, são estas as ferrovias que operam no trans-
          maiores produtores e fornecedores de alimentos no cená-                                                                                                                  porte de grãos: VLI, entre o Porto Nacional (TO) e o Porto
          rio mundial, precisamos ter modais cujos valores de frete   80,03 milhões                                                                                                do Itaqui (MA), a RUMO entre Rondonópolis (MT) e San-
                                                                       de toneladas de soja
          sejam mais adequados às commodities, e o modal ferroviá-                                                                                                                 tos (SP), a FCA, entre Pirapora (MG) e Vitória (ES), Aragua-
          rio, pela possibilidade de implantação em qualquer região,                                                                                                               ri (MG) e Vitória (ES) e de Uberaba (MG) a Santos (SP). A
          diferentemente do modal hidroviário – pois não se pode   benefícios ao setor produtivo, essa poderá ser a maior rota                                                     Ferroeste, entre Cascavel e Paranaguá (PR), e a RUMO Malha
          alterar a localização dos rios –, se constitui como o mais   com transporte multimodal no Brasil – rodovia entre a pro-                                                  Sul, de Maringá a Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC).
          importante modal para o agronegócio brasileiro.    dução e os terminais ferroviários, ferrovia até Miritituba e                                                             Em 2020 o Brasil exportou 80,03 milhões de toneladas
            O Brasil necessita de implantação, adequação e inte-  hidrovia até os portos de Santarém (PA), Santana (AP) e                                                          de soja, dos quais 31% chegaram aos portos por ferrovias, e
          gração de sua malha ferroviária para possibilitar a utiliza-  Vila do Conde, Barcarena (PA), permitindo um escoamen-                                                     34,67 milhões de toneladas de milho, com 41% utilizando o
          ção pelo setor produtivo, ajustando a oferta de capacidade   to superior a 50 milhões de toneladas de grãos.                                                             mesmo modal.
          aos crescentes volumes das cargas agrícolas.          A extensão dos trilhos da Ferronorte entre Rondonópo-                                                                 O Brasil precisa preservar suas rodovias e pavimentar as
            A antecipação da renovação das concessões ferroviárias, a   lis (MT) e Lucas do Rio Verde (MT) cria a opção de levar                                                   que ainda não estão pavimentadas, mas os investimentos em
          licitação do tramo central da Ferrovia Norte-Sul, a continui-  ao porto de Santos grãos e cargas conteinerizadas refrige-                                                ferrovias e hidrovias, que conferem ganhos de escala e custos
          dade das obras na Fiol, a implantação da Ferrovia de Integra-  radas ou não, trazendo, no retorno, fertilizantes e produtos                                              de frete mais adequados à produção agrícola, são de funda-
          ção Centro-Oeste (Fico) no trecho entre Mara Rosa (GO) e   de carga geral, e assim reduzir custos de frete e dinamizar                                                   mental importância para o desenvolvimento do setor, a com-
          Água Boa (MT), com extensão de 383 quilômetros, a partir   a economia. Em um horizonte de 10 anos, o Mato Grosso                                                         petitividade da exportação e a geração de divisas que equili-
          de abril deste ano, e a adequação da utilização de malhas   poderá ter três ferrovias: Fico, Ferrogrão e Ferronorte, esta                                                bram a balança do comércio exterior e sustentam a economia
          ferroviárias como a Paulista, a Malha Sul, a Malha Oeste e   última indo de Santos até Lucas do Rio Verde.                                                               nacional, com a geração de emprego e renda.
          as malhas da FCA e MRS são fundamentais para reduzir os   A Fiol é dividida em três etapas: Fiol 1, entre Ilhéus                                                            O desenvolvimento do agronegócio depende do desenvol-
          custos dos fretes e a dependência no modal rodoviário para o   e Caetité (BA), que terá como principal carga minérios,                                                   vimento do sistema ferroviário.n
          escoamento da produção em grandes distâncias.      a Fiol 2, de Caetité a Barreiras (BA), cuja principal carga
            A implantação da Ferrogrão no trecho entre Sinop   serão os grãos do oeste da Bahia, e a Fiol 3, ligando Bar-                                                          *Edeon Vaz Ferreira é presidente da Câmara Temática de Infraestrutura e Logísti-
          (MT) e Miritituba, distrito de Itaituba (PA), trará grandes   reiras à Ferrovia Norte-Sul (FNS).                       Processo de carregamento de grãos nas ferrovias    ca do Agronegócio e diretor executivo do Movimento Pró Logistica de Mato Grosso



                                                           Vem aumentando o
                                                        movimentação de grãos
                                                          pelo modal ferroviário                                FOTOS: ISTOCKPHOTOS



































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