Page 42 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA DESAFIOS
Para que o País possa consolidar posição entre os Em 2020 o Brasil exportou Nos dias atuais, são estas as ferrovias que operam no trans-
maiores produtores e fornecedores de alimentos no cená- porte de grãos: VLI, entre o Porto Nacional (TO) e o Porto
rio mundial, precisamos ter modais cujos valores de frete 80,03 milhões do Itaqui (MA), a RUMO entre Rondonópolis (MT) e San-
de toneladas de soja
sejam mais adequados às commodities, e o modal ferroviá- tos (SP), a FCA, entre Pirapora (MG) e Vitória (ES), Aragua-
rio, pela possibilidade de implantação em qualquer região, ri (MG) e Vitória (ES) e de Uberaba (MG) a Santos (SP). A
diferentemente do modal hidroviário – pois não se pode benefícios ao setor produtivo, essa poderá ser a maior rota Ferroeste, entre Cascavel e Paranaguá (PR), e a RUMO Malha
alterar a localização dos rios –, se constitui como o mais com transporte multimodal no Brasil – rodovia entre a pro- Sul, de Maringá a Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC).
importante modal para o agronegócio brasileiro. dução e os terminais ferroviários, ferrovia até Miritituba e Em 2020 o Brasil exportou 80,03 milhões de toneladas
O Brasil necessita de implantação, adequação e inte- hidrovia até os portos de Santarém (PA), Santana (AP) e de soja, dos quais 31% chegaram aos portos por ferrovias, e
gração de sua malha ferroviária para possibilitar a utiliza- Vila do Conde, Barcarena (PA), permitindo um escoamen- 34,67 milhões de toneladas de milho, com 41% utilizando o
ção pelo setor produtivo, ajustando a oferta de capacidade to superior a 50 milhões de toneladas de grãos. mesmo modal.
aos crescentes volumes das cargas agrícolas. A extensão dos trilhos da Ferronorte entre Rondonópo- O Brasil precisa preservar suas rodovias e pavimentar as
A antecipação da renovação das concessões ferroviárias, a lis (MT) e Lucas do Rio Verde (MT) cria a opção de levar que ainda não estão pavimentadas, mas os investimentos em
licitação do tramo central da Ferrovia Norte-Sul, a continui- ao porto de Santos grãos e cargas conteinerizadas refrige- ferrovias e hidrovias, que conferem ganhos de escala e custos
dade das obras na Fiol, a implantação da Ferrovia de Integra- radas ou não, trazendo, no retorno, fertilizantes e produtos de frete mais adequados à produção agrícola, são de funda-
ção Centro-Oeste (Fico) no trecho entre Mara Rosa (GO) e de carga geral, e assim reduzir custos de frete e dinamizar mental importância para o desenvolvimento do setor, a com-
Água Boa (MT), com extensão de 383 quilômetros, a partir a economia. Em um horizonte de 10 anos, o Mato Grosso petitividade da exportação e a geração de divisas que equili-
de abril deste ano, e a adequação da utilização de malhas poderá ter três ferrovias: Fico, Ferrogrão e Ferronorte, esta bram a balança do comércio exterior e sustentam a economia
ferroviárias como a Paulista, a Malha Sul, a Malha Oeste e última indo de Santos até Lucas do Rio Verde. nacional, com a geração de emprego e renda.
as malhas da FCA e MRS são fundamentais para reduzir os A Fiol é dividida em três etapas: Fiol 1, entre Ilhéus O desenvolvimento do agronegócio depende do desenvol-
custos dos fretes e a dependência no modal rodoviário para o e Caetité (BA), que terá como principal carga minérios, vimento do sistema ferroviário.n
escoamento da produção em grandes distâncias. a Fiol 2, de Caetité a Barreiras (BA), cuja principal carga
A implantação da Ferrogrão no trecho entre Sinop serão os grãos do oeste da Bahia, e a Fiol 3, ligando Bar- *Edeon Vaz Ferreira é presidente da Câmara Temática de Infraestrutura e Logísti-
(MT) e Miritituba, distrito de Itaituba (PA), trará grandes reiras à Ferrovia Norte-Sul (FNS). Processo de carregamento de grãos nas ferrovias ca do Agronegócio e diretor executivo do Movimento Pró Logistica de Mato Grosso
Vem aumentando o
movimentação de grãos
pelo modal ferroviário FOTOS: ISTOCKPHOTOS
42 janeiro/fevereiro/março