Page 43 - Revista EAA - Edição 89
P. 43

FERROVIA    DESAFIOS




 Para que o País possa consolidar posição entre os   Em 2020 o Brasil exportou   Nos dias atuais, são estas as ferrovias que operam no trans-
 maiores produtores e fornecedores de alimentos no cená-    porte de grãos: VLI, entre o Porto Nacional (TO) e o Porto
 rio mundial, precisamos ter modais cujos valores de frete   80,03 milhões    do Itaqui (MA), a RUMO entre Rondonópolis (MT) e San-
 de toneladas de soja
 sejam mais adequados às commodities, e o modal ferroviá-   tos (SP), a FCA, entre Pirapora (MG) e Vitória (ES), Aragua-
 rio, pela possibilidade de implantação em qualquer região,   ri (MG) e Vitória (ES) e de Uberaba (MG) a Santos (SP). A
 diferentemente do modal hidroviário – pois não se pode   benefícios ao setor produtivo, essa poderá ser a maior rota   Ferroeste, entre Cascavel e Paranaguá (PR), e a RUMO Malha
 alterar a localização dos rios –, se constitui como o mais   com transporte multimodal no Brasil – rodovia entre a pro-  Sul, de Maringá a Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC).
 importante modal para o agronegócio brasileiro.   dução e os terminais ferroviários, ferrovia até Miritituba e   Em 2020 o Brasil exportou 80,03 milhões de toneladas
 O Brasil necessita de implantação, adequação e inte-  hidrovia até os portos de Santarém (PA), Santana (AP) e   de soja, dos quais 31% chegaram aos portos por ferrovias, e
 gração de sua malha ferroviária para possibilitar a utiliza-  Vila do Conde, Barcarena (PA), permitindo um escoamen-  34,67 milhões de toneladas de milho, com 41% utilizando o
 ção pelo setor produtivo, ajustando a oferta de capacidade   to superior a 50 milhões de toneladas de grãos.   mesmo modal.
 aos crescentes volumes das cargas agrícolas.   A extensão dos trilhos da Ferronorte entre Rondonópo-  O Brasil precisa preservar suas rodovias e pavimentar as
 A antecipação da renovação das concessões ferroviárias, a   lis (MT) e Lucas do Rio Verde (MT) cria a opção de levar   que ainda não estão pavimentadas, mas os investimentos em
 licitação do tramo central da Ferrovia Norte-Sul, a continui-  ao porto de Santos grãos e cargas conteinerizadas refrige-  ferrovias e hidrovias, que conferem ganhos de escala e custos
 dade das obras na Fiol, a implantação da Ferrovia de Integra-  radas ou não, trazendo, no retorno, fertilizantes e produtos   de frete mais adequados à produção agrícola, são de funda-
 ção Centro-Oeste (Fico) no trecho entre Mara Rosa (GO) e   de carga geral, e assim reduzir custos de frete e dinamizar   mental importância para o desenvolvimento do setor, a com-
 Água Boa (MT), com extensão de 383 quilômetros, a partir   a economia. Em um horizonte de 10 anos, o Mato Grosso   petitividade da exportação e a geração de divisas que equili-
 de abril deste ano, e a adequação da utilização de malhas   poderá ter três ferrovias: Fico, Ferrogrão e Ferronorte, esta   bram a balança do comércio exterior e sustentam a economia
 ferroviárias como a Paulista, a Malha Sul, a Malha Oeste e   última indo de Santos até Lucas do Rio Verde.   nacional, com a geração de emprego e renda.
 as malhas da FCA e MRS são fundamentais para reduzir os   A Fiol é dividida em três etapas: Fiol 1, entre Ilhéus   O desenvolvimento do agronegócio depende do desenvol-
 custos dos fretes e a dependência no modal rodoviário para o   e Caetité (BA), que terá como principal carga minérios,   vimento do sistema ferroviário.n
 escoamento da produção em grandes distâncias.   a Fiol 2, de Caetité a Barreiras (BA), cuja principal carga
 A implantação da Ferrogrão no trecho entre Sinop   serão os grãos do oeste da Bahia, e a Fiol 3, ligando Bar-  *Edeon Vaz Ferreira é presidente da Câmara Temática de Infraestrutura e Logísti-
 (MT) e Miritituba, distrito de Itaituba (PA), trará grandes   reiras à Ferrovia Norte-Sul (FNS).   Processo de carregamento de grãos nas ferrovias  ca do Agronegócio e diretor executivo do Movimento Pró Logistica de Mato Grosso



 Vem aumentando o
 movimentação de grãos
 pelo modal ferroviário  FOTOS: ISTOCKPHOTOS



































 42  janeiro/fevereiro/março
   38   39   40   41   42   43   44   45   46