Page 40 - Revista EAA - Edição 89
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FERR
           FERROVIA    DESAFIOSOVIA    DESAFIOS



































          A importância das ferrovias

          para o desenvolvimento


          do agronegócio no Brasil                                                                                                                                                                                                      ISTOCKPHOTOS



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          Para consolidar sua posição entre os maiores produtores globais de alimentos,
          o País precisa ter modais com valores de frete mais adequados,
          o que nos leva à necessidade de implantação de ferrovias                                                                        72 milhões
                                                                                                                                        de toneladas de grãos
                                                                                                                                            e fibras, por safra
          Edeon Vaz Ferreira

                Brasil, país de dimensões continentais, é um dos   mil hectares de algodão. Tudo isso resulta em uma produção     vimento, com o projeto da Ferrovia Norte-Sul. Após esse
                maiores produtores de soja, milho e algodão do   média de 72 milhões de toneladas de grãos e fibras, por safra.   período, no segundo mandato do presidente Lula, com
         O mundo e também se destaca na pecuária bovina         O estado possui ainda, mais de 13 milhões de hectares             a edição do Programa de Aceleração do Crescimento
         de corte, competindo com Estados Unidos, Argentina,   de pastagens aptas à agricultura, ou seja, o Mato Grosso           (PAC), os investimentos em ferrovias foram retomados,
         Canadá e Austrália para alimentar chineses, japoneses,   tem potencial para produzir acima de 170 milhões de to-         para continuação das obras da FNS e início da Ferrovia
         indianos, africanos e outros povos. Dentro da porteira,   neladas de grãos e fibras em curto espaço de tempo. De         de Integração Oeste-Leste (Fiol), empreendimentos que
         nossa produção é uma das mais competentes do planeta,   acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia                não deslancharam na velocidade esperada.
         mas perde grande parte dessa competitividade da por-  Agropecuária (Imea) – Outlook 2030 –, em 2030, o Mato                 Boa parte da produção do agronegócio brasileiro é
         teira para fora. Nosso grande calcanhar de aquiles é a   Grosso poderá produzir 125 milhões de toneladas de grãos        composta por commodities, soja, milho e algodão, produtos   O Brasil concentrou
         deficiência na infraestrutura logística.            e algodão, o que remete a uma preocupação: como faremos              cujos valores de mercado são definidos em bolsa, como as   seus investimentos
            De acordo com a Embrapa, o Brasil preserva 66,3% do   para escoar tamanho volume? Sem dúvida, a resposta passa        de Chicago e Nova York. Por serem produtos de baixo va-   nas rodovias em
                                                                                                                                                                                             detrimento dos
         seu território, utilizando 13,2% em pastagens plantadas e 8%   pelos investimentos em ferrovias.                         lor agregado, os granéis agrícolas não suportam os elevados
                                                                                                                                                                                          setores ferroviário e
         nativas. A agricultura ocupa 7,8% do território brasileiro. O   O Brasil, a partir do século XIX, concentrou seus        custos dos fretes rodoviários, tendo nos modais de maior
                                                                                                                                                                                                hidroviário
         estado de Mato Grosso cultiva soja em 10,3 milhões de hec-  investimentos nas rodovias em detrimento dos setores         escala, a hidrovia e a ferrovia, o meio ideal para movimen-
         tares, e sobre essa área, em segunda safra, planta milho, em   ferroviário e hidroviário, e somente a partir do governo   tação em direção aos portos e centros consumidores, com
         5,2 milhões de hectares. A essa produção se somam mais 700   Sarney o modal ferroviário entrou na pauta do desenvol-     redução do custo logístico e aumento da competitividade.
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