Page 44 - Revista EAA - Edição 89
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PONTO DE VISTA


                                            As ferrovias

                                            e o agronegócio



                                            A integração ferroviária do Centro-Oeste
                                            ao mundo finalmente está acontecendo

                                                  e 1850 a 1930 o Brasil construiu 30 mil quilômetros de estradas de ferro,
                                                  cobrindo a região litorânea do País. Nesse período, seguimos o exem-
                                           Dplo de nações que investiam em ferrovias e hidrovias de longa distância,
                                            como Rússia, Índia, Canadá, Austrália e Estados Unidos. Lamentavelmente, to-
                                            mamos uma direção equivocada a partir dos anos 1930, ao privilegiar rodovias e
                                            caminhões em detrimento de soluções multimodais.
                                               Na década de 1970 fomos o berço da principal revolução agrícola do plane-
                                            ta, que combinou tecnologias inovadoras com empreendedorismo de agricultores
                                            que migraram para o Centro-Oeste. Mas a logística de transporte ferroviário não
                       Marcos Sawaya Jank
                                            seguiu as novas fronteiras da agricultura, e continuou sendo majoritariamente lito-
            é professor sênior de agronegócio global do
                 Insper. marcos.jank@insper.edu.br.  rânea e estruturalmente precária nas ligações rodoviárias de longa distância.
                                               Felizmente esse cenário começa a ser revertido, com as ferrovias chegando com
                                            força ao Centro-Oeste. A Rumo já carrega em Rondonópolis o volume equivalente a
                                            2 mil caminhões por dia na Malha Norte, que levam menos de 85 horas para descer
                                            até Santos, o principal porto agrícola do País. A companhia já opera trens de 120
                                            vagões, que retiram, cada um, 240 caminhões bitrem das estradas.
                                               Essa semana foi inaugurado o terminal de São Simão, operado pela Rumo e Cara-
                                            muru, a primeira integração ferroviária do estado de Goiás ao mar. A Ferrovia Norte-
                                            -Sul, operada pela VLI no trecho norte e pela Rumo no sul, estará 100% operacional
              “Se não houver                no segundo semestre de 2021, interligando os portos de Itaqui (MA) e Santos (SP).
                                               O próximo passo dessa revolução silenciosa é a chegada das ferrovias ao co-
             portos, ferrovias,             ração da produção de soja, milho e algodão do Mato Grosso. Três projetos estão      O caminho para
               hidrovias, tão               sendo analisados neste momento:
             necessários para               a)  A extensão de 680 quilômetros da Ferronorte entre Rondonópolis e Lucas do
              uma nação ser                   Rio Verde, que será construída pela Rumo para movimentar cargas até o porto de    operações autônomas
               respeitada no                  Santos, um investimento com 100% de recursos privados;
              mundo, nunca                  b) As ferrovias de integração oeste-leste (Fico e Fiol), cujo primeiro trecho já come-
                seremos um                    ça a ser construído pela Vale. Essas ferrovias podem, no futuro, chegar a Ilhéus,
                                              por meio de um projeto longe de ser viabilizado;
               grande país.”                c)  A Ferrogrão, que pretende cobrir quase mil quilômetros de Sinop (MT) até os portos   A Wabtec possui vasta experiência em desenvolvimento e
                                              do Arco do Norte, complementando a saída pela BR-163. É um projeto de alta com-   implantação de sistemas de controle de trens de carga e passageiros,
                Olacyr de Moraes              plexidade, cruza reservas naturais e comunidades do bioma amazônico, com um custo
                                              que pode ultrapassar R$ 20 bilhões, a ser arcado em parte pelo governo.           que entregam segurança, eficiência operacional, economia e
                                               A opção pelos modais ferroviário e hidroviário traz muitos benefícios para o País,
                                            se comparados à alternativa rodoviária de longa distância: redução de emissões de gases   qualidade. Estamos trilhando o caminho para operações mais
                                            do efeito estufa e de poluição atmosférica, maior eficiência energética, menor consumo   autônomas com soluções como o Trip Optimizer e o PTC 2.0.
                                            de diesel por quilômetro percorrido, maior segurança e redução de desgastes e acidentes
                                            nas estradas, gerando economia importante para a saúde pública e o meio ambiente.
                                               Três ferrovias levando grãos do Centro-Oeste para o norte, o leste e o sudeste
                                            do País constituem um novo paradigma de desenvolvimento para a agricultura
                                            brasileira. Cabe ao governo federal permitir que esses projetos ocorram e compi-
                                            tam entre si, sem discriminações regulatórias, proporcionando a redução de custos
                                            que os produtores rurais do Centro-Oeste esperam há mais de quatro décadas.  n
                                                                                                                                                                                                              WabtecCorp.com
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