Page 41 - Revista EAA - Edição 89
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FERR
FERROVIA DESAFIOSOVIA DESAFIOS
A importância das ferrovias
para o desenvolvimento
do agronegócio no Brasil ISTOCKPHOTOS
Produção média de
Para consolidar sua posição entre os maiores produtores globais de alimentos,
o País precisa ter modais com valores de frete mais adequados,
o que nos leva à necessidade de implantação de ferrovias 72 milhões
de toneladas de grãos
e fibras, por safra
Edeon Vaz Ferreira
Brasil, país de dimensões continentais, é um dos mil hectares de algodão. Tudo isso resulta em uma produção vimento, com o projeto da Ferrovia Norte-Sul. Após esse
maiores produtores de soja, milho e algodão do média de 72 milhões de toneladas de grãos e fibras, por safra. período, no segundo mandato do presidente Lula, com
O mundo e também se destaca na pecuária bovina O estado possui ainda, mais de 13 milhões de hectares a edição do Programa de Aceleração do Crescimento
de corte, competindo com Estados Unidos, Argentina, de pastagens aptas à agricultura, ou seja, o Mato Grosso (PAC), os investimentos em ferrovias foram retomados,
Canadá e Austrália para alimentar chineses, japoneses, tem potencial para produzir acima de 170 milhões de to- para continuação das obras da FNS e início da Ferrovia
indianos, africanos e outros povos. Dentro da porteira, neladas de grãos e fibras em curto espaço de tempo. De de Integração Oeste-Leste (Fiol), empreendimentos que
nossa produção é uma das mais competentes do planeta, acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia não deslancharam na velocidade esperada.
mas perde grande parte dessa competitividade da por- Agropecuária (Imea) – Outlook 2030 –, em 2030, o Mato Boa parte da produção do agronegócio brasileiro é
teira para fora. Nosso grande calcanhar de aquiles é a Grosso poderá produzir 125 milhões de toneladas de grãos composta por commodities, soja, milho e algodão, produtos O Brasil concentrou
deficiência na infraestrutura logística. e algodão, o que remete a uma preocupação: como faremos cujos valores de mercado são definidos em bolsa, como as seus investimentos
De acordo com a Embrapa, o Brasil preserva 66,3% do para escoar tamanho volume? Sem dúvida, a resposta passa de Chicago e Nova York. Por serem produtos de baixo va- nas rodovias em
detrimento dos
seu território, utilizando 13,2% em pastagens plantadas e 8% pelos investimentos em ferrovias. lor agregado, os granéis agrícolas não suportam os elevados
setores ferroviário e
nativas. A agricultura ocupa 7,8% do território brasileiro. O O Brasil, a partir do século XIX, concentrou seus custos dos fretes rodoviários, tendo nos modais de maior
hidroviário
estado de Mato Grosso cultiva soja em 10,3 milhões de hec- investimentos nas rodovias em detrimento dos setores escala, a hidrovia e a ferrovia, o meio ideal para movimen-
tares, e sobre essa área, em segunda safra, planta milho, em ferroviário e hidroviário, e somente a partir do governo tação em direção aos portos e centros consumidores, com
5,2 milhões de hectares. A essa produção se somam mais 700 Sarney o modal ferroviário entrou na pauta do desenvol- redução do custo logístico e aumento da competitividade.
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