Page 41 - Revista EAA - Edição 89
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FERR
 FERROVIA    DESAFIOSOVIA    DESAFIOS



































 A importância das ferrovias

 para o desenvolvimento


 do agronegócio no Brasil                                                                                        ISTOCKPHOTOS



                   Produção média de
 Para consolidar sua posição entre os maiores produtores globais de alimentos,
 o País precisa ter modais com valores de frete mais adequados,
 o que nos leva à necessidade de implantação de ferrovias  72 milhões
                 de toneladas de grãos
                     e fibras, por safra
 Edeon Vaz Ferreira

 Brasil, país de dimensões continentais, é um dos   mil hectares de algodão. Tudo isso resulta em uma produção   vimento, com o projeto da Ferrovia Norte-Sul. Após esse
 maiores produtores de soja, milho e algodão do   média de 72 milhões de toneladas de grãos e fibras, por safra.   período, no segundo mandato do presidente Lula, com
 O mundo e também se destaca na pecuária bovina   O estado possui ainda, mais de 13 milhões de hectares   a edição do Programa de Aceleração do Crescimento
 de corte, competindo com Estados Unidos, Argentina,   de pastagens aptas à agricultura, ou seja, o Mato Grosso   (PAC), os investimentos em ferrovias foram retomados,
 Canadá e Austrália para alimentar chineses, japoneses,   tem potencial para produzir acima de 170 milhões de to-  para continuação das obras da FNS e início da Ferrovia
 indianos, africanos e outros povos. Dentro da porteira,   neladas de grãos e fibras em curto espaço de tempo. De   de Integração Oeste-Leste (Fiol), empreendimentos que
 nossa produção é uma das mais competentes do planeta,   acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia   não deslancharam na velocidade esperada.
 mas perde grande parte dessa competitividade da por-  Agropecuária (Imea) – Outlook 2030 –, em 2030, o Mato   Boa parte da produção do agronegócio brasileiro é
 teira para fora. Nosso grande calcanhar de aquiles é a   Grosso poderá produzir 125 milhões de toneladas de grãos   composta por commodities, soja, milho e algodão, produtos   O Brasil concentrou
 deficiência na infraestrutura logística.   e algodão, o que remete a uma preocupação: como faremos   cujos valores de mercado são definidos em bolsa, como as   seus investimentos
 De acordo com a Embrapa, o Brasil preserva 66,3% do   para escoar tamanho volume? Sem dúvida, a resposta passa   de Chicago e Nova York. Por serem produtos de baixo va-  nas rodovias em
                                                                      detrimento dos
 seu território, utilizando 13,2% em pastagens plantadas e 8%   pelos investimentos em ferrovias.   lor agregado, os granéis agrícolas não suportam os elevados
                                                                  setores ferroviário e
 nativas. A agricultura ocupa 7,8% do território brasileiro. O   O Brasil, a partir do século XIX, concentrou seus   custos dos fretes rodoviários, tendo nos modais de maior
                                                                         hidroviário
 estado de Mato Grosso cultiva soja em 10,3 milhões de hec-  investimentos nas rodovias em detrimento dos setores   escala, a hidrovia e a ferrovia, o meio ideal para movimen-
 tares, e sobre essa área, em segunda safra, planta milho, em   ferroviário e hidroviário, e somente a partir do governo   tação em direção aos portos e centros consumidores, com
 5,2 milhões de hectares. A essa produção se somam mais 700   Sarney o modal ferroviário entrou na pauta do desenvol-  redução do custo logístico e aumento da competitividade.
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