Page 39 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    DESAFIOS































 O setor será fortemente impactado pela quarta revolução industrial  As novas tecnologias de comunicação sem fio, como as redes   O tema traz desafios de pesquisa em áreas de estudo distintas,
           5G, são consideradas habilitadoras da transformação digital  mas convergentes, inclusive para as engenharias civil


 Entretanto, o modal ferroviário exige investimentos ele-  têm imenso potencial de agregar novas funcionalidades e   decisões relativas tanto à garantia de segurança patrimonial   necessidade de tratar as incertezas dentro de um ambiente de
 vados para a sua implantação, manutenção, modernização e   serviços ao gerenciamento de obras de infraestrutura fer-  ou integridade física de pessoas quanto à garantia, ou mesmo   análise de risco para garantir o sucesso da transformação digi-
 melhoria, sejam eles relacionados à infraestrutura, sejam ao   roviária. Esse fenômeno, conhecido como Transformação   prolongamento, da vida útil do ativo. Assim, o desenvolvi-  tal em domínios de aplicação crítica.
 seu sistema operacional (locomotivas, vagões, trens, maquiná-  Digital, tem influenciado a evolução de diversos setores da   mento de novas abordagens preditivas de manutenção, que   É também necessário que a inovação e o uso das tecno-
 rios, energia, comunicação, controle e segurança). A indústria   sociedade, como o surgimento da Indústria 4.0.   façam uso da grande quantidade de dados disponíveis nos   logias advindas da transformação digital integrem o conhe-
 ferroviária tem desenvolvido trens com engenharia e desem-  As novas tecnologias de comunicação sem fio, – como   sistemas metroferroviários, pode melhorar a eficiência dos   cimento existente no setor metroferroviário. Dessa forma, o
 penho competitivos, projetos especializados e mais eficientes,   as redes 5G (comunicação de grande capacidade, alta con-  processos de manutenção, produzindo diagnósticos anteci-  tema traz desafios de pesquisa em áreas de estudo distin-
 como os sistemas automatizados de operação (Metrô Linha 4   fiabilidade, grande cobertura e baixo consumo) – e para   pados mais precisos e confiáveis.   tas, mas convergentes, de engenharia, particularmente para
 – Amarela) e o sistema monotrilho além da formação de trens   processamento e gerenciamento de informação – como a   A adoção de Gêmeos Digitais (Digital  Twins), por   as engenharias civil (inspeção não invasiva de estruturas e
 mais longos com maior produtividade. Além disso, a fabrica-  Computação em Nuvem (Cloud Computing), a Compu-  exemplo, pode levar à redução do custo de manutenção   geotécnica da infraestrutura), elétrica (com plataformas ci-
 ção de locomotivas mais eficientes e menos poluentes é uma   tação de Borda (Edge Computing), a Análise de Grandes   de obras de infraestrutura, e assim permitir a manutenção   berfísicas inteligentes e aplicação distribuída de plataformas
 realidade, bem como sistemas e equipamentos de bordo que   Quantidades de Dados (Big Data Analytics), o Aprendiza-  preditiva e proativa, que é mais barata, pois pode ser plane-  de IoT++ Inteligentes), de computação (sistemas de eletrifi-
 otimizam a utilização de combustível de acordo com o trajeto   do de Máquina (Machine Learning) e a Inteligência Artifi-  jada. O monitoramento sistemático embarcado em veículos   cação, sinalização, comunicação e controle), mecânica (mo-
 e as velocidades ideais. Mas há ainda um aspecto fundamental   cial (Artificial Inteligence) – são consideradas as tecnologias   permite antever a degradação de componentes, otimizando   nitoramento dinâmico do conforto e da segurança veicular) e
 que diz respeito à manutenção e conservação de toda a in-  habilitadoras desta transformação digital, integradas ao con-  a manutenção preventiva e reduzindo custos. Os desafios   mecatrônica (confiabilidade e disponibilidade de ativos).
 fraestrutura do sistema ferroviário, tanto a existente quanto   ceito da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).   da transformação digital são amplificados nos domínios de   Nesse sentido, a Escola Politécnica da Universidade de São
 aquela a ser construída no futuro.  A alta capacidade de conectividade e a automação in-  aplicação crítica, nos quais comportamentos não esperados   Paulo (EP-USP), através dos pesquisadores de seus diversos
 Como desafios tecnológicos imediatos da Ferrovia 4.0,   tensiva permitem, por exemplo, mudanças de paradigmas   (ou não desejados) podem levar a consequências prejudi-  departamentos e programas de pós-graduação, busca recursos
 destacam-se a evolução de equipamentos e sistemas ele-  de inspeção e manutenção de ativos pela transferência de   ciais (como restrições operacionais, danos patrimoniais,   para pesquisa junto às agências de fomento, como a Funda-
 troeletrônicos referentes à sinalização de vias, à automação   foco do produto para as plataformas de serviço (“Every-  perdas financeiras ou até mesmo danos pessoais).   ção de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
 e ao controle de tráfego e a outros aspectos fundamentais,   thing” as a Service), trazendo ganhos para a eficiência, a   Nos domínios de aplicação crítica, é essencial garantir os   e parcerias colaborativas com universidades internacionais
 como a inspeção, o monitoramento e a manutenção de   produtividade, o conforto e a segurança operacional, bem   atributos de “dependabilidade” (i.e., a junção de segurança, con-  (universidades do Porto e Minho) e a indústria nacional, com
 ativos ferroviários (material rodante e via férrea). O setor   como redução dos custos.   fiabilidade, disponibilidade e capacidade de manutenção, entre   objetivo de preparar os pesquisadores e engenheiros do futu-
 será fortemente impactado pela quarta revolução industrial,   A importância dos sistemas de inspeção, monitoramento   outros) dos seus sistemas. O emprego de diversas tecnologias   ro para o desenvolvimento, o aprimoramento e a aplicação de
 sendo que as áreas ligadas aos processos industrializados,   e manutenção pode ser avaliada pela possibilidade de adquirir   disruptivas – como a Inteligência Artificial (e o Aprendiza-  novas tecnologias digitais na inspeção, no monitoramento, na
 como veículo e automação, provavelmente experimentarão   dados relativos ao comportamento de ativos ferroviários reais   do de Máquina), a virtualização de recursos (como o Cloud   manutenção e no controle de processos ligados à operação
 avanços notáveis mais rapidamente.  que permitam obter, por meio de técnicas de retroanálise,   Computing) e a influência de redes de comunicação sem fio   metroferroviária chamada de Ferrovia 4.0. n
 A utilização dos novos sistemas e Tecnologias de Co-  parâmetros relevantes para a caracterização dos fenômenos   sobre o comportamento da aplicação – traz indeterminismos
 municação e de Informação – conhecidos pelo acrônimo   de degradação. O conhecimento desses parâmetros permite,   ao comportamento do sistema. Portanto, a introdução de no-  *Professores doutores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
 ICT (Information and Communication Technologies) –   em momento oportuno, a adoção de medidas e a tomada de   vos elementos e novas tecnologias gera, obrigatoriamente, a   **Professor doutor da Universidade do Porto, Portugal.
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