Page 11 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA





 ISTOCKPHOTOS  de investimentos, deve se assentar em seis vetores principais:   como a rede física onde parâmetros de eficiência são utiliza-
                                                                 O Sistema de Transportes (T): geralmente caracterizado
             – A racionalização da atividade logística nas diversas regi-
           ões, com ordenamento do território a partir dos potenciais de
                                                               racional (ferrovias), capacidade de movimentação e operação
           produção e consumo;                                 dos, tais como: nível de serviço (rodovias), capacidade ope-
             – O fomento à multimodalidade, com o aproveitando má-  (aeroportos), calados e capacidade de movimentações (portos
           ximo das vantagens de cada modal de transporte;     e hidrovias) etc.
             – A promoção de ganhos socioambientais, com a utiliza-  O Sistema de Atividades (A): geralmente caracterizado
           ção das vantagens microrregionais e com redução dos impac-  pelas tipologias de demanda em que variáveis envolvem: tipo
           tos na emissão de poluentes;                        de carga, propósitos de viagem, conexões logísticas etc.
             – A busca permanente do desenvolvimento econômico re-  A Circulação (C): geralmente caracterizada pela dinâmica
           gional, com geração de empregos e de criação de riqueza;   das movimentações que envolve fenômenos como movimen-
             – A movimentação de pessoas em sistemas de transportes   tos pendulares e picos de demanda (mobilidade urbana), sazo-
           eficientes, inteligentes e inovadores com capacidade de se in-  nalidades (escoamento de safras), fracionamento e consolida-
           tegrarem à dinâmica de formação de valor para os indivíduos;   ção de cargas (logística integrada) etc.
             – E o aumento da competitividade das empresas e das re-  É exatamente pela ausência de profundidade no plane-
           giões, onde o transporte sai de uma condição periférica para se   jamento estratégico que algumas iniciativas fora do âmbito
           constituir em elemento fundamental de manutenção da com-  governamental são imediatamente repudiadas, pois são inter-
           petitividade sustentada.                            pretadas  como  ambientes  de  concorrência  ao  planejamento
             Nesse contexto, os planos estratégicos precisam estar com-  inerente ao poder público. Um atraso na cultura das relações
           preendidos no âmbito de três conjuntos básicos: os sistemas de   entre instituições. Mas, apesar disso, a Fundação Dom Cabral
           transportes e de atividades econômicas e a circulação dentro   concebeu e operacionalizou, com o apoio de parceiros da ini-
           do complexo de transportes. De maneira geral, esses conjuntos   ciativa privada, a Plataforma de Infraestrutura de Logística de
           básicos devem se materializar de forma integrada e com todas   Transportes (Pilt). A Pilt é, acima de tudo, um centro avança-
           as características de suprimento e de escoamento moldadas   do de estudos que coloca a demanda e sua projeção de longo
 Transportes:   os Estados Unidos e no Canadá, onde a infraestrutu-  para que o transporte e suas redes multimodais não se cons-  prazo como a principal variável de suas modelagens. As ca-
           tituam em fator negativo que contribua para a redução nos
                                                               racterísticas dos projetos que poderão responder às demandas,
 infraestrutura    Nequilíbrio de custos, a implantação de projetos é domi-  níveis de serviço e da competitividade do País e de suas regiões   assim como sua governança e estruturação, não fazem parte do
 ra de transportes possui níveis de alta produtividade e
                                                               escopo da plataforma.
           (figura a seguir).
 e planejamento  nada historicamente pela regra conhecida como “60x40”. Essa   Sistema Triangular de Conjuntos    interpretações errôneas sobre possíveis papéis concorrenciais,
                                                                 A Pilt FDC tem algumas características que a isolam de
 relação caracteriza a divisão do cronograma de uma intervenção
 estrutural, que é aquela capaz de modificar a dinâmica de um   Básicos da Logística de Transportes  tais como: centro de estudos avançados em infraestrutura de
 sistema vigente, com 60% do tempo dedicados ao planejamento   logística de transportes inserido em uma instituição de re-
 O Brasil é o único país entre as 20   e 40% à execução. Na Europa, essa parcela é ainda maior, e no   ferência em gestão e apoiado em ferramentas dinâmicas de
 principais economias que não está   Japão ela chega a 70% e 30%, respectivamente.   Sistemas de    big data e network analytics, e  geographic information systems
 entre as 50 na relação investimentos/  No Brasil não se pode falar em tempo de planejar, pois, em   transportes  para diagnóstico, simulações e cenários em uma abordagem
 PIB e ritmo quantitativo de obras.   geral, o próprio conceito é frágil. As obras são quase sempre   T  multimodal e de longo prazo; atuando como laboratório de
 Precisamos de um planejamento   definidas por interesses imediatistas e, muitas vezes, resolvidas   III  estudos tecnicamente focados para qualificar o debate entre
 de longo prazo que privilegie a   em salões cujo acesso é permitido somente a uns poucos privile-  investidores e o poder público, assim como servir de fonte de
 integração de eixos econômicos    giados e donos do poder. O mais paradoxal é que somos o único   Circulação  simulações para apoiar a tomada de decisões em infraestrutura
 e priorize os investimentos  país entre as 20 principais economias que não está nem entre as   II  de transportes por instituições e agentes qualificados e institu-
 50 na relação investimentos/PIB e ritmo quantitativo de obras.  C  cionalmente designados para tal fim.
 A afirmação de que não se tem, no nosso País, um plane-         Através de iniciativas como essas, espera-se que o Brasil
 Paulo Resende*  jamento de longo prazo em infraestrutura de transportes já   I  consolide seu planejamento de longo prazo, dentro de parâ-
 se transformou em clichê, portanto sujeito à desconsideração   metros e referências que possam realmente comprovar que o
 imediata das autoridades. Para se evitar o lugar comum, é pre-  Sistemas de    que temos historicamente não passa de intervenções de inte-
               Atividades
 ciso qualificar essa ausência. E quando aqui se faz tal afirma-  resses diversos, exceto os da sociedade brasileira. n
                    A
 ção, explica-se tecnicamente.
 Um planejamento de longo prazo, com características in-
 tegradoras de eixos econômicos, e a consequente priorização   Fonte: Paulo Resende (2020)  *Paulo Resende, PhD Coordenador da PILT FDC
 10  janeiro/fevereiro/março  janeiro/fevereiro/março                                                       11
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