Page 22 - Revista EAA - Edição 95
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CIDADES SUSTENTÁVEIS
Figura 3 Mini Metrô em formação comboiada para atender maiores demandas.
É apropriado para operar num anel perimetral contornando a área central
densamente urbanizada. O sistema harmoniza com o transporte de superfície nas
áreas menos densas.
As tecnologias novas, como o uso do hidrogênio como tratando da defesa ou condenação do carro elétrico, apenas
combustível ou nas células de energia não mudam o quadro, alertando para os riscos de decisões pouco pensadas dos
pois também dependem do uso das áreas agrícolas. Por en- gestores públicos. Eu mesmo sou candidato a comprar um
quanto não há saída: os combustíveis de origem fóssil con- carro elétrico ou híbrido, mas não por ser um paladino da
tinuarão participando de 80% das necessidades energéticas. sustentabilidade.
Isso não significa que possamos ficar parados, temos um Pelo menos, quanto às baterias, há boas notícias vindas
grande problema à frente, mas a solução não é tão simples. dos nossos pesquisadores. Trata-se das baterias de hidrogê-
Outro quadro desastroso é conversão de todos os carros nio que já estão muito próximas de se viabilizar.
para a versão elétrica. Vamos tomar como exemplo a cidade
de Sorocaba. Num exercício de imaginação, vamos supor Geração de energia de Itaipu
que todos os carros se tornem elétricos, operem duas horas e o consumo dos automóveis
por dia na potência média de 75 kW. Essa frota consumiria de Sorocaba na hipótese
28% da produção de Itaipu levando em conta sua melhor de todos se tornarem elétricos
fase do regime de águas, lembrando que estamos falando
POTÊNCIA MÉDIA DE
somente da frota de Sorocaba. Ainda tem a possibilida- 75 kW
REFERÊNCIA
de de usarmos placas solares... será? Vamos à conta: com
os mesmos carros acima vamos precisar de 75 km² de área TEMPO DE USO DIÁRIO 2 horas
para as placas solares, num município que tem 456 km².
FROTA DE SOROCABA 496.000 veículos
A energia gerada pela gasolina no Brasil durante um
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ano é de 2x10 kWh, e a energia elétrica gerada, incluin- CONSUMO DE ENERGIA 27.156.000.000 kWh
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do as não hidráulicas, é de 2x10 kWh. Teríamos que ANUAL DA FROTA
aumentar 10 vezes a geração de energia elétrica só para
PRODUÇÃO PLENA DA
atender os veículos antes movidos a gasolina, sem contar USINA DE ITAIPU 96.585.000.000 kWh
os veículos a diesel.
RELAÇÃO ENERGIA
Outra conta também necessária é quanto carbono é ge-
DE ITAIPU/FROTA DE 28%
rado na produção de cada tipo de carro. Como isso é polê-
ELÉTRICOS SOROCABA
mico, não vamos explicitar valores, pois aqui não estamos
24 julho/agosto/setembro