Page 22 - Revista EAA - Edição 95
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CIDADES SUSTENTÁVEIS































          Figura 3 Mini Metrô em formação comboiada para atender maiores demandas.
          É apropriado para operar num anel perimetral contornando a área central
          densamente urbanizada. O sistema harmoniza com o transporte de superfície nas
          áreas menos densas.




            As tecnologias novas, como o uso do hidrogênio como   tratando da defesa ou condenação do carro elétrico, apenas
          combustível ou nas células de energia não mudam o quadro,   alertando para os riscos de decisões pouco pensadas dos
          pois também dependem do uso das áreas agrícolas. Por en-  gestores públicos. Eu mesmo sou candidato a comprar um
          quanto não há saída: os combustíveis de origem fóssil con-  carro elétrico ou híbrido, mas não por ser um paladino da
          tinuarão participando de 80% das necessidades energéticas.   sustentabilidade.
          Isso não significa que possamos ficar parados, temos um   Pelo menos, quanto às baterias, há boas notícias vindas
          grande problema à frente, mas a solução não é tão simples.  dos nossos pesquisadores. Trata-se das baterias de hidrogê-
            Outro quadro desastroso é conversão de todos os carros   nio que já estão muito próximas de se viabilizar.
          para a versão elétrica. Vamos tomar como exemplo a cidade
          de Sorocaba. Num exercício de imaginação, vamos supor  Geração de energia de Itaipu
          que todos os carros se tornem elétricos, operem duas horas  e o consumo dos automóveis
          por dia na potência média de 75 kW. Essa frota consumiria  de Sorocaba na hipótese
          28% da produção de Itaipu levando em conta sua melhor  de todos se tornarem elétricos
          fase do regime de águas, lembrando que estamos falando
                                                               POTÊNCIA MÉDIA DE
          somente da frota de Sorocaba. Ainda tem a possibilida-                                 75       kW
                                                               REFERÊNCIA
          de de usarmos placas solares... será? Vamos à conta: com
          os mesmos carros acima vamos precisar de 75 km² de área   TEMPO DE USO DIÁRIO           2      horas
          para as placas solares, num município que tem 456 km².
                                                               FROTA DE SOROCABA             496.000   veículos
            A energia gerada pela gasolina no Brasil durante um
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          ano é de 2x10 kWh, e a energia elétrica gerada, incluin-  CONSUMO DE ENERGIA   27.156.000.000    kWh
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          do as não hidráulicas, é de 2x10  kWh. Teríamos que   ANUAL DA FROTA
          aumentar 10 vezes a geração de energia elétrica só para
                                                               PRODUÇÃO PLENA DA
          atender os veículos antes movidos a gasolina, sem contar   USINA DE ITAIPU   96.585.000.000     kWh
          os veículos a diesel.
                                                               RELAÇÃO ENERGIA
            Outra conta também necessária é quanto carbono é ge-
                                                               DE ITAIPU/FROTA DE              28%
          rado na produção de cada tipo de carro. Como isso é polê-
                                                               ELÉTRICOS SOROCABA
          mico, não vamos explicitar valores, pois aqui não estamos
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