Page 26 - Revista EAA - Edição 95
P. 26

CIDADES SUSTENTÁVEIS



        ISTOCKPHOTO

































          Ônibus                                                A operação é totalmente automatizada, à semelhança de
          O ônibus é o transporte coletivo mais utilizado, com bai-  um “elevador horizontal”. Você não tem que esperar no ponto.
          xíssimo custo de implantação, mas o custo operacional nem   Você o chama e ele o leva ao destino que indicar. Um Uber
          tanto. O limite de carregamento é de 15.000 passageiros   sobre trilhos. O custo operacional é muito baixo por prescindir
          por hora. É inútil tentar forçar a ultrapassagem desse limi-  de mão obra intensiva, que é a parte mais pesada nos custos
          te: o trânsito vai parar. Algumas cidades segregam uma fai-  do transporte por ônibus. Na média, a população gasta 19%
          xa da via exclusiva para os ônibus, transferindo a desordem   de seus ganhos em transporte. É fácil imaginar os benefícios
          para os demais veículos.                           para a economia com a redução desse custo. Esse projeto cria
            A eletrificação desses veículos é mais complexa. Apenas   um ciclo virtuoso ao viabilizar o adensamento da cidade, e esse
          áreas centrais com grande quantidade de ônibus circulando   mesmo adensamento viabiliza o novo transporte.
          viabilizariam os fios em troles. A opção por baterias tam-  Queremos que o nosso país seja protagonista das solu-
          bém é complexa, já que, além do preço, há o problema do   ções compatíveis com o nosso perfil socioeconômico sem a
          peso maior que exige pavimentos bem mais resistentes.  importação de soluções canhestramente adaptadas. Temos
            Para as empresas que operam o transporte público,   particularidades que só nós conhecemos. Não queremos fi-
          também se cria um desiquilíbrio financeiro, pois os veículos   car a reboque de tecnologias importadas que nem sempre
          usados são negociados entre cidades. Um veículo que atin-  nos atendem por completo. Nosso foco não é só dar uma
          giu o limite de uso numa cidade mais exigente é transferido   solução de transporte: é dar um ambiente de crescimento
          para outra que tem tarifa menor, mas tolerante com a vida   econômico não só pela introdução de mais um ciclo produ-
          útil do veículo. Quando saímos do convencional, esse mer-  tivo, como também pelo menor custo para as pessoas.
          cado se quebra, forçando tarifas mais pesadas.        Temos que valorizar a nossa engenharia criativa. Se o
                                                             equipamento seguiu todos os preceitos técnicos, é seguro
          Minimetrô                                          e tem viabilidade econômica, por que não o creditar? Es-
          O minimetrô é uma proposta de solução subterrânea viável   sas soluções também têm o poder de reformular as áreas
          para baixas e médias densidades, nas cidades sem demanda   centrais das cidades, bem equipadas de infraestrutura, mas
          para um metrô convencional, mas com risco de colapso no   normalmente em decadência e subutilizadas.
          transporte de superfície. É um sistema revolucionário que   Já temos tecnologia para esse veículo autônomo sobre
          permite o adensamento urbano sem necessidade de gran-  trilhos, disponível para a população 24 horas ao dia, ope-
          des obras viárias na superfície e que prima por fazer comu-  rado e projetado com as mais recentes tecnologias da in-
          nicação rápida, segura e sem interferências.       dústria 4.0 e abundância de aplicações IoT. Dentro de um
          28                                                                                julho/agosto/setembro
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31