Page 26 - Revista EAA - Edição 95
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CIDADES SUSTENTÁVEIS
ISTOCKPHOTO
Ônibus A operação é totalmente automatizada, à semelhança de
O ônibus é o transporte coletivo mais utilizado, com bai- um “elevador horizontal”. Você não tem que esperar no ponto.
xíssimo custo de implantação, mas o custo operacional nem Você o chama e ele o leva ao destino que indicar. Um Uber
tanto. O limite de carregamento é de 15.000 passageiros sobre trilhos. O custo operacional é muito baixo por prescindir
por hora. É inútil tentar forçar a ultrapassagem desse limi- de mão obra intensiva, que é a parte mais pesada nos custos
te: o trânsito vai parar. Algumas cidades segregam uma fai- do transporte por ônibus. Na média, a população gasta 19%
xa da via exclusiva para os ônibus, transferindo a desordem de seus ganhos em transporte. É fácil imaginar os benefícios
para os demais veículos. para a economia com a redução desse custo. Esse projeto cria
A eletrificação desses veículos é mais complexa. Apenas um ciclo virtuoso ao viabilizar o adensamento da cidade, e esse
áreas centrais com grande quantidade de ônibus circulando mesmo adensamento viabiliza o novo transporte.
viabilizariam os fios em troles. A opção por baterias tam- Queremos que o nosso país seja protagonista das solu-
bém é complexa, já que, além do preço, há o problema do ções compatíveis com o nosso perfil socioeconômico sem a
peso maior que exige pavimentos bem mais resistentes. importação de soluções canhestramente adaptadas. Temos
Para as empresas que operam o transporte público, particularidades que só nós conhecemos. Não queremos fi-
também se cria um desiquilíbrio financeiro, pois os veículos car a reboque de tecnologias importadas que nem sempre
usados são negociados entre cidades. Um veículo que atin- nos atendem por completo. Nosso foco não é só dar uma
giu o limite de uso numa cidade mais exigente é transferido solução de transporte: é dar um ambiente de crescimento
para outra que tem tarifa menor, mas tolerante com a vida econômico não só pela introdução de mais um ciclo produ-
útil do veículo. Quando saímos do convencional, esse mer- tivo, como também pelo menor custo para as pessoas.
cado se quebra, forçando tarifas mais pesadas. Temos que valorizar a nossa engenharia criativa. Se o
equipamento seguiu todos os preceitos técnicos, é seguro
Minimetrô e tem viabilidade econômica, por que não o creditar? Es-
O minimetrô é uma proposta de solução subterrânea viável sas soluções também têm o poder de reformular as áreas
para baixas e médias densidades, nas cidades sem demanda centrais das cidades, bem equipadas de infraestrutura, mas
para um metrô convencional, mas com risco de colapso no normalmente em decadência e subutilizadas.
transporte de superfície. É um sistema revolucionário que Já temos tecnologia para esse veículo autônomo sobre
permite o adensamento urbano sem necessidade de gran- trilhos, disponível para a população 24 horas ao dia, ope-
des obras viárias na superfície e que prima por fazer comu- rado e projetado com as mais recentes tecnologias da in-
nicação rápida, segura e sem interferências. dústria 4.0 e abundância de aplicações IoT. Dentro de um
28 julho/agosto/setembro