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Figura 5 VLT desenvolvido no Brasil, tração diesel-hidráulica, elétrica e, futuramente, hidrogênio. Imagem Marcopolo

           Metrô                                               gregadas. O VLT atende uma demanda entre 30 mil e

           O metrô é um meio de transporte especialmente destinado   70 mil passageiros por hora. O custo de implantação é
           para grandes demandas, a partir de 80.000 passageiros por   de US$ 10 milhões a US$ 50 milhões. Da mesma forma
           hora. O custo de implantação varia entre US$ 70 milhões   que o metrô, necessita de subsídios.
           e US$ 200 milhões. Necessita de subsídio público na cons-  O  Brasil  perdeu  a  oportunidade  de  fazer  a  transição
           trução e na operação, mas é essencial nas grandes cidades.   do bonde para o VLT ao retirar os trilhos dos bondes das
              Apesar do subsídio, não significa que dê prejuízo. Na   grandes cidades. Foi uma medida equivocada e esse retorno
           verdade, é extremamente viável quando consideradas as   agora é quase impossível. A implantação de VLT valoriza o
           externalidades, ou seja, fora das fronteiras do negócio. Por   entorno e atrai passageiros reticentes ao transporte público.
           exemplo, um profissional liberal que ganhe uma hora por
           dia no deslocamento vai gerar mais ganhos, que vão se re- Bus Rapid Transit [BRT]
           fletir no recolhimento dos impostos, sem falar em poluição,   O BRT é uma ideia muito boa nascida em Curitiba como for-
           acidentes de trânsito, eliminação da necessidade de obras   ma de dar vazão a grandes fluxos sem necessidade de inves-
           para suportar o tráfego que existiria sem o metrô.  timentos pesados. Por ter maior capacidade de aceleração e
              São Paulo ainda não atingiu nem metade de suas necessi-  frenagem, consegue ter intervalos menores e, assim, transportar
           dades e fica atrás da Cidade do México e Santiago, capital do   passageiros praticamente com a mesma capacidade do VLT.
           Chile. Por que, então, não são construídos, sendo que há re-  O custo de implantação é de US$ 1 milhão a US$ 8 mi-
           cursos financeiros? A razão é que esses recursos entram na ru-  lhões. Muitas cidades costumam usar o financiamento do BRT
           brica de “verbas discricionárias” que são os valores que sobram   para resolver os problemas urbanos no eixo do seu trajeto. Isso
           depois das verbas de destino obrigatório. A reforma adminis-  mascara o valor dos subsídios. É mais sustentável em CO  que o
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           trativa permitiria o uso mais racional das verbas. Uma obra do   carro individual, mas são movidos a diesel. Seria uma boa medi-
           metrô valoriza os imóveis no entorno e permite o adensamen-  da eletrificá-los com cabos em troles ou supercapacitores.
           to, que, por sua vez, reduz o custo dos serviços públicos.  Infelizmente  o  impacto  nas  vizinhanças  é  negativo:  os
                                                               imóveis perderiam valor, o ruído e a fumaça não seriam bem-
           Veículo Leve sobre Trilhos [VLT]                    -vindos. Nem sempre toda a frota está rigorosamente regulada
           O VLT é o velho bonde repaginado que pode circular   e a fumaça preta acaba sendo inevitável. É possível que a ele-
           nas vias públicas com os demais veículos ou em vias se-  trificação torne o BRT mais palatável para a vizinhança.

           julho/agosto/setembro                                                                            27
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