Page 27 - Revista EAA - Edição 95
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Figura 6 Primeiro ônibus
nacional com chassi próprio
e 100% elétrico em produção
seriada. Imagem Marcopolo
perímetro denso, é uma cabine com capacidade para dez habitantes das áreas servidos e, assim, permitir a eletrifica-
passageiros com conforto, e com possibilidade para até 30 ção da mobilidade de forma mais eficiente sem comprome-
pessoas em condições extremas. ter pesadamente os meios de geração da energia.n
Atende à chamada do usuário, conduzindo-o ao destino
de forma individualizada e direta, mas altera a forma da
*José Carlos Carneiro é Engenheiro Mecânico e Automóvel pelo
operação quando necessário, dando prioridade ao aumento
Instituto Militar de Engenharia, Tecnólogo Fatec SP e Ciências
da vazão nos picos de demanda. Suporta fluxo de 5.400
Militares AMAN. Fundou a empresa Viatech com o intuito de
passageiros por hora em cada eixo. As estações são espaça- desenvolver tecnologias viáveis para países em desenvolvimento.
das em 800 m, o que limita a velocidade a 102 km/h para
aceleração de 1 m/s².
No anel perimetral, deixa de ter cabines individuais para REFERÊNCIAS
uma formação comboiada, agora com vazão de 35.000 pas- BIODIESELBR. Álcool combustível. Curitiba, RS, 2 fev. 2006.
Disponível em: https://www.biodieselbr.com/energia/alcool/
sageiros por hora. Nessa configuração não tem condições
etanol. Acesso em: out. 2022.
de atender individualmente. Opera como os transportes
CARNEIRO, José Carlos. A Mobilidade e Habitabilidade do
convencionais com tabela de horários.
Futuro.
Para reduzir os custos, reduzimos o diâmetro dos túneis
CARNEIRO, José Carlos. O Novo Transporte para as Cidades
de nove metros de um metrô convencional para 2,2 metros. Médias.
A redução na lotação é compensada pela maior velocidade HEIDARI, Shahin et al. Technical feasibility of a proton battery
e capacidade de aproximar os veículos de forma segura de- with an activated carbon electrode.
vido aos automatismos. International Journal of Hydrogen Energy, v. 43, n. 12, p. 6197-
Não adianta muito construir uma obra de CAPEX bai- 6209, 22 mar. 2018.
MUNDO ECOLOGIA. Disponível em: https://www.
xo, mas custo operacional alto. Por exemplo, a implantação
mundoecologia.com.br. Acesso em: out. 2022.
de linhas de ônibus é muito baixa, limitando-se à compra
NATIONAL BIODIESEL BOARD.
dos ônibus e às instalações de apoio, mas o custo opera-
PORTAL DO AGRONEGÓCIO. Viçosa, MG. Disponível em: https://
cional é alto, principalmente na mão de obra da operação.
www.portaldoagronegocio.com.br. Acesso em: out. 2022.
A estimativa é de um custo de implantação de modestos SANTIAGO, Antonio Dias; ROSSETTO, Raffaella. Produção
US$ 20 milhões por quilômetro, com garantida viabilidade [on-line]. In: Embrapa. Brasília, 21 fev. 2022. Disponível em:
nas externalidades. http://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/
A rapidez e o conforto vão atrair irremediavelmente os cultivos/cana/producao. Acesso em: out. 2022.
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