Page 27 - Revista EAA - Edição 95
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Figura 6 Primeiro ônibus
                                                                                       nacional com chassi próprio
                                                                                       e 100% elétrico em produção
                                                                                       seriada. Imagem Marcopolo






























           perímetro denso, é uma cabine com capacidade para dez   habitantes das áreas servidos e, assim, permitir a eletrifica-
           passageiros com conforto, e com possibilidade para até 30   ção da mobilidade de forma mais eficiente sem comprome-
           pessoas em condições extremas.                      ter pesadamente os meios de geração da energia.n
             Atende à chamada do usuário, conduzindo-o ao destino
           de forma individualizada e direta, mas altera a forma da
                                                                     *José Carlos Carneiro é Engenheiro Mecânico e Automóvel pelo
           operação quando necessário, dando prioridade ao aumento
                                                                     Instituto Militar de Engenharia, Tecnólogo Fatec SP e Ciências
           da vazão nos picos de demanda. Suporta fluxo de 5.400
                                                                      Militares AMAN. Fundou a empresa Viatech com o intuito de
           passageiros por hora em cada eixo. As estações são espaça-  desenvolver tecnologias viáveis para países em desenvolvimento.
           das em 800 m, o que limita a velocidade a 102 km/h para
           aceleração de 1 m/s².
             No anel perimetral, deixa de ter cabines individuais para   REFERÊNCIAS
           uma formação comboiada, agora com vazão de 35.000 pas-  BIODIESELBR. Álcool combustível. Curitiba, RS, 2 fev. 2006.
                                                               Disponível em: https://www.biodieselbr.com/energia/alcool/
           sageiros por hora. Nessa configuração não tem condições
                                                               etanol. Acesso em: out. 2022.
           de atender individualmente. Opera como os transportes
                                                               CARNEIRO, José Carlos. A Mobilidade e Habitabilidade do
           convencionais com tabela de horários.
                                                               Futuro.
             Para reduzir os custos, reduzimos o diâmetro dos túneis
                                                               CARNEIRO, José Carlos. O Novo Transporte para as Cidades
           de nove metros de um metrô convencional para 2,2 metros.   Médias.
           A redução na lotação é compensada pela maior velocidade   HEIDARI, Shahin et al. Technical feasibility of a proton battery
           e capacidade de aproximar os veículos de forma segura de-  with an activated carbon electrode.
           vido aos automatismos.                              International Journal of Hydrogen Energy, v. 43, n. 12, p. 6197-
             Não adianta muito construir uma obra de CAPEX bai-  6209, 22 mar. 2018.
                                                               MUNDO ECOLOGIA. Disponível em: https://www.
           xo, mas custo operacional alto. Por exemplo, a implantação
                                                               mundoecologia.com.br. Acesso em: out. 2022.
           de linhas de ônibus é muito baixa, limitando-se à compra
                                                               NATIONAL BIODIESEL BOARD.
           dos ônibus e às instalações de apoio, mas o custo opera-
                                                               PORTAL DO AGRONEGÓCIO. Viçosa, MG. Disponível em: https://
           cional é alto, principalmente na mão de obra da operação.
                                                               www.portaldoagronegocio.com.br. Acesso em: out. 2022.
           A estimativa é de um custo de implantação de modestos    SANTIAGO, Antonio Dias; ROSSETTO, Raffaella. Produção
           US$ 20 milhões por quilômetro, com garantida viabilidade   [on-line]. In: Embrapa. Brasília, 21 fev. 2022. Disponível em:
           nas externalidades.                                 http://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/
             A rapidez e o conforto vão atrair irremediavelmente os   cultivos/cana/producao. Acesso em: out. 2022.

           julho/agosto/setembro                                                                            29
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