Page 23 - Revista EAA - Edição 95
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Figura 4 Ônibus movido a hidrogênio desenvolvido pelo Figura 4 Trem movido a hidrogênio em célula de energia
professor Paulo Emílio, renomado especialista no assunto. Coradia iLint™ desenvolvido pelo Alston. Projeto maduro
Temos os elementos para o protagonismo em opções para entrar em serviço nas linhas não eletrificadas.
sustentáveis. Imagem www.skyscrapercity.com Imagem www.alstom.com
A bateria de prótons (www.sciencedirect.com) é uma econômica e ambiental que está se formando.
entre muitos potenciais contribuintes para atender à gi- Temos profissionais com conhecimento de sobra nas
gantesca demanda por armazenamento de energia elétri- disciplinas que envolvem projetos de urbanização, mas não
ca que surgirá com a mudança global para emissão zero existe um propósito que os una para formar uma massa crí-
de gases do efeito estufa, quando houver fonte limpa em tica para transformar o caos urbano numa boa experiência
quantidade suficiente. Essencialmente, uma bateria de de vida. É possível construir a cidade dos nossos sonhos. A
prótons é uma célula de combustível reversível com um arte do bem morar, mesmo que de forma simples. Para que
eletrodo de estado sólido integrado para armazenar hi- o espaço na superfície seja agradável, é necessário que seja
drogênio em forma atômica, em vez de hidrogênio gasoso voltado quase exclusivamente para pedestres, numa relação
molecular em um cilindro externo. Trata-se de um híbrido pacífica com todos os equipamentos urbanos.
entre um sistema baseado em células de energia de hidro- Antes de pensar na eletrificação massiva da mobilidade,
gênio e baterias, combinando as vantagens de ambos os temos que aumentar a eficiência da gestão de todos os re-
tipos de sistemas. Uma inovação significativa no design é cursos públicos, o que exige entendimento muito firme dos
o uso de um pequeno volume de ácido líquido dentro do gestores públicos e urbanistas. O volume maior de desloca-
eletrodo poroso para conduzir prótons de e para a mem- mentos é urbano e merece nossa maior atenção. As cidades
brana da célula reversível. são desenhadas com faixa para veículos e caminhos para
A evolução do gás hidrogênio durante o carregamento pedestres, e, só depois que estes atingem o caos, sem mais
do eletrodo de carvão ativado foi considerada muito baixa, chances de novos alargamentos das vias, é que se vai pensar
mas o uso de grafeno em finas camadas melhorou conside- no transporte de massa de alta capacidade, com custos al-
ravelmente, chegando ao mesmo nível das baterias de lítio já tíssimos devido à falta de previsão.
no início dos experimentos. Aguardamos esperançosos por Na gestão pública não há como tratar separadamente
um produto barato, eficiente e ambientalmente amigável. a habitabilidade e a mobilidade. Os veículos são continua-
mente aperfeiçoados e têm desempenho cada vez melhor,
Habitabilidade e mobilidade mas isso não acontece com o urbanismo. Perdemos toda a
Pensar em cidades inteligentes é pensar, de forma sistêmica, vantagem do veículo mais eficiente quando o obrigamos
naquilo que mais nos impacta, que é o ambiente em que a fazer trajetos longos e desnecessários devido ao arranjo
vivemos e interagimos, sem esquecer a nova ordem social, urbano impróprio.
julho/agosto/setembro 25