Page 23 - Revista EAA - Edição 95
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Figura 4 Ônibus movido a hidrogênio desenvolvido pelo   Figura 4 Trem movido a hidrogênio em célula de energia
           professor Paulo Emílio, renomado especialista no assunto.   Coradia iLint™ desenvolvido pelo Alston. Projeto maduro
           Temos os elementos para o protagonismo em opções    para entrar em serviço nas linhas não eletrificadas.
           sustentáveis. Imagem www.skyscrapercity.com         Imagem www.alstom.com




             A bateria de prótons (www.sciencedirect.com) é uma   econômica e ambiental que está se formando.
           entre muitos potenciais contribuintes para atender à gi-  Temos profissionais com conhecimento de sobra nas
           gantesca demanda por armazenamento de energia elétri-  disciplinas que envolvem projetos de urbanização, mas não
           ca que surgirá com a mudança global para emissão zero   existe um propósito que os una para formar uma massa crí-
           de gases do efeito estufa, quando houver fonte limpa em   tica para transformar o caos urbano numa boa experiência
           quantidade suficiente. Essencialmente, uma bateria de   de vida. É possível construir a cidade dos nossos sonhos. A
           prótons é uma célula de combustível reversível com um   arte do bem morar, mesmo que de forma simples. Para que
           eletrodo de estado sólido integrado para armazenar hi-  o espaço na superfície seja agradável, é necessário que seja
           drogênio em forma atômica, em vez de hidrogênio gasoso   voltado quase exclusivamente para pedestres, numa relação
           molecular em um cilindro externo. Trata-se de um híbrido   pacífica com todos os equipamentos urbanos.
           entre um sistema baseado em células de energia de hidro-  Antes de pensar na eletrificação massiva da mobilidade,
           gênio e baterias, combinando as vantagens de ambos os   temos que aumentar a eficiência da gestão de todos os re-
           tipos de sistemas. Uma inovação significativa no design é   cursos públicos, o que exige entendimento muito firme dos
           o uso de um pequeno volume de ácido líquido dentro do   gestores públicos e urbanistas. O volume maior de desloca-
           eletrodo poroso para conduzir prótons de e para a mem-  mentos é urbano e merece nossa maior atenção. As cidades
           brana da célula reversível.                         são desenhadas com faixa para veículos e caminhos para
             A evolução do gás hidrogênio durante o carregamento   pedestres, e, só depois que estes atingem o caos, sem mais
           do eletrodo de carvão ativado foi considerada muito baixa,   chances de novos alargamentos das vias, é que se vai pensar
           mas o uso de grafeno em finas camadas melhorou conside-  no transporte de massa de alta capacidade, com custos al-
           ravelmente, chegando ao mesmo nível das baterias de lítio já   tíssimos devido à falta de previsão.
           no início dos experimentos.  Aguardamos esperançosos por   Na gestão pública não há como tratar separadamente
           um produto barato, eficiente e ambientalmente amigável.  a habitabilidade e a mobilidade. Os veículos são continua-
                                                               mente aperfeiçoados e têm desempenho cada vez melhor,
           Habitabilidade e mobilidade                         mas isso não acontece com o urbanismo. Perdemos toda a
           Pensar em cidades inteligentes é pensar, de forma sistêmica,   vantagem do veículo mais eficiente quando o obrigamos
           naquilo que mais nos impacta, que é o ambiente em que   a fazer trajetos longos e desnecessários devido ao arranjo
           vivemos e interagimos, sem esquecer a nova ordem social,   urbano impróprio.

           julho/agosto/setembro                                                                            25
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