Page 30 - Revista EAA - Edição 95
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CIDADES SUSTENTÁVEIS



        FOTOS DIVULGAÇÃO




















         Figura 1 - Arquitetura ilustrada do PDTCI de Salvador (PMS, 2022)  Figura 2 - Tráfego intenso de veículos no Centro Histórico



          modos de transporte (Hietanen, 2014). Para que uma pla-  trem, balsa) em tempo real, derivadas da combinação de dados
          taforma MaaS seja viabilizada, vários fatores são necessários,   das operadoras, de entidades correlatas e ainda aqueles forne-
          tais como uma infraestrutura de transportes que permita a   cidos por seus usuários. A plataforma MaaS Global, originária
          interconectividade entre os modos de transporte, a coopera-  da Finlândia, permaneceu no Brasil de março a setembro de
          ção e a integração entre os seus operadores, o compartilha-  2022. Quando de sua chegada, ela adquiriu a empresa brasilei-
          mento em tempo real de dados relativos aos seus serviços e   ra Quicko, que atuava há quatro anos ofertando MaaS a várias
          a interoperabilidade entre sistemas, atualmente isolados em   cidades brasileiras, inclusive Salvador.
          silos digitais. Idealmente, o usuário deveria poder efetuar um
          único pagamento por trajeto percorrido, ou por uma assina- Salvador inteligente
          tura periódica, para uso da plataforma, o que demanda um   Salvador, capital do estado da Bahia, é a quarta cidade mais
          fator adicional, a integração de sistemas de pagamento.   populosa do país, com uma superfície de 693,453 km² e
            A plataforma MaaS pode fornecer grande comodidade aos   com uma população, em 2021, de 2.900.319 habitantes.
          usuários, dado que, em geral, pode ser acessada por um apli-  Devido ao seu quadro de desigualdades sociais e econô-
          cativo móvel (app), permitindo a escolha de uma combinação   micas, a partir de 2016, a Prefeitura Municipal de Salva-
          de modos de transporte, otimizada para a demanda de cada   dor  (PMS)  iniciou  o processo de  planejamento para  se
          momento, e que os atenda de porta a porta. Essas caracterís-  tornar uma cidade inteligente. Segundo a norma ABNT
          ticas, combinadas aos modos de transporte público de massa   NBR ISO 37122:2020 (ABNT, 2020), cidades inteligen-
          e mobilidade ativa (a pé e por bicicletas) – considerados cen-  tes são aquelas que têm, como objetivo principal, atender
          trais nas plataformas MaaS –, contribuem para a construção   as necessidades e demandas daqueles que a habitam (seja
          da mobilidade sustentável e inteligente (Butler et al., 2020).   em caráter “permanente”, como residentes e empresas, ou
            Elas oferecem reais condições para a mudança de hábitos   “temporário”, como visitantes), prestando melhores servi-
          de deslocamento, como alternativas ao automóvel particular   ços e visando ao incremento da sua qualidade de vida, ten-
          (individual motorizado), flexibilidade na escolha dos modos   do como base o seu desenvolvimento sustentável.
          de transporte, viagens confiáveis e condições (operacionais e   Cônscia da necessidade de adotar abordagens sistê-
          financeiras) previamente definidas. Um cenário com menos   micas, transversais e integradas que suportem o ecos-
          veículos particulares em circulação nas vias pode proporcionar   sistema da cidade inteligente, a PMS captou recursos
          maior segurança ao sistema de transporte urbano, desloca-  financeiros  junto  ao Banco de  Desenvolvimento  da
          mentos menos demorados e melhores condições ambientais.   América Latina (CAF) para o desenvolvimento do Pla-
            Há diversos modelos de plataforma e vários provedores de   no Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDT-
          MaaS na atualidade, bem como vários modelos de negócio.   CI) de Salvador (figura 1). Ele é uma das ferramentas
          No Brasil, até o momento da elaboração deste artigo, atuavam   preconizadas pela Cartilha de Cidades (Brasil, 2018) e
          apenas duas empresas: Moovit e MaaS Global. A plataforma   pelo Plano Nacional de Internet das Coisas – Internet of
          Moovit teve seu início em 2011, em Israel. Ela oferece aos   Things (IoT) – que foi instituído no Brasil pelo Decreto
          usuários informações de transporte público (ônibus, metrô,   N. 9.854, de 25 de junho de 2019.
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