Page 30 - Revista EAA - Edição 95
P. 30
CIDADES SUSTENTÁVEIS
FOTOS DIVULGAÇÃO
Figura 1 - Arquitetura ilustrada do PDTCI de Salvador (PMS, 2022) Figura 2 - Tráfego intenso de veículos no Centro Histórico
modos de transporte (Hietanen, 2014). Para que uma pla- trem, balsa) em tempo real, derivadas da combinação de dados
taforma MaaS seja viabilizada, vários fatores são necessários, das operadoras, de entidades correlatas e ainda aqueles forne-
tais como uma infraestrutura de transportes que permita a cidos por seus usuários. A plataforma MaaS Global, originária
interconectividade entre os modos de transporte, a coopera- da Finlândia, permaneceu no Brasil de março a setembro de
ção e a integração entre os seus operadores, o compartilha- 2022. Quando de sua chegada, ela adquiriu a empresa brasilei-
mento em tempo real de dados relativos aos seus serviços e ra Quicko, que atuava há quatro anos ofertando MaaS a várias
a interoperabilidade entre sistemas, atualmente isolados em cidades brasileiras, inclusive Salvador.
silos digitais. Idealmente, o usuário deveria poder efetuar um
único pagamento por trajeto percorrido, ou por uma assina- Salvador inteligente
tura periódica, para uso da plataforma, o que demanda um Salvador, capital do estado da Bahia, é a quarta cidade mais
fator adicional, a integração de sistemas de pagamento. populosa do país, com uma superfície de 693,453 km² e
A plataforma MaaS pode fornecer grande comodidade aos com uma população, em 2021, de 2.900.319 habitantes.
usuários, dado que, em geral, pode ser acessada por um apli- Devido ao seu quadro de desigualdades sociais e econô-
cativo móvel (app), permitindo a escolha de uma combinação micas, a partir de 2016, a Prefeitura Municipal de Salva-
de modos de transporte, otimizada para a demanda de cada dor (PMS) iniciou o processo de planejamento para se
momento, e que os atenda de porta a porta. Essas caracterís- tornar uma cidade inteligente. Segundo a norma ABNT
ticas, combinadas aos modos de transporte público de massa NBR ISO 37122:2020 (ABNT, 2020), cidades inteligen-
e mobilidade ativa (a pé e por bicicletas) – considerados cen- tes são aquelas que têm, como objetivo principal, atender
trais nas plataformas MaaS –, contribuem para a construção as necessidades e demandas daqueles que a habitam (seja
da mobilidade sustentável e inteligente (Butler et al., 2020). em caráter “permanente”, como residentes e empresas, ou
Elas oferecem reais condições para a mudança de hábitos “temporário”, como visitantes), prestando melhores servi-
de deslocamento, como alternativas ao automóvel particular ços e visando ao incremento da sua qualidade de vida, ten-
(individual motorizado), flexibilidade na escolha dos modos do como base o seu desenvolvimento sustentável.
de transporte, viagens confiáveis e condições (operacionais e Cônscia da necessidade de adotar abordagens sistê-
financeiras) previamente definidas. Um cenário com menos micas, transversais e integradas que suportem o ecos-
veículos particulares em circulação nas vias pode proporcionar sistema da cidade inteligente, a PMS captou recursos
maior segurança ao sistema de transporte urbano, desloca- financeiros junto ao Banco de Desenvolvimento da
mentos menos demorados e melhores condições ambientais. América Latina (CAF) para o desenvolvimento do Pla-
Há diversos modelos de plataforma e vários provedores de no Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDT-
MaaS na atualidade, bem como vários modelos de negócio. CI) de Salvador (figura 1). Ele é uma das ferramentas
No Brasil, até o momento da elaboração deste artigo, atuavam preconizadas pela Cartilha de Cidades (Brasil, 2018) e
apenas duas empresas: Moovit e MaaS Global. A plataforma pelo Plano Nacional de Internet das Coisas – Internet of
Moovit teve seu início em 2011, em Israel. Ela oferece aos Things (IoT) – que foi instituído no Brasil pelo Decreto
usuários informações de transporte público (ônibus, metrô, N. 9.854, de 25 de junho de 2019.
32 julho/agosto/setembro