Page 31 - Revista EAA - Edição 95
P. 31

Figura 3-        Cabe ressaltar que o PDTCI, cujo horizonte é de 30
                                                Exemplo
                                                de tela de     anos, está  alinhado aos  Objetivos de  Desenvolvimento
                                                Interface de   Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas
                                                App Whim       (ONU) e aos preceitos técnicos de normas da Interna-
                                                mostra opções   tional Organization for Standardization (ISO) e da As-
                                                de bilhetes    sociação Brasileira de Normas  Técnicas (ABNT), com
                                                e modos de     ênfase àquelas relativas às cidades e comunidades susten-
                                                transportes    táveis, que abrangem serviços urbanos e qualidade de vida,
                                                               ABNT NBR ISO 37120:2021 (ABNT, 2021), inteligên-
                                                               cia, ABNT NBR ISO 37122:2020 (ABNT, 2020),  e resi-
                                                               liência, ABNT NBR 37123:2021 (ABNT, 2021).
                                                                 O setor de transportes, que geralmente requer atenção
                                                               redobrada dos gestores públicos nas cidades (figura 2), con-
 Figura 2 - Tráfego intenso de veículos no Centro Histórico    templa várias soluções pertencentes aos sistemas inteligen-
                                                               tes de transporte em Salvador, estando a MaaS em alinha-
                                                               mento com esse contexto.
                                                               As empresas MaaS Global e Quicko

                                                               A empresa finlandesa MaaS Global foi fundada por Sampo
                                                               Hietanen, o criador do conceito MaaS. Ela atua há oito anos
                                                               em várias cidades da Europa e no Japão, ofertando diversas mo-
                                                               delagens de serviços por meio do aplicativo Whim (figura 3).
                                                                 Em março deste ano, ela adquiriu a empresa brasileira
                                                               Quicko, presente em várias cidades, com ênfase em São Pau-
                                                               lo, Rio de Janeiro e Salvador e atendendo cerca de 500 mil
                                                               usuários por mês (figura 4). A Quicko surgiu com o intui-
                                                               to de melhorar as experiências de deslocamento do usuário
                                                               de transporte público, a partir da adaptação dos modelos de
                                                               níveis de MaaS propostos por Sochor et al. (2017) e a classi-
                                                               ficação de níveis de integração de Kamargianni et al. (2016).
                                                                 Os níveis de MaaS compreendem, de maneira geral: 1)
                                                Figura 4 -
                                                Exemplo        planejamento de viagens; 2) pagamentos; 3) customização e
                                                de tela de     pacotes de mobilidade personalizados; 4) integração com ob-
                                                Interface do   jetivos sociais, como benefícios que induzam comportamen-
                                                App MaaS       tos dos usuários que resultem em hábitos mais sustentáveis
                                                Global -       de deslocamento, como a substituição do automóvel particu-
                                                Quicko         lar pelo transporte público. Em Salvador, a plataforma MaaS
                                                mostrava as    atendia o nível 2 (base agosto de 2022), no qual o usuário é
                                                opções de      capaz de planejar e roteirizar viagens e realizar recargas de cré-
                                                recarga de     ditos de transporte. A MaaS Global já possui experiência e
                                                cartão de
                                                transporte e   expertise para atender o nível 4, almejado por Salvador.
                                                celular          No entanto, quando da conclusão deste artigo, os auto-
                                                               res receberam a inesperada notícia de que a MaaS Global
                                                               estava encerrando suas atividades no país, no dia 2 de se-
                                                               tembro, retirando o app Quicko do ar às 23h59 daquele dia.
                                                                 Atuando no Brasil há menos de seis meses, a empresa
                                                               tinha metas ambiciosas como dobrar o número de usuá-
                                                               rios brasileiros até o final deste ano e, a partir daqui, ex-
                                                               pandir suas atividades para a América Latina. As causas
                                                               para a descontinuidade das atividades no Brasil, segundo

           julho/agosto/setembro                                                                            33
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36