Page 31 - Revista EAA - Edição 95
P. 31
Figura 3- Cabe ressaltar que o PDTCI, cujo horizonte é de 30
Exemplo
de tela de anos, está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento
Interface de Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas
App Whim (ONU) e aos preceitos técnicos de normas da Interna-
mostra opções tional Organization for Standardization (ISO) e da As-
de bilhetes sociação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com
e modos de ênfase àquelas relativas às cidades e comunidades susten-
transportes táveis, que abrangem serviços urbanos e qualidade de vida,
ABNT NBR ISO 37120:2021 (ABNT, 2021), inteligên-
cia, ABNT NBR ISO 37122:2020 (ABNT, 2020), e resi-
liência, ABNT NBR 37123:2021 (ABNT, 2021).
O setor de transportes, que geralmente requer atenção
redobrada dos gestores públicos nas cidades (figura 2), con-
Figura 2 - Tráfego intenso de veículos no Centro Histórico templa várias soluções pertencentes aos sistemas inteligen-
tes de transporte em Salvador, estando a MaaS em alinha-
mento com esse contexto.
As empresas MaaS Global e Quicko
A empresa finlandesa MaaS Global foi fundada por Sampo
Hietanen, o criador do conceito MaaS. Ela atua há oito anos
em várias cidades da Europa e no Japão, ofertando diversas mo-
delagens de serviços por meio do aplicativo Whim (figura 3).
Em março deste ano, ela adquiriu a empresa brasileira
Quicko, presente em várias cidades, com ênfase em São Pau-
lo, Rio de Janeiro e Salvador e atendendo cerca de 500 mil
usuários por mês (figura 4). A Quicko surgiu com o intui-
to de melhorar as experiências de deslocamento do usuário
de transporte público, a partir da adaptação dos modelos de
níveis de MaaS propostos por Sochor et al. (2017) e a classi-
ficação de níveis de integração de Kamargianni et al. (2016).
Os níveis de MaaS compreendem, de maneira geral: 1)
Figura 4 -
Exemplo planejamento de viagens; 2) pagamentos; 3) customização e
de tela de pacotes de mobilidade personalizados; 4) integração com ob-
Interface do jetivos sociais, como benefícios que induzam comportamen-
App MaaS tos dos usuários que resultem em hábitos mais sustentáveis
Global - de deslocamento, como a substituição do automóvel particu-
Quicko lar pelo transporte público. Em Salvador, a plataforma MaaS
mostrava as atendia o nível 2 (base agosto de 2022), no qual o usuário é
opções de capaz de planejar e roteirizar viagens e realizar recargas de cré-
recarga de ditos de transporte. A MaaS Global já possui experiência e
cartão de
transporte e expertise para atender o nível 4, almejado por Salvador.
celular No entanto, quando da conclusão deste artigo, os auto-
res receberam a inesperada notícia de que a MaaS Global
estava encerrando suas atividades no país, no dia 2 de se-
tembro, retirando o app Quicko do ar às 23h59 daquele dia.
Atuando no Brasil há menos de seis meses, a empresa
tinha metas ambiciosas como dobrar o número de usuá-
rios brasileiros até o final deste ano e, a partir daqui, ex-
pandir suas atividades para a América Latina. As causas
para a descontinuidade das atividades no Brasil, segundo
julho/agosto/setembro 33