Page 28 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE
FOTOS DIVULGAÇÃO
Comunicação ISO/IEC 15118
Uma questão muito importante abordada pela
e DIN SPEC 70121
ABNT NBR IEC 61851-1 é referente às proteções elé-
tricas exigidas para as estações de recarga. Vale a pena des- Além da comunicação de baixo nível, que indica os li-
tacar a proteção de fuga terra, que deve ser garantida em mites de corrente e status do processo de recarga entre a
30 mA CA e 6 mA CC. Em estações do modo 4, o uso de estação de recarga e o veículo elétrico, conforme exigido
Insulation Monitoring Device (IMD) é essencial para garan- para os modos 2, 3 e 4 de recarga, existe a comunicação
tir a proteção adequada. (3) digital de alto nível, que possibilita a transferência de in-
formações mais complexas contempladas pela ABNT na
Comunicação PWM NBR IEC 61851-23 (Sistema de recarga condutiva para
A comunicação básica (baixo nível) entre o veículo elétrico veículos elétricos – Parte 23: Estação de recarga em corren-
e a estação de recarga de modo 2, 3 e 4 é realizada utili- te contínua para veículos elétricos) e na NBR IEC 61851-
zando o condutor piloto CP (control pilot). Para o funcio- 24 (Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos
namento adequado dessa função, é necessário um circuito – Parte 24: Comunicação digital entre a estação de recarga
Figura 2. Estimativa de postos de recarga (PC) apropriado, tanto do lado da estação quanto do veículo, em corrente contínua, para veículos elétricos). Figura 4. Modos de recarga (3)
necessários para atender a frota de veículos elétricos (2) sendo a conexão entre as partes realizada por meio do cabo Tais normas associadas com aquelas que defi-
de recarga. nem os protocolos de comunicação, como ISO 15118,
A estação de recarga se comunica com o veículo elétrico DIN SPEC 70121 e CHAdeMO, permitem a implemen-
e as condições para realizar a recarga ocorrem por meio tação de funcionalidades avançadas, desde balanceamento
de um sinal modulado por largura de pulso PWM (Pulse de carga (smart charging), passando pela função plug &
Width Modulation). Se a estação não estiver apta a iniciar/ charge, que permite a recarga autenticada automática sem
continuar o processo de recarga, a razão cíclica será de 0 ou o uso de aplicativos/cartões, até o agendamento inteligente
100%. Se ela estiver apta a iniciar a recarga, a razão cíclica da recarga, autenticação e comunicação criptografadas via
do PWM fica entre 5% e 96 %, sendo a razão cíclica a TLS (transport layer security), envio de dados, erros detalha-
variável que informa ao veículo elétrico a corrente máxima dos e funções de transferência de energia bidirecional V2X,
admissível durante aquele processo de recarga. (3) podendo ser uma comunicação baseada no protocolo PLC
No lado do veículo elétrico, o circuito possui uma as- utilizado pelo padrão de recarga CCS (combined charging
sociação de resistores que, atrelada com um diodo, tem a system) ou CAN utilizado pelo padrão CHAdeMO. Essa
função de atenuar a parcela positiva do sinal PWM gerado comunicação de alto nível é requisito para o modo 4 de re-
Figura 3. Aplicações bidirecionais da energia pela estação, de modo a informar à estação o estado do veí- carga rápida e ultrarrápida em corrente contínua e opcional Figura 5. Circuito-piloto de comando típico
armazenada nos veículos elétricos culo elétrico. para os modos 2 e 3. (circuito equivalente) 3
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