Page 27 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE




 Infraestrutura de recarga


 e a compatibilidade

 com os veículos elétricos




 A compatibilidade da infraestrutura de recarga com os veículos elétricos
 é fundamental para o desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil
 e no mundo. Entender as diferenças, as exigências e as características
 que norteiam o processo de recarga é fundamental para a construção
 de uma rede de recarga segura e confiável para o sistema elétrico,
 para os usuários e seus veículos elétricos


 Eloir Pagnan e Jean Carlos Flohr*
 ISTOCKPHOTO






           Estações de recarga
 Brasil assumiu um compromisso na Conferência das              •   MODO 3 – Recarga em corrente alternada, com sis-
 Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021   para veículos elétricos  tema de alimentação à rede elétrica permanentemen-
 O (COP 26) de, junto com os demais países participan-  As instalações elétricas precisam estar preparadas e dentro   te conectada, com proteções elétricas incorporadas e
 tes, reduzir as emissões globais de CO2 em 50% até 2030.   dos requisitos normativos legais para instalar as estações   função piloto completa de comando para comunicação
 Diversos setores da economia têm relação direta para atingir   de recarga de forma segura. No Brasil temos os requisitos   entre a estação de recarga e o veículo elétrico;
                                                               •
 esta importante meta ambiental. A eletromobilidade, alinhada   normativos da ABNT NBR 17019 (Instalações elétricas     MODO 4 – Recarga em corrente contínua com o
 com a adoção de projetos ESG na busca por energias limpas   de baixa tensão — Requisitos para instalações em locais   veículo elétrico, com sistema de alimentação à rede
 e renováveis, apresenta-se como um meio de grande contri-  especiais — Alimentação de veículos elétricos).  elétrica, podendo ser permanentemente conectado
 buição para alcançar as metas assumidas. Considerando os   Além das normas para instalação das estações de recar-  ou através de cabo e plugue, com proteções elétricas
 benefícios da eletrificação do transporte público, transporte de   ga, o Brasil possui normas específicas que seguem as nor-  incorporadas e função piloto completa de comando
 cargas e do uso dos veículos elétricos urbanos, busca-se reduzir   mas da International Electrotechnical Commission (IEC)   para comunicação entre a estação de recarga e o veí-
 os 21% das emissões globais de gases de efeito estufa emitidos   Figura 1. Estações de recarga WEG para veículos elétricos  aplicadas  aos  veículos  elétricos  e  às  estações  de  recarga  e   culo elétrico.
 pela frota global de veículos a combustão. (1)  que possuem como objetivo principal a segurança e a com-
 Neste contexto, de acordo com o cenário de convergên-  patibilidade entre eles, dentre as quais destacamos a norma   Os modos 2, 3 e 4 possuem a função piloto de coman-
 cia global traçado pela Associação Nacional dos Fabrican-  ABNT NBR IEC 61851-1 (Sistema de recarga condutiva   do que, obrigatoriamente, deve possuir as características
 tes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil precisará   (V1G) de acordo com a disponibilidade de potência proje-  para veículos elétricos), abrangendo os requisitos mecânicos,   a seguir:
 de aproximadamente 150 mil pontos de recarga até 2035,   tada da rede elétrica.  elétricos, de comunicação e desempenho aplicáveis aos siste-
 exigindo investimentos na ordem de R$ 14 bilhões. (2)  A evolução dessa tecnologia possibilitará, inclusive, o   mas de alimentação para os veículos elétricos, que classifica   •   Verificação contínua da continuidade do condutor
 O aumento da demanda por energia elétrica concen-  controle do fluxo bidirecional da energia da rede que é ar-  as estações de recargas em quatro modos de operação (3):  de proteção;
 trada no final do dia, momento em que os usuários retor-  mazenada nas baterias de lítio dos veículos elétricos. Na
 narão para casa e colocarão seus veículos elétricos para re-  medida de sua capacidade, um veículo elétrico poderá ali-  •   MODO 1 – Recarga em corrente alternada, limitada a   •   Verificação de que o veículo elétrico está corretamente
 carregar, deverá pressionar ainda mais o horário de ponta   mentar qualquer carga em corrente alternada. Esse conceito   16A e com baixo nível de proteção. Plugue de recarga   conectado ao sistema de alimentação;
 atual, que varia entre 17h e 21h dependendo da região, por   é denominado V2X (Vehicle-to-Everything), mudando a de-  com o veículo elétrico sem comunicação;
 isso precisamos adotar estações de recarga inteligentes que   nominação de acordo com a aplicação, tais como: para uma   •   MODO 2 – Recarga em corrente alternada, limitada   •   Energização da alimentação ao veículo elétrico;
 possuem comunicação e recursos de controle de demanda,   edificação V2B  (Vehicle-to-Building), para uma residência   a 32A, com plugue para conexão com a rede elétrica,
                                                               •
 conhecidos como smart charging. Essa tecnologia permite a   V2H (Vehicle-to-Home), para a rede elétrica da distribuidora   proteções elétricas incorporadas e função-piloto de co-    Desenergização da alimentação ao veículo elétrico;
 detecção e o monitoramento da rede de energia, realizando   V2G (Vehicle-to-Grid) e até para recarregar outros veículos   mando simplificada para comunicação entre a estação
 o controle unidirecional da energia entregue para recarga   elétricos diretamente via cabo V2V (Vehicle-to-Vehicle).  de recarga e o veículo elétrico;  •   Corrente máxima admissível.
 26  outubro/novembro/dezembro  outubro/novembro/dezembro                                                   27
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