Page 29 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE



 FOTOS DIVULGAÇÃO






























           Comunicação ISO/IEC 15118
 Uma questão muito importante abordada pela
           e DIN SPEC 70121
 ABNT NBR IEC 61851-1 é referente às proteções elé-
 tricas exigidas para as estações de recarga. Vale a pena des-  Além da comunicação de baixo nível, que indica os li-
 tacar a proteção de fuga terra, que deve ser garantida em   mites de corrente e status do processo de recarga entre a
 30 mA CA e 6 mA CC. Em estações do modo 4, o uso de   estação de recarga e o veículo elétrico, conforme exigido
 Insulation Monitoring Device (IMD) é essencial para garan-  para os modos 2, 3 e 4 de recarga, existe a comunicação
 tir a proteção adequada. (3)  digital de alto nível, que possibilita a transferência de in-
           formações mais complexas contempladas pela ABNT na
 Comunicação PWM  NBR IEC 61851-23 (Sistema de recarga condutiva para
 A comunicação básica (baixo nível) entre o veículo elétrico   veículos elétricos – Parte 23: Estação de recarga em corren-
 e a estação de recarga de modo 2, 3 e 4 é realizada utili-  te contínua para veículos elétricos) e na NBR IEC 61851-
 zando o condutor piloto CP (control pilot). Para o funcio-  24 (Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos
 namento adequado dessa função, é necessário um circuito   – Parte 24: Comunicação digital entre a estação de recarga
 Figura 2. Estimativa de postos de recarga (PC)   apropriado, tanto do lado da estação quanto do veículo,   em corrente contínua, para veículos elétricos).  Figura 4. Modos de recarga (3)
  necessários para atender a frota de veículos elétricos (2)  sendo a conexão entre as partes realizada por meio do cabo   Tais normas associadas com aquelas que defi-

 de recarga.  nem os protocolos de comunicação, como ISO  15118,
 A estação de recarga se comunica com o veículo elétrico   DIN SPEC 70121 e CHAdeMO, permitem a implemen-
 e as condições para realizar a recarga ocorrem por meio   tação de funcionalidades avançadas, desde balanceamento
 de um sinal modulado por largura de pulso PWM (Pulse   de carga (smart charging), passando pela função  plug &
 Width Modulation). Se a estação não estiver apta a iniciar/  charge, que permite a recarga autenticada automática sem
 continuar o processo de recarga, a razão cíclica será de 0 ou   o uso de aplicativos/cartões, até o agendamento inteligente
 100%. Se ela estiver apta a iniciar a recarga, a razão cíclica   da recarga, autenticação e comunicação criptografadas via
 do PWM fica entre 5% e 96 %, sendo a razão cíclica a   TLS (transport layer security), envio de dados, erros detalha-
 variável que informa ao veículo elétrico a corrente máxima   dos e funções de transferência de energia bidirecional V2X,
 admissível durante aquele processo de recarga. (3)  podendo ser uma comunicação baseada no protocolo PLC
 No lado do veículo elétrico, o circuito possui uma as-  utilizado pelo padrão de recarga CCS (combined charging
 sociação de resistores que, atrelada com um diodo, tem a   system) ou CAN utilizado pelo padrão CHAdeMO. Essa
 função de atenuar a parcela positiva do sinal PWM gerado   comunicação de alto nível é requisito para o modo 4 de re-
 Figura 3. Aplicações bidirecionais da energia   pela estação, de modo a informar à estação o estado do veí-  carga rápida e ultrarrápida em corrente contínua e opcional   Figura 5. Circuito-piloto de comando típico
 armazenada nos veículos elétricos  culo elétrico.  para os modos 2 e 3.   (circuito equivalente) 3
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