Page 29 - Revista EAA - Edição 97
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gou a cair na rodovia dos Tamoios, que fica próxima ao local Voo de cruzeiro -
do evento, bem do lado de um carro que estava à procura propelido por boas histórias
da competição: “acabamos pegando carona e voltamos com Muito além de um catalisador de oportunidades para aqueles
os restos da aeronave”, relembra. Desde a primeira edição, que desejam seguir carreira no mundo da aviação, o projeto
a busca pela segurança operacional e dos participantes en- AeroDesign já foi personagem central de diversas histórias
volvidos sempre foi parte indissociável do empreendimento. que, por sua vez, se misturam com as memórias de vida dos
participantes ao longo dos seus 25 anos de existência.
Subida
Cumprida com sucesso a etapa de nascimento e transpirando Colhendo bons frutos
otimismo, a SAE BRASIL empenhou-se na realização das Um dos fatos mais memoráveis relatado pelos membros do
edições subsequentes. Dois fatos logo chamaram a atenção dos comitê técnico ocorreu quando uma equipe do estado de
organizadores: o acelerado crescimento do número de inscritos, Mato Grosso foi laureada com a menção honrosa extraordi-
praticamente dobrando a cada ano, e o elevado índice de retorno nária no quesito “Exemplo de Superação e Empreendedoris-
das equipes, superior a 80%.As indicações eram claras, a inicia- mo”, em 2015. Guilherme Silva Prado, engenheiro mecânico
tiva havia caído no gosto dos estudantes, fato confirmado pelo e ex-membro da UFMT AeroDesign relembra o ocorrido:
clima de efervescente entusiasmo com que transcorriam os dias “Na época a equipe ia até uma plantação de madeira balsa e
de competição. O sucesso da Embraer, a partir da segunda me- as colhiam em seu estado bruto. Todo acabamento a partir do
tade da década de 1990, certamente foi outro fator de estímulo tronco era realizado pelos membros da equipe em conjunto
a uma competição estudantil com foco em aeronaves. Pratica- aos conhecimentos específicos de alguns integrantes, como
mente renascida das cinzas como empresa privada, a Embraer manejo de ferramentas de marcenaria e no uso de motosserra.
conquistava parcela expressiva do mercado de transporte aéreo Creio que o maior estímulo para que isso tenha ocorrido foi
regional em todo o mundo com o novo jato ERJ-145, atraindo o baixo orçamento em relação às outras equipes, visto que na
o interesse de milhares de estudantes brasileiros que sonhavam época as empresas localizadas na região de Mato Grosso não
em trabalhar no setor aeronáutico. viam ganho visível em patrocinar uma equipe de AeroDesign.”
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