Page 30 - Revista EAA - Edição 97
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PROGRAMAS ESTUDANTIS
Acima, a primeira competição do SAE BRASIL AeroDesign, em 1999,
ainda realizada de forma mais rudimentar com uma única categoria: a Regular
O engenheiro também destaca a eficiência e boa co- tar algumas pessoas da região que conheciam a mata para ir
locação da equipe na competição daquele ano: “A grande procurar, mas ninguém encontrou nada. O sentimento era de
justificativa dessa menção, na época, não foi somente o re- tristeza geral na equipe. Tivemos a ideia de irmos nós mes-
conhecimento do fato da própria equipe produzir sua ma- mos na mata, compramos uma motosserra e alguns mem-
deira balsa, evitando gastos que eram tidos por comum por bros da equipe foram caçar a aeronave. Acabou que acharam
quase todas as equipes, mas também pelo projeto ter sido o avião! Toda a parte elétrica estava funcionando, o motor
um dos mais baratos da competição, ficando em torno de estava sem danos e até a longarina estava perfeita! Faltava
R$ 1.500 e, mesmo assim, ter tido um desempenho desta- só uma semana, mas virando todas as noites conseguimos
cável, ficando entre os 10 primeiros colocados.” reconstruir para competir. E na competição, ele voou lindo!
Várias vezes! Ficamos em 19º lugar, a melhor colocação da
Lista de compras: balsa, cianoacri- equipe até então, e a primeira vez no top 20!”
lato e... uma motosserra?
Histórias inusitadas e de superação, como a da equipe da Uma carga paga inesperada
UFMT, são quase indissociáveis do aerodesign. Luisa Jorge A comunidade AeroDesign é um ecossistema formado não
Souza, membro da Comissão Técnica e ex-integrante da apenas pelos competidores, a razão de existir do projeto, mas
Blackbird AeroDesign, da Universidade Federal Flumi- também por aqueles que trabalham para que esses protago-
nense, conta um fato marcante de quando a equipe precisou nistas possam desempenhar seu trabalho da melhor maneira
adquirir uma motosserra para salvar o projeto do ano: “Na possível: desde os professores orientadores até a comissão
competição de 2013 a equipe era muito inexperiente, mui- técnica, os juízes e os fiscais, elementos essenciais para o bom
tos membros veteranos tinham saído e foi muito difícil fazer andamento das competições teóricas e práticas. O impacto
o avião. No primeiro teste de voo ele caiu e, depois disso, do “aero”, como o projeto é carinhosamente chamado por
nunca mais teve um voo completo. Era sempre servo quei- aqueles que dele fazem ou já fizeram parte, às vezes extrapola
mado, lincagem malfeita, etc. Faltando duas semanas para a a esfera acadêmico-profissional e alça voos para dentro das
competição, fomos testar a aeronave novamente e ela caiu no vidas pessoais dos membros dessa comunidade.
meio de uma mata superfechada, muitos componentes eram Uma das histórias mais notáveis é a de Larissa e Da-
únicos pra gente, como motor e servos. Chegamos a contra- nilo, membros fundadores da equipe Falcons, do Centro
30 janeiro/fevereiro/março