Page 30 - Revista EAA - Edição 97
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PROGRAMAS ESTUDANTIS






































          Acima, a primeira competição do SAE BRASIL AeroDesign, em 1999,
          ainda realizada de forma mais rudimentar com uma única categoria: a Regular


            O engenheiro também destaca a eficiência e boa co-  tar algumas pessoas da região que conheciam a mata para ir
          locação da equipe na competição daquele ano: “A grande   procurar, mas ninguém encontrou nada. O sentimento era de
          justificativa dessa menção, na época, não foi somente o re-  tristeza geral na equipe. Tivemos a ideia de irmos nós mes-
          conhecimento do fato da própria equipe produzir sua ma-  mos na mata, compramos uma motosserra e alguns mem-
          deira balsa, evitando gastos que eram tidos por comum por   bros da equipe foram caçar a aeronave. Acabou que acharam
          quase todas as equipes, mas também pelo projeto ter sido   o avião! Toda a parte elétrica estava funcionando, o motor
          um dos mais baratos da competição, ficando em torno de   estava sem danos e até a longarina estava perfeita! Faltava
          R$ 1.500 e, mesmo assim, ter tido um desempenho desta-  só uma semana, mas virando todas as noites conseguimos
          cável, ficando entre os 10 primeiros colocados.”   reconstruir para competir. E na competição, ele voou lindo!
                                                             Várias vezes! Ficamos em 19º lugar, a melhor colocação da
          Lista de compras: balsa, cianoacri-                equipe até então, e a primeira vez no top 20!”
          lato e... uma motosserra?
          Histórias inusitadas e de superação, como a da equipe da  Uma carga paga inesperada
          UFMT, são quase indissociáveis do aerodesign. Luisa Jorge   A comunidade AeroDesign é um ecossistema formado não
          Souza, membro da Comissão Técnica e ex-integrante da   apenas pelos competidores, a razão de existir do projeto, mas
          Blackbird AeroDesign, da Universidade Federal Flumi-  também por aqueles que trabalham para que esses protago-
          nense, conta um fato marcante de quando a equipe precisou   nistas possam desempenhar seu trabalho da melhor maneira
          adquirir uma motosserra para salvar o projeto do ano: “Na   possível: desde os professores orientadores até a comissão
          competição de 2013 a equipe era muito inexperiente, mui-  técnica, os juízes e os fiscais, elementos essenciais para o bom
          tos membros veteranos tinham saído e foi muito difícil fazer   andamento das competições teóricas e práticas. O impacto
          o avião. No primeiro teste de voo ele caiu e, depois disso,   do “aero”, como o projeto é carinhosamente chamado por
          nunca mais teve um voo completo. Era sempre servo quei-  aqueles que dele fazem ou já fizeram parte, às vezes extrapola
          mado, lincagem malfeita, etc.  Faltando duas semanas para a   a esfera acadêmico-profissional e alça voos para dentro das
          competição, fomos testar a aeronave novamente e ela caiu no   vidas pessoais dos membros dessa comunidade.
          meio de uma mata superfechada, muitos componentes eram   Uma das histórias mais notáveis é a de Larissa e Da-
          únicos pra gente, como motor e servos. Chegamos a contra-  nilo, membros fundadores da equipe Falcons, do Centro
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