Page 35 - Revista EAA - Edição 97
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Neste texto da equipe de Baja Pato Baja, que traduz 1%
           do que é viver um programa estudantil da SAE BRASIL, a
           “variável” Bajeiro poderia tranquilamente ser substituída por
           qualquer outro programa estudantil da associação (Fórmula
           SAE ou AeroDesign). E é isso que quero tentar ilustrar.
             São vastas as histórias de profissionais com “formação
           SAE” ‒ vamos chamar assim ‒, que fazem a diferença posi-
           tiva em montadoras, empresas de engenharia, consultorias,
           indústrias, bancos, equipes de competição, universidades,
           startups, empreendendo na área técnica ou de gestão.
           Uma formação chamada
           #ProgramasEstudantisSAE!
           Quem me conhece minimamente sabe o quanto eu sou
           apaixonada e grata pelos programas da SAE BRASIL.
           Durante a graduação em Engenharia de Produção na Uni-
           versidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trabalhei no   “Sou apaixonada e grata pelos programas da SAE BRASIL:
           Baja e foi maravilhoso! Tivemos muitas derrotas, mas tam-  muito além dos bons resultados, aprendi muito sobre a prática
           bém grandes conquistas. Muito além dos bons resultados,   da empatia e o trabalho em equipe”, Anna Valle
           aprendi bastante sobre a prática da empatia, o trabalho em
           equipe, o respeito pelo sonho de cada um e nossa responsa-
           bilidade pelo resultado em conjunto.                mento, que é o maior diferencial desses projetos. Essa troca
             Passamos muitos perrengues juntos, infinitas noites sem   de informações e conhecimento permite um crescimento e
           dormir, derrotas, atrasos, choros, discussões, desânimos, es-  desenvolvimento imensurável. No mercado de trabalho é
           tresse... mas ganhei muita resiliência, experiência, alegrias,   fácil distinguir os profissionais que passaram por estes pro-
           os melhores amigos e meus sócios, Gabriel e Gustavo, com   jetos dos que não tiveram essa oportunidade ou interesse.”
           os quais, hoje, vivo o sonho de empreender e transformar a   E no AeroDesign não é diferente: Lucas Morth, enge-
           logística em uma startup chamada Flowls. Nem preciso di-  nheiro mecatrônico da Escola Politécnica da USP, partici-
           zer que nosso primeiro estagiário também foi de programa   pou de 2015 a 2021 do AeroDesign e hoje trabalha como
           estudantil SAE, né?!                                gerente de Projeto do Nauru 500C (drone VTOL classe
             Por essas e outras, por tudo que esse projeto representa   3) na XMobots, maior companhia de drones da América
           para minha formação como engenheira, empreendedora e,   Latina, startup inovadora e de rápido crescimento investida
           principalmente, humana, hoje sou voluntária e incentiva-  pela Embraer em 2022.
           dora. Acredito que podemos mudar o mundo com educa-   Segundo Lucas, a participação no AeroDesign foi um
           ção e esses projetos materializam muito isso.       complemento à sua formação em engenharia mecatrôni-
             Assim como eu, milhares de outros engenheiros tiveram   ca e fundamental para seu início de carreira e inserção no
           essa “imersão” e formação durante a faculdade e comparti-  mercado e na área que atua hoje: “Minha primeira expe-
           lham sentimentos muito parecidos.                   riência profissional foi a participação no desenvolvimento
             Alfredo Rodrigues,  automation engineer da Red Bull   de um drone militar VTOL classe 2, o que me permitiu
           Racing Formula 1 Team, ex-bajeiro da Universidade Fe-  aplicar diretamente muito do que aprendi no AeroDesign.
           deral de Minas Gerais (UFMG), afirma que o Baja foi   Os conhecimentos do AeroDesign (conceitos específicos
           um divisor de águas em sua formação: “Foi o primeiro, e   do projeto de aeronaves, metodologia de projeto aeronáu-
           provavelmente o mais valioso contato com um projeto de   tico e a gestão de um projeto multidisciplinar) foram uma
           engenharia em todos os aspectos. Projetos como o Baja,   base suficiente para que eu pudesse ter atuação direta em
           Fórmula SAE e AeroDesign são oportunidades únicas para   um projeto inovador em uma empresa referência no setor.”
           os alunos que buscam excelência em suas áreas. Eles pro-  E resume: “O AeroDesign promove um ambiente de ca-
           porcionam um envolvimento hands-on dificilmente possí-  pacitação dos estudantes em engenharia que transcende a
           vel em várias empresas, um crescimento técnico gigantesco,   formação acadêmica.”
           além de um  networking muito valioso, não somente por   Exatamente na mesma linha, Abdalla Tauil, que partici-
           abrir portas, mas também por permitir a troca de conheci-  pou do Fórmula SAE Elétrico da Unicamp, diz: “Fazer parte

           janeiro/fevereiro/março                                                                          35
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