Page 36 - Revista EAA - Edição 97
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PROGRAMAS ESTUDANTIS
desse projeto foi o que mais me motivou durante a faculdade. enduro, incluindo responsabilidades variadas: pelos custos de
Você é desafiado como um profissional de engenharia, tem materiais, patrocínios, soldagem, logística, execução e gestão
que resolver problemas que não têm um passo a passo certo e de projeto, pilota de slalom e capitã da equipe. Também pude
tem que estudar muito para resolver. E o sentimento em ver combinar as pesquisas científicas como o cálculo de forças e
algo que você mesmo construiu é indescritível!” tensões atuantes no sistema de direção e a análise metalográ-
Abdalla, que hoje trabalha como ops engineer na Vammo fica de um aço multifásico, em parceria com a Usiminas. Os
Motos Elétricas, afirma: programas SAE motivam o estudante a buscar conhecimento
“Participar de um projeto desses é uma oportunidade contínuo e desenvolver soft skills que incluem desempenhar
única. Além do crescimento técnico, também temos que um projeto em equipe, realizar benchmarking com outras uni-
aprender a lidar com pessoas, equipes, responsabilidades, versidades, influenciar dentro e fora do time, negociar recursos
patrocinadores e fornecedores. Isso faz você amadurecer e ideias, criar e manter relacionamentos, inovar, desenvolver
rápido, faz você melhorar na esfera profissional e na esfera liderança e comunicação, entre outras habilidades tão necessá-
pessoal. Hoje posso dizer que sou realizado profissional- rias para o bom desempenho no mercado de trabalho.”
mente e só cheguei aqui devido a essa experiência. Isso sem Cátia atua como gerente sênior de validação na GM
falar de todas as pessoas incríveis que você conhece e vai ao lado de vários outros “profissionais SAE”, como Luiz
levar para o resto da vida!” Eduardo Martins (ex-bajeiro Unifei), que também afirma:
Durante a universidade, os estudantes que participam dos “O Baja foi meu primeiro contato com a engenharia de
programas SAE acabam atuando em vários papéis e viven- produtos automotivos. Essa experiência me agregou co-
ciando desafios reais de engenharia. Cátia Ferreira (Baja Unesp nhecimento técnico e despertou interesse profissional na
1999 a 2003) ilustra: “Pude aplicar o conhecimento teórico área em que atuo até hoje!” Assim como Cátia e Luiz na
na prática, desde as etapas da concepção e construção até a GM, é muito comum encontrarmos profissionais SAE tra-
avaliação de performance de um veículo, nas provas práticas e balhando juntos em diferentes áreas e segmentos.
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