Page 28 - Revista EAA - Edição 98
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TRANSIÇÃO ENERGÉTICA











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            Uma primeira proposta de conjunto de anéis para o
          MCI a H  é a adaptação do pacote típico de motores Die-
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          sel convencionais. Com ajustes nas tensões e gaps é possível
          reduzir LOC e blow-by, no entanto uma otimização adi-
          cional é possível ao se partir de um pacote de anéis típico
          de motores Otto.
            A ausência de fuligem e material particulado da com-
          bustão de H  possibilita a aplicação dessa segunda proposta   Figura 4. Composição do blow-by em MCI a H2. Fonte: Mahle.
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          que apresenta melhor raspagem de óleo e conformidade ao
          cilindro, minimizando ao máximo LOC e blow-by.     mostra que, na condição avaliada, o processo de combus-
                                                             tão termina entre 25° e 30° após o ponto morto superior
          Projeto do conjunto de válvulas                    (PMS). Assim, pode-se deduzir que aproximadamente dois

          Válvulas, guias e sedes também precisam ser adaptadas de-  terços do volume do blow-by consistem em uma mistura
          vido aos novos desafios tribológicos decorrentes da ausên-  de ar e hidrogênio não queimado que pode ser inflamável.
          cia de combustível líquido e seu efeito lubrificante. O ponto   Este resultado mostra que, sem uma ventilação forçada,
          de partida da seleção de materiais para o MCI a H foram   H  não queimado se acumularia no cárter e poderia repre-
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          as soluções já conhecidas para aplicações a gás natural.  sentar um risco de explosão.
            Apesar de a combustão de hidrogênio impor um menor   Um sistema de ventilação ativa do cárter chamado High
          carregamento térmico sobre os componentes do conjunto   Pressure Impactor (HPI) foi desenvolvido e testado. Esse
          de válvulas, a presença de água nos gases de escape gera   sistema é composto por um compressor acionado eletrica-
          preocupações com relação à corrosão.               mente acoplado a um separador de óleo que proporciona
            Válvulas de admissão são suscetíveis à fragilização por   alta eficiência de filtração de partículas de lubrificante e fle-
          hidrogênio devido ao perfil de carga cíclica combinado   xibilidade de controle da vazão para assegurar uma concen-
          com a exposição ao H  não queimado, o que deve ser con-  tração de H  menor que 3,5% com o menor consumo elé-
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          siderado para a seleção do material.               trico possível em qualquer condição de operação do motor.
            No caso das válvulas de escape, válvulas ocas preenchi-
          das com sódio são uma boa opção para reduzir a tempera-  Avaliações experimentais
                                                             com o MCI a H2
          tura superficial e evitar o surgimento de pontos quentes que
          podem gerar eventos de combustão anormal.          Para estudar o processo de combustão do hidrogênio e ava-
                                                             liar o desempenho dos componentes da Mahle aplicados
          Ventilação ativa do cárter                         a um MCI a H , um extenso plano de teste foi executado
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          Outro desafio na utilização de hidrogênio em motores de   no centro de testes da empresa em Stuttgart, utilizando o
          combustão interna é o potencial acúmulo de H  no cárter.   motor convertido descrito anteriormente na tabela 1.
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          Devido à baixa energia de ignição do combustível, há risco   Como pode ser visto no resultado experimental mos-
          de explosão dos gases do cárter caso a concentração de H    trado na figura 6, aproveitando a alta reatividade e infla-
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          ultrapasse 3,5%.                                   mabilidade do H , foi possível obter operação estável com
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            Os gases de blow-by são uma mistura de ar, hidrogênio   lambda superior a 2 mesmo em altas cargas e em todas as
          não queimado e produtos da combustão. O diagrama da   faixas de rotação.
          figura 4 mostra o resultado de simulações numéricas rea-  Com este conceito de combustão pobre, o pico de tem-
          lizadas para investigar o fluxo cumulativo de blow-by em   peratura dentro do cilindro e a formação de NOx são mi-
          função da posição do pistão. Uma análise termodinâmica   nimizados. O diagrama da figura 7 mostra que as emissões
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