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PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MOTOR                 rial mitiga o risco de fragilização por hidrogênio devido a

            Parâmetro           Motor base    MCI H2           suas características microestruturais.
                                                                 Com relação às dimensões do pistão, a principal altera-
            Deslocamento        12.8 L        12.8 L           ção foi o aumento do volume da câmara de combustão de
                                                                                 3
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            Cilindros           6 em linha    6 em linha       100 cm  para 140 cm  para reduzir a taxa de compressão.
                                                               Os demais parâmetros foram mantidos o mais próximo
            Taxa de compressão  17:1          11:1             possível dos originais para minimizar o impacto na dinâ-
                                                               mica do movimento.
            BMEP máx.           24 bar        20 bar
                                                                 Uma comparação direta de um pistão de aço de moto-
            Potência            375 kW        315 kW           res Diesel de última geração e o pistão de alumínio para o
                                                               MCI a H  pode ser vista na figura 3.
            Sistema de injeção  DI            PFI                      2
                                                               Projeto de anéis de pistão
           Tabela 1
                                                               O compromisso usual de um pacote de anéis em qualquer
           Desafios para o projeto                             motor é manter o consumo de óleo lubrificante (LOC) e
                                                               o blow-by sob controle, oferecendo o menor atrito possível.
           de componentes                                      Para os motores a H  esse compromisso é mantido, mas
                                                                                 2
           A combustão de H  impõe novos desafios aos componentes   com uma importância reforçada.
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           do motor. Esses desafios podem ser agrupados em quatro   Uma passagem excessiva de partículas de óleo lubrifi-
           tópicos: anomalias de combustão, fragilização por hidrogê-  cante para a câmara de combustão pode desencadear even-
           nio, tribologia e corrosão.                         tos anormais de combustão. Além disso, a queima desse
             No projeto dos componentes do PCU, atenção especial   óleo resulta em emissões mínimas de CO  e outros produ-
                                                                                                 2
           é dada para evitar altas temperaturas superficiais e excesso   tos, o que pode comprometer a conformidade dos MCI a
           de gases de combustão ou de partículas de óleo na câmara   H  como tecnologia neutra em carbono.
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           de combustão, pois todos esses pontos podem desencadear   Existe ainda uma preocupação de segurança em relação
           anormalidades na combustão.                         ao controle de blow-by para evitar que misturas inflamáveis
             Do ponto de vista estrutural, um ambiente enriqueci-  de hidrogênio e ar se acumulem dentro do cárter. Nas con-
           do com H  traz preocupações especiais para a seleção de   dições de temperatura e pressão desse ambiente, uma con-
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           materiais, uma vez que o aço, material típico para vários   centração de H  acima de 3,5% apresenta risco de explosão
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           componentes dos motores Diesel convencionais, apresenta   e, portanto, deve ser evitada.
           vulnerabilidades quanto à fragilização por H .
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             Esse fenômeno ocorre quando, em condições de alta
           temperatura e pressão, átomos de hidrogênio se difundem
           na microestrutura dos materiais e enfraquecem as ligações
           metálicas, provocando diminuição da ductilidade, forma-
           ção e propagação de trincas.
             Outro ponto importante a ser considerado é a formação
           de água como produto da combustão. O excesso de água
           pode levar à deterioração da lubrificação, afetando a vida
           útil dos sistemas deslizantes, e provocar corrosão de com-
           ponentes metálicos.
           Projeto de pistões

           Apesar da preferência por pistões de aço em motores Die-
           sel pesados mais modernos, pistões de alumínio são reco-
           mendados para o MCI a H .
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             Essa alteração é viável devido aos menores carregamen-
           tos mecânicos desse motor e ainda possibilita uma redução   Figura 3. Comparação direta de um pistão de aço para
           de 20°C a 30°C na temperatura superficial, devido à maior   motor Diesel (esquerda) e o pistão de alumínio para o MCI
           condutividade térmica do alumínio. Além disso, esse mate-  a H2 (direita). Fonte: Mahle.

           abril/maio/junho                                                                                 27
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