Page 35 - Revista EAA - Edição 98
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FOTOS DIVULGAÇÃO
“Inventar é
imaginar o que
ninguém oferece;
é acreditar no que
ninguém jurou;
é arriscar o que
principalmente por terem altos custos de operação. Além da aviação sem emissões de ninguém ousou;
disso, aspectos como emissões locais de carbono, ruído e carbono, aproveitando as tec- é realizar o que
nível de segurança também contribuem para a baixa adoção nologias de voo elétrico e de ninguém tentou.
desse meio de transporte. hidrogênio é a Target True Inventar
Em 2019, a aviação global foi responsável por aproxima- Zero liderada pelo Fórum
é transcender.”
damente 2% das emissões dos gases do efeito estufa e 3,5% Econômico Mundial.
do impacto climático antropogênico. O caminho para zero Na Eve Air Mobility,
Santos Dumont
emissão para o setor de aviação até 2050 requer uma com- temos o privilégio de ques-
binação de soluções em que novas tecnologias de propulsão tionar os paradigmas tecno-
e combustível desempenharão um papel importante. Como lógicos e atuar como agentes
consequência dessa preocupação, em outubro de 2021, as de mudança na criação de um novo ecossistema de mobili-
empresas que fazem parte da Associação Internacional de dade aérea urbana mais sustentável, seguro e acessível para
Transporte Aéreo (Iata) fizeram um compromisso de zerar todos. Neste contexto, estamos desenvolvendo um veículo
as emissões líquidas de carbono até 2050. Essa resolução elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla
alinha o transporte aéreo com os objetivos do Acordo de em inglês para electric vertical take-off and landing vehicle),
Paris para limitar o aquecimento global abaixo de 2°C. uma aeronave projetada para uso urbano, equipada com
As principais estratégias para a construção dessa realida- motores 100% elétricos, com alcance de até 100 km e capa-
de são a implementação de combustíveis sustentáveis como o cidade inicial de quatro passageiros e um piloto.
SAF (do inglês, sustainable aviation fuel), o desenvolvimento O eVTOL promete não apenas oferecer uma alternati-
de novas tecnologias de propulsão elétrica e hidrogênio, me- va viável e prática ao transporte convencional, mas também
lhorias na eficiência operacional e na infraestrutura, além do contribuir para a redução das emissões de gases de efeito
uso de compensações e captura de carbono. Um exemplo de estufa, para melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas e
iniciativa que está trabalhando para acelerar a implantação transformar a experiência de mobilidade atual.
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