Page 35 - Revista EAA - Edição 98
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                                                                                            imaginar o que
                                                                                           ninguém oferece;
                                                                                           é acreditar no que
                                                                                            ninguém jurou;
                                                                                            é arriscar o que

           principalmente por terem altos custos de operação. Além   da aviação sem emissões de   ninguém ousou;
           disso, aspectos como emissões locais de carbono, ruído e   carbono, aproveitando as tec-  é realizar o que
           nível de segurança também contribuem para a baixa adoção   nologias de voo elétrico e de   ninguém tentou.
           desse meio de transporte.                           hidrogênio  é  a Target True    Inventar
             Em 2019, a aviação global foi responsável por aproxima-  Zero liderada pelo Fórum
                                                                                             é transcender.”
           damente 2% das emissões dos gases do efeito estufa e 3,5%   Econômico Mundial.

           do impacto climático antropogênico. O caminho para zero   Na  Eve  Air  Mobility,
                                                                                           Santos Dumont
           emissão para o setor de aviação até 2050 requer uma com-  temos o privilégio de ques-
           binação de soluções em que novas tecnologias de propulsão   tionar os paradigmas tecno-
           e combustível desempenharão um papel importante. Como   lógicos e atuar como agentes
           consequência dessa preocupação, em outubro de 2021, as   de mudança na criação de um novo ecossistema de mobili-
           empresas que fazem parte da Associação Internacional de   dade aérea urbana mais sustentável, seguro e acessível para
           Transporte Aéreo (Iata) fizeram um compromisso de zerar   todos. Neste contexto, estamos desenvolvendo um veículo
           as emissões líquidas de carbono até 2050. Essa resolução   elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla
           alinha o transporte aéreo com os objetivos do Acordo de   em inglês para electric vertical take-off and landing vehicle),
           Paris para limitar o aquecimento global abaixo de 2°C.  uma aeronave projetada para uso urbano, equipada com
             As principais estratégias para a construção dessa realida-  motores 100% elétricos, com alcance de até 100 km e capa-
           de são a implementação de combustíveis sustentáveis como o   cidade inicial de quatro passageiros e um piloto.
           SAF (do inglês, sustainable aviation fuel), o desenvolvimento   O eVTOL promete não apenas oferecer uma alternati-
           de novas tecnologias de propulsão elétrica e hidrogênio, me-  va viável e prática ao transporte convencional, mas também
           lhorias na eficiência operacional e na infraestrutura, além do   contribuir para a redução das emissões de gases de efeito
           uso de compensações e captura de carbono. Um exemplo de   estufa, para melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas e
           iniciativa que está trabalhando para acelerar a implantação   transformar a experiência de mobilidade atual.

           abril/maio/junho                                                                                 35
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