Page 31 - Revista EAA - Edição 98
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Do berço ao portão:
quantificar para gerenciar
Estudos mostram que medidas como o aumento do rendimento de combustível,
a redução do peso do veículo e o uso de tecnologias de eletrificação
são alternativas para redução de emissões do ciclo de vida
Mario Monzoni e Joaquim Seabra*
indústria automobilística brasileira se destaca no trial de longo prazo para o setor automotivo e de autopeças,
cenário mundial, ocupando o posto de oitavo maior estimulando o investimento e o fortalecimento das empresas
A produtor e sexto maior mercado de veículos. Com brasileiras do setor. Destaca-se a sua Linha V (Biocombus-
capacidade instalada de produção de 4,5 milhões de veí- tíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Com-
culos e 125 mil máquinas agrícolas/rodoviárias, o setor é bustão), que possui como objetivos “a eletrificação do power-
representado por 26 marcas, 57 fábricas, 498 indústrias de train veicular para a alta eficiência energética, a utilização
autopeças e 5.044 concessionárias. 1 de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação
A dimensão do mercado de veículos no Brasil, em con- do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento”.
junto com a dependência histórica da economia pelo modal 5 Tais objetivos vão ao encontro dos esforços nacionais para
rodoviário, produz efeitos impactantes sobre a saúde públi- alcance de metas de redução de emissões de GEE.
ca e o meio ambiente. Isto decorre da emissão de poluentes O programa Rota 2030 e outras políticas e iniciativas,
atmosféricos locais (monóxido de carbono, óxidos de ni- como o RenovaBio, o Programa de Controle da Poluição
trogênio, hidrocarbonetos, óxidos de enxofre, material par- do Ar por Veículos Automotores (Proconve), a regula-
ticulado etc.) e gases de efeito estufa (GEE) ‒ em especial ção 2019/631 da União Europeia e a recente Declaração
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dióxido de carbono, metano e óxido nitroso ‒, causadores de Glasgow sobre carros e vans com emissão zero , são
da mudança do clima. Apesar dos avanços alcançados nos fortes indicativos de que o setor automobilístico deverá
últimos anos em prol da redução da emissão de poluentes se adequar para permanecer em seu mercado de atuação,
locais, a emissão de GEE ainda é significativa. Atualmente, uma vez que é esperado um enrijecimento das legislações
o setor de energia representa 19% das emissões nacionais e consequentemente restrições às comercializações de
de GEE. Dessas, 43% advêm do transporte rodoviário. 2 produtos mais carbono-intensivos para o país alcançar suas
Para contribuir com a mitigação dos efeitos adversos metas estabelecidas. Do ponto de vista da competitividade
causados pela mudança do clima, o Brasil assumiu metas internacional, poderá haver perda de mercado para os paí-
de redução de emissões de GEE para as próximas décadas. ses que não atendam a determinados requisitos ambientais,
Destaca-se, por exemplo, as contribuições oferecidas pelo em especial aqueles relacionados à mudança do clima.
país no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas Metodologias capazes de levar em conta toda a cadeia
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sobre Mudança do Clima (CQNUMC) e o objetivo de al- produtiva de um produto, como a avaliação do ciclo de vida
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cançar a neutralidade climática em 2050. Para tanto, todos (ACV) e a pegada de carbono (PC), permitem quantificar
os setores da nossa economia deverão assumir uma parcela com eficiência os impactos ambientais associados aos pro-
de responsabilidade, incluindo a indústria automobilística e cessos e atividades em toda a cadeia e oferecem insumos
sua cadeia de suprimentos. para uma gestão mais eficiente dos processos e impactos
Reconhecendo o potencial do setor brasileiro e a neces- negativos. Diante deste contexto, em dezembro de 2021,
sidade de mudanças rumo a sistemas de produção menos a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep),
impactantes, o Programa Rota 2030 (instituído pela Lei nº coordenadora da linha V do programa Rota 2030, abriu um
13.755/2018 e Decreto nº 9.557/2018) foi criado pelo go- edital para a submissão de propostas na Chamada Pública
verno federal com o objetivo de elaborar uma política indus- Especial nº 01.2021 “Do berço ao portão”.
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