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Do berço ao portão:

                     quantificar para gerenciar




                 Estudos mostram que medidas como o aumento do rendimento de combustível,
                        a redução do peso do veículo e o uso de tecnologias de eletrificação
                             são alternativas para redução de emissões do ciclo de vida


                                               Mario Monzoni e Joaquim Seabra*





                 indústria automobilística brasileira se destaca no   trial de longo prazo para o setor automotivo e de autopeças,
                 cenário mundial, ocupando o posto de oitavo maior   estimulando o investimento e o fortalecimento das empresas
           A produtor e sexto maior mercado de veículos. Com   brasileiras do setor. Destaca-se a sua Linha V (Biocombus-
           capacidade instalada de produção de 4,5 milhões de veí-  tíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Com-
           culos e 125 mil máquinas agrícolas/rodoviárias, o setor é   bustão), que possui como objetivos “a eletrificação do power-
           representado por 26 marcas, 57 fábricas, 498 indústrias de   train veicular para a alta eficiência energética, a utilização
           autopeças e 5.044 concessionárias. 1                de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação
             A dimensão do mercado de veículos no Brasil, em con-  do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento”.
           junto com a dependência histórica da economia pelo modal   5   Tais objetivos vão ao encontro dos esforços nacionais para
           rodoviário, produz efeitos impactantes sobre a saúde públi-  alcance de metas de redução de emissões de GEE.
           ca e o meio ambiente. Isto decorre da emissão de poluentes   O programa Rota 2030 e outras políticas e iniciativas,
           atmosféricos locais (monóxido de carbono, óxidos de ni-  como o RenovaBio, o Programa de Controle da Poluição
           trogênio, hidrocarbonetos, óxidos de enxofre, material par-  do Ar por  Veículos Automotores (Proconve), a regula-
           ticulado etc.) e gases de efeito estufa (GEE) ‒ em especial   ção 2019/631 da União Europeia e a recente Declaração
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           dióxido de carbono, metano e óxido nitroso ‒, causadores   de Glasgow sobre carros e vans com emissão zero , são
           da mudança do clima. Apesar dos avanços alcançados nos   fortes indicativos de que o setor automobilístico deverá
           últimos anos em prol da redução da emissão de poluentes   se adequar para permanecer em seu mercado de atuação,
           locais, a emissão de GEE ainda é significativa. Atualmente,   uma vez que é esperado um enrijecimento das legislações
           o setor de energia representa 19% das emissões nacionais   e  consequentemente  restrições  às  comercializações  de
           de GEE. Dessas, 43% advêm do transporte rodoviário. 2  produtos mais carbono-intensivos para o país alcançar suas
             Para contribuir com a mitigação dos efeitos adversos   metas estabelecidas. Do ponto de vista da competitividade
           causados pela mudança do clima, o Brasil assumiu metas   internacional, poderá haver perda de mercado para os paí-
           de redução de emissões de GEE para as próximas décadas.   ses que não atendam a determinados requisitos ambientais,
           Destaca-se, por exemplo, as contribuições oferecidas pelo   em especial aqueles relacionados à mudança do clima.
           país no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas   Metodologias capazes de levar em conta toda a cadeia
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           sobre Mudança do Clima (CQNUMC)  e o objetivo de al-  produtiva de um produto, como a avaliação do ciclo de vida
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           cançar a neutralidade climática em 2050.  Para tanto, todos   (ACV) e a pegada de carbono (PC), permitem quantificar
           os setores da nossa economia deverão assumir uma parcela   com eficiência os impactos ambientais associados aos pro-
           de responsabilidade, incluindo a indústria automobilística e   cessos e atividades em toda a cadeia e oferecem insumos
           sua cadeia de suprimentos.                          para uma gestão mais eficiente dos processos e impactos
             Reconhecendo o potencial do setor brasileiro e a neces-  negativos. Diante deste contexto, em dezembro de 2021,
           sidade de mudanças rumo a sistemas de produção menos   a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep),
           impactantes, o Programa Rota 2030 (instituído pela Lei nº   coordenadora da linha V do programa Rota 2030, abriu um
           13.755/2018 e Decreto nº 9.557/2018) foi criado pelo go-  edital para a submissão de propostas na Chamada Pública
           verno federal com o objetivo de elaborar uma política indus-  Especial nº 01.2021 “Do berço ao portão”.

           abril/maio/junho                                                                                 31
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