Page 32 - Revista EAA - Edição 98
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TRANSIÇÃO ENERGÉTICA





































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            O Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces)   buam para a redução de emissões de GEE nessa cadeia,
          da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da   fomentando melhores práticas e ações conjuntas entre
          Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e a Faculdade   os diversos atores do setor. Consequentemente, o estudo
          de Engenharia Mecânica da Unicamp apresentaram pro-  oferece uma contribuição para o alcance dos objetivos da
          posta vencedora para esse edital. As duas instituições têm   Linha V da Rota 2030, gerando conhecimento para o de-
          atuado nas temáticas de mudança do clima e avaliação do   senvolvimento de novas tecnologias de baixa intensidade
          ciclo de vida (ACV) em diversos projetos, trabalhando no   de carbono, com grande potencial para aumentar a com-
          desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de   petitividade do setor.
          gestão pública e empresarial para a sustentabilidade, no
          âmbito local, nacional e internacional.            Dialogando com a literatura
             O objetivo geral desse estudo é determinar a pegada   Nos últimos anos, foram produzidos diversos estudos de
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          de carbono do “berço ao portão” de veículos leves tipo   pegada de carbono  comparando as emissões de GEE do
          automóveis  (incluindo  SUV)  fabricados  no  território   poço à roda dos veículos leves, considerando tecnologias
          nacional, incluindo as etapas dos principais componentes de   tradicionais (motores a combustão interna) e alternativas
          um veículo, contemplando o ciclo de vida de veículos com   (híbridos, elétricos, com uso ou não de baterias, etc.). Os
          tecnologias de motores a combustão interna e propulsões   estudos mostram que uma parte significativa das emissões
          alternativas à combustão, assim como avaliação de novas   ocorrem durante a fase de produção e uso dos combus-
          tecnologias, materiais, sistemas e  componentes  e análise   tíveis. Assim, medidas como o aumento do rendimento
          comparativa com veículos leves fabricados no mundo.  de combustível, a redução de peso do veículo e o uso de
            Por meio do mapeamento da pegada de carbono da fa-  tecnologias de eletrificação surgem como alternativas para
          bricação de veículos produzidos no Brasil, o projeto busca   redução de emissões do ciclo de vida.
          auxiliar na identificação dos pontos críticos e das princi-  Ainda segundo os estudos, as emissões da produção de
          pais oportunidades na fabricação de veículos que contri-  veículos leves constituem uma parte menos significativa
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