Page 32 - Revista EAA - Edição 98
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TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
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O Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) buam para a redução de emissões de GEE nessa cadeia,
da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da fomentando melhores práticas e ações conjuntas entre
Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e a Faculdade os diversos atores do setor. Consequentemente, o estudo
de Engenharia Mecânica da Unicamp apresentaram pro- oferece uma contribuição para o alcance dos objetivos da
posta vencedora para esse edital. As duas instituições têm Linha V da Rota 2030, gerando conhecimento para o de-
atuado nas temáticas de mudança do clima e avaliação do senvolvimento de novas tecnologias de baixa intensidade
ciclo de vida (ACV) em diversos projetos, trabalhando no de carbono, com grande potencial para aumentar a com-
desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de petitividade do setor.
gestão pública e empresarial para a sustentabilidade, no
âmbito local, nacional e internacional. Dialogando com a literatura
O objetivo geral desse estudo é determinar a pegada Nos últimos anos, foram produzidos diversos estudos de
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de carbono do “berço ao portão” de veículos leves tipo pegada de carbono comparando as emissões de GEE do
automóveis (incluindo SUV) fabricados no território poço à roda dos veículos leves, considerando tecnologias
nacional, incluindo as etapas dos principais componentes de tradicionais (motores a combustão interna) e alternativas
um veículo, contemplando o ciclo de vida de veículos com (híbridos, elétricos, com uso ou não de baterias, etc.). Os
tecnologias de motores a combustão interna e propulsões estudos mostram que uma parte significativa das emissões
alternativas à combustão, assim como avaliação de novas ocorrem durante a fase de produção e uso dos combus-
tecnologias, materiais, sistemas e componentes e análise tíveis. Assim, medidas como o aumento do rendimento
comparativa com veículos leves fabricados no mundo. de combustível, a redução de peso do veículo e o uso de
Por meio do mapeamento da pegada de carbono da fa- tecnologias de eletrificação surgem como alternativas para
bricação de veículos produzidos no Brasil, o projeto busca redução de emissões do ciclo de vida.
auxiliar na identificação dos pontos críticos e das princi- Ainda segundo os estudos, as emissões da produção de
pais oportunidades na fabricação de veículos que contri- veículos leves constituem uma parte menos significativa
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