Page 36 - Revista EAA - Edição 98
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TRANSIÇÃO ENERGÉTICA





      FOTOS DIVULGAÇÃO










































            Por ser elétrica, a aeronave não emite poluentes du-  Por  meio  de  simulações  de  operação  e  discussões
          rante sua operação, em contraste com os helicópteros   sobre Conceitos de Operações (ConOps) em algumas
          atuais movidos a motores de combustão. Outra van-  cidades como Rio de Janeiro, Chicago, Miami e Lon-
          tagem desse tipo de veículo é ser silencioso, apresen-  dres, pudemos estudar esse novo ecossistema, levantar
          tando uma redução de 80% a 90% na pegada de ruído   as necessidades de cada um dos atores envolvidos, in-
          em especial durante o cruzeiro quando comparados a   vestigar a infraestrutura e regulamentações necessárias
          helicópteros convencionais, promovendo um ambiente   para cada tipo de operação. Exemplos desses trabalhos
          de operação mais propício aos grandes centros urba-  passam pelo debate sobre a criação de rotas mais otimi-
          nos. Sem falar que é uma aeronave com menor custo de   zadas para esses veículos, a coordenação com o tráfego
          operação, permitindo que mais pessoas tenham acesso   aéreo e a gestão das atividades em solo para um uso
          a esse novo serviço.                               mais eficiente da aeronave.
            No entanto, a introdução do eVTOL requer o en-      Compartilhando um caso real oriundo da prepara-
          gajamento de diversos setores, desde a regulamentação   ção do ConOps para a cidade do Rio de Janeiro, nossas
          e a infraestrutura  até  a conscientização  pública e o   análises mostram que o mercado de mobilidade aérea
          desenvolvimento contínuo de tecnologias disruptivas.   urbana na cidade tem potencial para gerar uma receita
          Acreditamos ser fundamental que governos, empresas   de US$ 23 bilhões entre 2026 e 2035. Nesse mesmo pe-
          e comunidades se unam para criar um ambiente favo-  ríodo, estima-se que 245 eVTOLs circularão em mais
          rável  à  sua  adoção  e  impulsionar  uma  transformação   de cem rotas em 37 vertiportos (infraestrutura para
          real na mobilidade urbana. Por esse motivo, temos lide-  pouso e decolagem de eVTOLs), transportando 4,5
          rado uma série de iniciativas ao redor do mundo para   milhões de passageiros por ano, gerando uma receita
          compreender as necessidades específicas de cada local e   anual de US$ 220 milhões. Serão cerca de 7 mil empre-
          garantir uma implementação bem-sucedida dessa nova   gos criados diretamente e indiretamente e uma redução
          forma de transporte.                               de até 11 mil toneladas/ano de CO , ou seja, um im-
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