Page 36 - Revista EAA - Edição 98
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TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
FOTOS DIVULGAÇÃO
Por ser elétrica, a aeronave não emite poluentes du- Por meio de simulações de operação e discussões
rante sua operação, em contraste com os helicópteros sobre Conceitos de Operações (ConOps) em algumas
atuais movidos a motores de combustão. Outra van- cidades como Rio de Janeiro, Chicago, Miami e Lon-
tagem desse tipo de veículo é ser silencioso, apresen- dres, pudemos estudar esse novo ecossistema, levantar
tando uma redução de 80% a 90% na pegada de ruído as necessidades de cada um dos atores envolvidos, in-
em especial durante o cruzeiro quando comparados a vestigar a infraestrutura e regulamentações necessárias
helicópteros convencionais, promovendo um ambiente para cada tipo de operação. Exemplos desses trabalhos
de operação mais propício aos grandes centros urba- passam pelo debate sobre a criação de rotas mais otimi-
nos. Sem falar que é uma aeronave com menor custo de zadas para esses veículos, a coordenação com o tráfego
operação, permitindo que mais pessoas tenham acesso aéreo e a gestão das atividades em solo para um uso
a esse novo serviço. mais eficiente da aeronave.
No entanto, a introdução do eVTOL requer o en- Compartilhando um caso real oriundo da prepara-
gajamento de diversos setores, desde a regulamentação ção do ConOps para a cidade do Rio de Janeiro, nossas
e a infraestrutura até a conscientização pública e o análises mostram que o mercado de mobilidade aérea
desenvolvimento contínuo de tecnologias disruptivas. urbana na cidade tem potencial para gerar uma receita
Acreditamos ser fundamental que governos, empresas de US$ 23 bilhões entre 2026 e 2035. Nesse mesmo pe-
e comunidades se unam para criar um ambiente favo- ríodo, estima-se que 245 eVTOLs circularão em mais
rável à sua adoção e impulsionar uma transformação de cem rotas em 37 vertiportos (infraestrutura para
real na mobilidade urbana. Por esse motivo, temos lide- pouso e decolagem de eVTOLs), transportando 4,5
rado uma série de iniciativas ao redor do mundo para milhões de passageiros por ano, gerando uma receita
compreender as necessidades específicas de cada local e anual de US$ 220 milhões. Serão cerca de 7 mil empre-
garantir uma implementação bem-sucedida dessa nova gos criados diretamente e indiretamente e uma redução
forma de transporte. de até 11 mil toneladas/ano de CO , ou seja, um im-
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