Page 33 - Revista EAA - Edição 98
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ENTRE OS IMPACTOS                               ♦  Servir como referência para estudo de PC de veículos
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                ESPERADOS ESTÃO:                             ♦  Promover o uso da ferramenta de PC para auxiliar
                                                                os processos de tomadas de decisão de estratégias
                                                                de redução de emissões de GEE no âmbito público e
                                                                empresarial e promover a gestão eficiente das emissões
                                                                de GEE ao longo da cadeia de suprimentos da indústria
                                                                automobilística.
                                                             ♦  Gerar impacto de mídia com a divulgação de artigos
                                                                jornalísticos e acadêmicos sobre o tema fazendo uso dos
                                                                resultados gerados pela pesquisa.
                                                             ♦  Difundir de forma sistemática e estruturada todo o
                                                                conhecimento multidisciplinar obtido no projeto
                                                                para discussão ampla de todo o setor e sua cadeia de
                                                                suprimentos.
                                                             ♦  Criar um ecossistema de integração setorial para
                                                                discussão e inovação contínua do setor, fomentando
                                                                o intercâmbio científico e tecnológico entre grupos de
                                                                pesquisa e a cadeia automotiva.
                                                             ♦  Disseminar o programa Rota 2030, a FGV, a Unicamp e
                                                                demais atores envolvidos como instituições produtoras
                                                           ISTOCKPHOTO  de pesquisas que contribuem de forma relevante para a
                                                                sociedade brasileira.







           das emissões totais. Por esse motivo, os estudos disponí-  * Mario Monzoni é doutor em Administração Pública e Governo
           veis na literatura científica geralmente apresentam escopo   pela FGV EAESP. Mestre em Administração de Política Econômica
                                                               pela School of International and Public Affairs (SIPA), da Columbia
           mais amplo do “poço à roda”, com foco principal nas aná-
                                                               University, Nova York, EUA. Coordenador do Centro de Estudos em
           lises das emissões da produção e consumo de combustí-
                                                               Sustentabilidade (FGVces).
           vel/eletricidade. Muitas vezes esses estudos não represen-
                                                               Joaquin Seabra é Professor Associado da Faculdade de Engenharia
           tam adequadamente o sistema de manufatura brasileiro,
                                                               Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
           tampouco possuem dados e informações característico da   É doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp,
           etapa de produção dos veículos e seus componentes.  com pós-doutorado em Biorefinery Analysis, no National Renewable
             Já o controle direto de gestão desse escopo torna a eta-  Energy Laboratory (NREL, EUA).
           pa de produção altamente relevante para as montadoras e
           possivelmente representa uma vantagem competitiva do   1 Fonte: https://anfavea.com.br/site/anuarios/
           Brasil em relação a outros mercados globais, já que a ma-  2 Fonte: http://seeg.eco.br/
                                                               3 Fonte: https://www4.unfccc.int/sites/NDCStaging/pages/Party.aspx?party=BRA
           triz energética brasileira é predominantemente composta
                                                               4 Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/bolsonaro-
           por fontes renováveis. Além disso, as emissões de GEE do
                                                               promete-fim-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-ate-2050
           processo produtivo tendem a se tornar mais significativas   5
                                                               Fonte: https://rota2030.fundep.ufmg.br/linha5/
           à medida que a fase de uso se descarboniza/eletrifica.  6 Fonte: https://racetozero.unfccc.int/top-of-the-cop-the-end-of-fossil-fuel-
             Diante disso, esse projeto busca responder a essa la-  powered-transport/; https://ec.europa.eu/clima/eu-action/transport-emissions/
                                                               road-transport-reducing-co2-emissions-vehicles/co2-emission-performance-
           cuna de pesquisa, por meio do diagnóstico da pegada de   standards-cars-and-vans_en
           carbono de veículos leves que sejam representativos do   7 Fonte: https://doi.org/10.1016/j.apenergy.2021.116621 , https://doi.org/10.1007/
                                                               s11367-019-01615-9; https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.149265,
           setor automobilístico brasileiro e comparação com veí-  https://theicct.org/publications/global-LCA-passenger-cars-jul2021;
                                                               https://group.volvocars.com/news/sustainability/2020/~/media/ccs/
           culos leves fabricados no mundo, com foco em aprimorar
                                                               Volvo_carbonfootprintreport.pdf; http://repositorio.unicamp.br/acervo/
           o gerenciamento das emissões “do berço ao portão da   detalhe/1167290?guid=1641241080703&returnUrl=%2fresultado%2
                                                               flistar%3fguid%3d1641241080703%26quantidadePaginas%3d1%26codigo
           fábrica”. n                                         Registro%3d1167290%231167290&i=1
           abril/maio/junho                                                                                 33
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