Page 33 - Revista EAA - Edição 98
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ENTRE OS IMPACTOS ♦ Servir como referência para estudo de PC de veículos
leves fabricados no país, do berço ao portão.
ESPERADOS ESTÃO: ♦ Promover o uso da ferramenta de PC para auxiliar
os processos de tomadas de decisão de estratégias
de redução de emissões de GEE no âmbito público e
empresarial e promover a gestão eficiente das emissões
de GEE ao longo da cadeia de suprimentos da indústria
automobilística.
♦ Gerar impacto de mídia com a divulgação de artigos
jornalísticos e acadêmicos sobre o tema fazendo uso dos
resultados gerados pela pesquisa.
♦ Difundir de forma sistemática e estruturada todo o
conhecimento multidisciplinar obtido no projeto
para discussão ampla de todo o setor e sua cadeia de
suprimentos.
♦ Criar um ecossistema de integração setorial para
discussão e inovação contínua do setor, fomentando
o intercâmbio científico e tecnológico entre grupos de
pesquisa e a cadeia automotiva.
♦ Disseminar o programa Rota 2030, a FGV, a Unicamp e
demais atores envolvidos como instituições produtoras
ISTOCKPHOTO de pesquisas que contribuem de forma relevante para a
sociedade brasileira.
das emissões totais. Por esse motivo, os estudos disponí- * Mario Monzoni é doutor em Administração Pública e Governo
veis na literatura científica geralmente apresentam escopo pela FGV EAESP. Mestre em Administração de Política Econômica
pela School of International and Public Affairs (SIPA), da Columbia
mais amplo do “poço à roda”, com foco principal nas aná-
University, Nova York, EUA. Coordenador do Centro de Estudos em
lises das emissões da produção e consumo de combustí-
Sustentabilidade (FGVces).
vel/eletricidade. Muitas vezes esses estudos não represen-
Joaquin Seabra é Professor Associado da Faculdade de Engenharia
tam adequadamente o sistema de manufatura brasileiro,
Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
tampouco possuem dados e informações característico da É doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp,
etapa de produção dos veículos e seus componentes. com pós-doutorado em Biorefinery Analysis, no National Renewable
Já o controle direto de gestão desse escopo torna a eta- Energy Laboratory (NREL, EUA).
pa de produção altamente relevante para as montadoras e
possivelmente representa uma vantagem competitiva do 1 Fonte: https://anfavea.com.br/site/anuarios/
Brasil em relação a outros mercados globais, já que a ma- 2 Fonte: http://seeg.eco.br/
3 Fonte: https://www4.unfccc.int/sites/NDCStaging/pages/Party.aspx?party=BRA
triz energética brasileira é predominantemente composta
4 Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/bolsonaro-
por fontes renováveis. Além disso, as emissões de GEE do
promete-fim-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-ate-2050
processo produtivo tendem a se tornar mais significativas 5
Fonte: https://rota2030.fundep.ufmg.br/linha5/
à medida que a fase de uso se descarboniza/eletrifica. 6 Fonte: https://racetozero.unfccc.int/top-of-the-cop-the-end-of-fossil-fuel-
Diante disso, esse projeto busca responder a essa la- powered-transport/; https://ec.europa.eu/clima/eu-action/transport-emissions/
road-transport-reducing-co2-emissions-vehicles/co2-emission-performance-
cuna de pesquisa, por meio do diagnóstico da pegada de standards-cars-and-vans_en
carbono de veículos leves que sejam representativos do 7 Fonte: https://doi.org/10.1016/j.apenergy.2021.116621 , https://doi.org/10.1007/
s11367-019-01615-9; https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.149265,
setor automobilístico brasileiro e comparação com veí- https://theicct.org/publications/global-LCA-passenger-cars-jul2021;
https://group.volvocars.com/news/sustainability/2020/~/media/ccs/
culos leves fabricados no mundo, com foco em aprimorar
Volvo_carbonfootprintreport.pdf; http://repositorio.unicamp.br/acervo/
o gerenciamento das emissões “do berço ao portão da detalhe/1167290?guid=1641241080703&returnUrl=%2fresultado%2
flistar%3fguid%3d1641241080703%26quantidadePaginas%3d1%26codigo
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abril/maio/junho 33