Page 19 - Revista EAA - Edição 57
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Projeção do crescimento da participação dos
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           -Hybrid, Range Extender e finalmen-
           te  o  veículo  completamente  elétrico
           (EV). Adicionalmente, temos a pre-
           sença do Micro-Hybrid, termo que ca-
           racteriza um veículo dotado de MCI e
           de um sistema Star-Stop.
             O  sistema  Start-Stop  tem  como
           principal característica o desligamen-
           to do motor de combustão interna
           quando o veículo está parado e em
           marcha lenta, condições comumente
           encontradas nos congestionamentos e
           semáforos. Como vimos na Figura 1,
           o Start-Stop está presente em todas as
           configurações de veículos híbridos, in-
           cluindo o micro-híbrido. Os modelos  Figura 2: Projeção da          vez desligado resulta na elevação da
           caracterizados  como  micro-híbridos  participação dos Micro-Hybrids   temperatura da cabine que pode ultra-
           não dispõem de dispositivos acessó-  (MCI+ Start-Stop) na produção   passar o limiar de conforto percebido
           rios que habilitam e/ou potencializam  mundial de veículos híbridos e   pelos ocupantes. Como fator compli-
           a geração ou recuperação de energia  completamente elétricos        cador, a maioria das lógicas de controle
           (baterias ou sistemas regenerativos),                               dos  veículos privilegia o conforto do
           ou seja, os periféricos necessitam da                               usuário em detrimento do consumo de
           energia gerada pelo motor de combus-  combustível. Tão logo a temperatura da cabine ingresse no patamar de descon-
           tão interna.                      forto (que para esse estudo foi definida a partir de 11 ºC na saída do evaporador
             Pesquisas confirmam a preferência   ou 15 ºC em média na saída dos distribuidores de ar no painel), o sistema anulará
           pelo aperfeiçoamento dos motores de   a função Stop e acionará o motor a combustão interna.
           combustão interna, uma vez que apre-  Em um veículo convencional, o ar-condicionado aumenta o consumo de
           sentam melhores compromissos de   combustível em até 35% (dependendo da condição de utilização) e pode ser
           custo-benefício na redução de consu-  caracterizado como uma das mais significantes cargas auxiliares (superando até
           mo de combustível. E é nesse cenário   mesmo a resistência à rolagem e cargas relacionadas ao coeficiente de arras-
           que os veículos com motor a combus-  to aerodinâmico do veículo). Estudo realizado nos Estados Unidos estima o
           tão interna e dispositivo Start-Stop   uso anual de 27 bilhões de litros para o acionamento do ar-condicionado (5),
           (Micro-Hybrids  ou  micro-híbridos)   portanto, um bom projeto nesse sentido é altamente relevante para a redução
           têm papel importante no curto e mé-  consumo de combustível.
           dio prazo. Os resultados da pesquisa da
           IMS Research projetam a participação   O ar-condicionado eficiente
           de até 89% dos veículos micro-híbri-  São inúmeras as medidas que podem ser adotadas no sentido de aperfeiçoar o
           dos na produção mundial de veículos   projeto de uma unidade de ar-condicionado que atenda às condições do Start-
           elétricos em 2020 (incluindo todas as   -Stop e que mantenha como única fonte de energia o motor de combustão in-
           classes) – Figura 2.              terna (micro-híbridos). Dentre elas pode-se destacar o evaporador dotado de
             Nos veículos com Start-Stop, o   acumulador – avaliado em bancada e em veículo.
           motor desligado é o principal fator da   O evaporador dotado de acumulador (Storage-Evaporator) tem como princí-
           redução no consumo de combustível,   pio a adoção de um trocador de calor (acumulador) preenchido por um material
           porém, com o desligamento do motor,   (PCM – Phase-Change Material, material de mudança de fase) que executa a
           os periféricos dependentes da ener-  mudança de fase na faixa de temperatura característica do ciclo de operação do
           gia que ele gera também são desliga-  sistema de ar-condicionado. Esse material se solidifica a uma temperatura supe-
           dos. Esse é o caso do compressor do   rior à temperatura de descarga definida no sistema de ar-condicionado e quando
           sistema de ar-condicionado, que uma   o compressor se desliga (nos períodos de Stop) o sistema de ar-condicionado ain-

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