Page 19 - Revista EAA - Edição 57
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Projeção do crescimento da participação dos
micro-híbridos como alternativa tecnológica
-Hybrid, Range Extender e finalmen-
te o veículo completamente elétrico
(EV). Adicionalmente, temos a pre-
sença do Micro-Hybrid, termo que ca-
racteriza um veículo dotado de MCI e
de um sistema Star-Stop.
O sistema Start-Stop tem como
principal característica o desligamen-
to do motor de combustão interna
quando o veículo está parado e em
marcha lenta, condições comumente
encontradas nos congestionamentos e
semáforos. Como vimos na Figura 1,
o Start-Stop está presente em todas as
configurações de veículos híbridos, in-
cluindo o micro-híbrido. Os modelos Figura 2: Projeção da vez desligado resulta na elevação da
caracterizados como micro-híbridos participação dos Micro-Hybrids temperatura da cabine que pode ultra-
não dispõem de dispositivos acessó- (MCI+ Start-Stop) na produção passar o limiar de conforto percebido
rios que habilitam e/ou potencializam mundial de veículos híbridos e pelos ocupantes. Como fator compli-
a geração ou recuperação de energia completamente elétricos cador, a maioria das lógicas de controle
(baterias ou sistemas regenerativos), dos veículos privilegia o conforto do
ou seja, os periféricos necessitam da usuário em detrimento do consumo de
energia gerada pelo motor de combus- combustível. Tão logo a temperatura da cabine ingresse no patamar de descon-
tão interna. forto (que para esse estudo foi definida a partir de 11 ºC na saída do evaporador
Pesquisas confirmam a preferência ou 15 ºC em média na saída dos distribuidores de ar no painel), o sistema anulará
pelo aperfeiçoamento dos motores de a função Stop e acionará o motor a combustão interna.
combustão interna, uma vez que apre- Em um veículo convencional, o ar-condicionado aumenta o consumo de
sentam melhores compromissos de combustível em até 35% (dependendo da condição de utilização) e pode ser
custo-benefício na redução de consu- caracterizado como uma das mais significantes cargas auxiliares (superando até
mo de combustível. E é nesse cenário mesmo a resistência à rolagem e cargas relacionadas ao coeficiente de arras-
que os veículos com motor a combus- to aerodinâmico do veículo). Estudo realizado nos Estados Unidos estima o
tão interna e dispositivo Start-Stop uso anual de 27 bilhões de litros para o acionamento do ar-condicionado (5),
(Micro-Hybrids ou micro-híbridos) portanto, um bom projeto nesse sentido é altamente relevante para a redução
têm papel importante no curto e mé- consumo de combustível.
dio prazo. Os resultados da pesquisa da
IMS Research projetam a participação O ar-condicionado eficiente
de até 89% dos veículos micro-híbri- São inúmeras as medidas que podem ser adotadas no sentido de aperfeiçoar o
dos na produção mundial de veículos projeto de uma unidade de ar-condicionado que atenda às condições do Start-
elétricos em 2020 (incluindo todas as -Stop e que mantenha como única fonte de energia o motor de combustão in-
classes) – Figura 2. terna (micro-híbridos). Dentre elas pode-se destacar o evaporador dotado de
Nos veículos com Start-Stop, o acumulador – avaliado em bancada e em veículo.
motor desligado é o principal fator da O evaporador dotado de acumulador (Storage-Evaporator) tem como princí-
redução no consumo de combustível, pio a adoção de um trocador de calor (acumulador) preenchido por um material
porém, com o desligamento do motor, (PCM – Phase-Change Material, material de mudança de fase) que executa a
os periféricos dependentes da ener- mudança de fase na faixa de temperatura característica do ciclo de operação do
gia que ele gera também são desliga- sistema de ar-condicionado. Esse material se solidifica a uma temperatura supe-
dos. Esse é o caso do compressor do rior à temperatura de descarga definida no sistema de ar-condicionado e quando
sistema de ar-condicionado, que uma o compressor se desliga (nos períodos de Stop) o sistema de ar-condicionado ain-
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