Page 20 - Revista EAA - Edição 57
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TECNOLOGIA

























           da é capaz de fornecer “frio” (pois reti-  Figura 3: o evaporador com   ne, umidade relativa do ar e incidência
           ra do ambiente a energia necessária ao  acumulador de frio: de      da radiação solar.
           processo de mudança de fase do PCM  arquitetura tubo-no-tubo,          A limitação da entrada de ar-fresco
           – do estado sólido para o estado líqui-  o acumulador encontra-     no sistema de ar-condicionado tam-
           do) por um período suficiente para a  se acoplado ao circuito       bém resulta na diminuição do consu-
           manutenção da sensação de conforto  de fluido refrigerante, que     mo de combustível. Menores quanti-
           no habitáculo – Figura 3.         passa pelo tubo interno ao        dades de ar fresco admitidas resultam
             Avaliações (bancada e campo) re-  alojamento do PCM               em menor demanda térmica para o
           alizadas com um veículo Mercedes-                                   sistema. O ar fresco traz consigo uma
           -Benz  Classe  E  apresentaram  os                                  maior umidade que vai ser condensada
           resultados ilustrados na Figura 4: na avaliação de campo com a unidade de ar-  pelo sistema de ar-condicionado. Nes-
           -condicionado convencional, o limiar de 11 ºC (para temperatura de descarga) é   se processo de condensação, a energia
           alcançado entre 7 e 10 segundos (de acordo com a temperatura de entrada de ar   consumida poderia ser usada para bai-
           no evaporador). Quando o evaporador com acumulador foi integrado à unidade   xar a temperatura do ar (e não na mu-
           de ar-condicionado o tempo até o limiar de 11 ºC foi alcançado na faixa entre 40   dança de fase demandada no processo
           a 55 segundos. Vale ressaltar que, quanto maior o intervalo de tempo para o limiar   de condensação). Coluna 2 do gráfico
           de desconforto seja atingido, maior a probabilidade de efetivarmos a redução de   da Figura 6.
           consumo potencial oferecida pelo Start-Stop.                           Grande parcela do consumo de
             A demanda para o compressor depende da necessidade de refrigeração que,   combustível – atribuído ao ar-condi-
           por sua vez, depende de fatores como temperatura externa, temperatura da cabi-  cionado – está relacionada com o acio-
                                                                               namento do compressor, e pode ser
                                                                               racionalizado com o aperfeiçoamento
                                                                               do sistema (circuito refrigerante). Itens
                                                                               como trocadores de calor mais eficien-
                                                                               tes e a adição de um trocador interno
                                                                               (IHX), quantidade do óleo lubrifican-
                                                                               te do sistema, controle da temperatura
                                                                               na saída do evaporador e regulação do
                                                                               sistema (TXV) podem ser melhorados
                                                                               para que reduções da ordem de 10% da
                                                                               demanda sejam atingidas.



                                                                               Figura 4: comparação do tempo
                                                                               para alcançar o limiar de 11 °C
                                                                               para a temperatura de descarga

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