Page 20 - Revista EAA - Edição 57
P. 20
TECNOLOGIA
da é capaz de fornecer “frio” (pois reti- Figura 3: o evaporador com ne, umidade relativa do ar e incidência
ra do ambiente a energia necessária ao acumulador de frio: de da radiação solar.
processo de mudança de fase do PCM arquitetura tubo-no-tubo, A limitação da entrada de ar-fresco
– do estado sólido para o estado líqui- o acumulador encontra- no sistema de ar-condicionado tam-
do) por um período suficiente para a se acoplado ao circuito bém resulta na diminuição do consu-
manutenção da sensação de conforto de fluido refrigerante, que mo de combustível. Menores quanti-
no habitáculo – Figura 3. passa pelo tubo interno ao dades de ar fresco admitidas resultam
Avaliações (bancada e campo) re- alojamento do PCM em menor demanda térmica para o
alizadas com um veículo Mercedes- sistema. O ar fresco traz consigo uma
-Benz Classe E apresentaram os maior umidade que vai ser condensada
resultados ilustrados na Figura 4: na avaliação de campo com a unidade de ar- pelo sistema de ar-condicionado. Nes-
-condicionado convencional, o limiar de 11 ºC (para temperatura de descarga) é se processo de condensação, a energia
alcançado entre 7 e 10 segundos (de acordo com a temperatura de entrada de ar consumida poderia ser usada para bai-
no evaporador). Quando o evaporador com acumulador foi integrado à unidade xar a temperatura do ar (e não na mu-
de ar-condicionado o tempo até o limiar de 11 ºC foi alcançado na faixa entre 40 dança de fase demandada no processo
a 55 segundos. Vale ressaltar que, quanto maior o intervalo de tempo para o limiar de condensação). Coluna 2 do gráfico
de desconforto seja atingido, maior a probabilidade de efetivarmos a redução de da Figura 6.
consumo potencial oferecida pelo Start-Stop. Grande parcela do consumo de
A demanda para o compressor depende da necessidade de refrigeração que, combustível – atribuído ao ar-condi-
por sua vez, depende de fatores como temperatura externa, temperatura da cabi- cionado – está relacionada com o acio-
namento do compressor, e pode ser
racionalizado com o aperfeiçoamento
do sistema (circuito refrigerante). Itens
como trocadores de calor mais eficien-
tes e a adição de um trocador interno
(IHX), quantidade do óleo lubrifican-
te do sistema, controle da temperatura
na saída do evaporador e regulação do
sistema (TXV) podem ser melhorados
para que reduções da ordem de 10% da
demanda sejam atingidas.
Figura 4: comparação do tempo
para alcançar o limiar de 11 °C
para a temperatura de descarga
20