Page 21 - Revista EAA - Edição 57
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Alta capacidade de refrigeração                 Baixa capacidade de refrigeração





















             Avaliações realizadas em bancada  Figura 5: melhoria do COP com   de até 40 segundos onde a percepção
           de sistemas em uma unidade de série  os elementos aperfeiçoados     de conforto se mantém. Isso é sufi-
           equipada com uma  TXV eletrônica                                    ciente para superar em mais de 90%
           identificaram os benefícios apontados                               as paradas no circuito urbano definido
           na Figura 5. Vale ressaltar que quan-  no nosso estudo, tornando possível a captura dos benefícios de consumo pro-
           do foram incorporadas todas as me-  porcionados pelo sistema Start-Stop. Importante comentar que a implantação
           lhorias conjuntamente o resultado foi   do acumulador exige poucas modificações caso a unidade de ar-condicionado
           uma melhora no COP (Coefficient of   seja controlada automaticamente.
           Performance – coeficiente de desempe-  A limitação da entrada de ar fresco em 25% do volume traz ganhos de eco-
           nho) em até 36%. Coluna 3 do gráfico   nomia de consumo de combustível destinado ao acionamento do sistema de ar-
           da Figura 6.                      -condicionado do veículo da ordem de 35%.
             Outra variável que deve ser ende-  A definição da temperatura de saída do ar no evaporador para 8 ºC (hoje 3 ºC,
           reçada é o ganho de energia térmica   em média) pode resultar na economia de consumo de combustível destinado ao
           pela unidade de ar-condicionado (heat   acionamento do sistema de ar-condicionado do veículo ordem de adicionais 15%.
           pick up). Um bom isolamento da uni-  Os aperfeiçoamentos adicionais possíveis mostram-se como cooperadores
           dade – bem como caminhos mais di-  potenciais para a redução do consumo e podem representar uma redução adi-
           retos para a circulação do ar – pode re-  cional de até 80% no consumo de combustível destinado ao acionamento do
           sultar na possibilidade de elevação da   sistema de ar-condicionado do veículo, quando utilizamos uma TXV eletrônica
           temperatura de saída do evaporador (e,   – Figura 6 – e até 65% com uma TXV convencional e regulagem adequada para
           consequente, redução da demanda no   o definido sistema.                                          n
           sistema). Hoje, a definição da tempe-
           ratura de saída do evaporador em tor-  Evolução do consumo com a implantação de todos os direcionadores de projeto
           no de 3 ºC é feita também em função
           do eventual ganho de energia da uni-
           dade. Coluna 4 do gráfico da Figura 6.

           Ganhos no consumo
           O evaporador com acumulador em
           veículos equipados com Star-Stop
           proporciona, quando há o desliga-
           mento do motor, uma janela de tempo



           Figura 6: evolução do consumo
           com a implantação de todos os
           direcionadores de projeto

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