Page 21 - Revista EAA - Edição 57
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Alta capacidade de refrigeração Baixa capacidade de refrigeração
Avaliações realizadas em bancada Figura 5: melhoria do COP com de até 40 segundos onde a percepção
de sistemas em uma unidade de série os elementos aperfeiçoados de conforto se mantém. Isso é sufi-
equipada com uma TXV eletrônica ciente para superar em mais de 90%
identificaram os benefícios apontados as paradas no circuito urbano definido
na Figura 5. Vale ressaltar que quan- no nosso estudo, tornando possível a captura dos benefícios de consumo pro-
do foram incorporadas todas as me- porcionados pelo sistema Start-Stop. Importante comentar que a implantação
lhorias conjuntamente o resultado foi do acumulador exige poucas modificações caso a unidade de ar-condicionado
uma melhora no COP (Coefficient of seja controlada automaticamente.
Performance – coeficiente de desempe- A limitação da entrada de ar fresco em 25% do volume traz ganhos de eco-
nho) em até 36%. Coluna 3 do gráfico nomia de consumo de combustível destinado ao acionamento do sistema de ar-
da Figura 6. -condicionado do veículo da ordem de 35%.
Outra variável que deve ser ende- A definição da temperatura de saída do ar no evaporador para 8 ºC (hoje 3 ºC,
reçada é o ganho de energia térmica em média) pode resultar na economia de consumo de combustível destinado ao
pela unidade de ar-condicionado (heat acionamento do sistema de ar-condicionado do veículo ordem de adicionais 15%.
pick up). Um bom isolamento da uni- Os aperfeiçoamentos adicionais possíveis mostram-se como cooperadores
dade – bem como caminhos mais di- potenciais para a redução do consumo e podem representar uma redução adi-
retos para a circulação do ar – pode re- cional de até 80% no consumo de combustível destinado ao acionamento do
sultar na possibilidade de elevação da sistema de ar-condicionado do veículo, quando utilizamos uma TXV eletrônica
temperatura de saída do evaporador (e, – Figura 6 – e até 65% com uma TXV convencional e regulagem adequada para
consequente, redução da demanda no o definido sistema. n
sistema). Hoje, a definição da tempe-
ratura de saída do evaporador em tor- Evolução do consumo com a implantação de todos os direcionadores de projeto
no de 3 ºC é feita também em função
do eventual ganho de energia da uni-
dade. Coluna 4 do gráfico da Figura 6.
Ganhos no consumo
O evaporador com acumulador em
veículos equipados com Star-Stop
proporciona, quando há o desliga-
mento do motor, uma janela de tempo
Figura 6: evolução do consumo
com a implantação de todos os
direcionadores de projeto
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