Page 16 - Revista EAA - Edição 58
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combustível
Figura 3. Carga das últimas 30 medições obtidas a 1
-1
mapeamento Rotação (min ) Hz. Após a estabilização, são execu-
do motor tadas 10 aquisições de dados consecu-
1800 100% 80% 60% 40% 20%
tivas, sendo cada uma à média de 30
1700 100% 80%
segundos. Todos os passos desse ma-
1600 100% 80% 60% 40% 20%
peamento são repetidos por três vezes,
1500 100% 80% de forma que a avaliação defi nitiva do
1400 100% 80% 60% 40% 20% motor será determinada pela média de
1300 100% 80% três ciclos de medição, como represen-
1200 100% 80% 60% 40% 20% tado na Figura 4.
1100 100% 80% Para o caso da avaliação envolver
1000 100% 80% 60% 40% 20% o comparativo de pacotes de compo-
nentes de motor, todo o procedimen-
to é executado para uma determinada
confi guração de referência do motor.
Figura 4. sequência de medição Posteriormente, a avaliação é refeita
utilizando o pacote de componentes
proposto. Entre as várias montagens
do motor, é preciso cuidado para que
toda a instrumentação seja mantida.
Durante cada ciclo de aquisição
de dados, o desvio máximo aceitável
entre 10 medições consecutivas é de
0,5%. A diferença entre as médias
de cada ciclo deve ser menor do que
0,3% para que o ponto do mapa seja
considerado válido. Todas as medi-
Figura 5. variação entre as médias ções devem ser realizadas utilizando o
dos ciclos de medições mesmo lote de combustível.
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